Questões de Vestibular: Segunda Fase

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11 Q681498 | Sociologia, Desigualdades de raça, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Os estudos sobre gênero nas Ciências Sociais aprofundaram, entre outras questões, uma reflexão crítica sobre a forma como se encaram, nas sociedades contemporâneas, as diferenças entre homens, mulheres e pessoas e grupos que se designam de outros gêneros.
Assinale a opção que corresponde ao conceito de gênero usado, de forma geral, nas Ciências Sociais.

12 Q681476 | Filosofia, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Sobre o conceito de experiência em Kant, o filósofo Manfredo de Oliveira afirma:
“[P]ara Kant, experiência não é, acima de tudo, nem somente, a recepção de dados, mas a transformação destes dados em objeto para o homem. Com isto, afirma-se que a experiência do mundo é mediada por uma atividade prévia da subjetividade humana. É neste sentido que se pode afirmar que o mundo só existe através do homem: não evidentemente em sua realidade física, mas como objeto do qual falamos e fazemos afirmações.”
Oliveira, M. A. A antropologia na filosofia de Kant. Revista de Ciências Sociais, Vol. IX, nº 1-2 UFC, 1978.
Com base na citação acima, assinale a opção que corresponde ao conceito de experiência em Kant.

13 Q681499 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

O infanticídio indígena é uma prática cultural ainda corrente entre alguns povos nativos do Brasil de hoje, como os Kamayurá, Yanomami, Kajabi, Bororo e Ticuna. Algumas situações diversas fazem com que as indígenas pratiquem tal ato: quando a mãe tem filhos em pequenos intervalos de tempo, com menos de dois anos, por exemplo; crianças com deficiências motoras ou físicas; em casos raros, crianças do sexo feminino; quando nascem gêmeos, um é sacrificado; e, mesmo, quando nascem crianças albinas. Esta tradição coloca desafiadoras e importantes reflexões que envolvem tanto o debate sobre o respeito à diversidade cultural e o combate ao etnocentrismo como a luta a favor dos direitos humanos contra esse costume e, ao mesmo tempo, a luta pela preservação da cultura dos povos indígenas.
Acerca do infanticídio indígena, assinale a afirmação verdadeira.

14 Q681500 | Sociologia, Desigualdade social no Brasil, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

O sociólogo francês Serge Paugam, no fim do século XX, desenvolveu um modelo sociológico de análise sobre o que ele chamou de processo de desqualificação social dos “novos pobres” que surgiram na França com a crise do Estado de Bem-Estar Social. Para Paugam, a desqualificação social passa por um processo de três fases: a fragilidade, a dependência e a ruptura. Na fragilidade, os indivíduos desempregados sobrevivem com uma renda irregular ou com a insegurança financeira. Com a continuidade dessa fragilização, entra-se na dependência, que se caracteriza, no caso do Estado francês, da entrada do indivíduo em programas de proteção social. Na ruptura, os indivíduos acumulam uma série de problemas como a falta de qualquer tipo de auxílio, de trabalho, e enfrentam a ausência de moradia e de saúde e, assim, ingressam na marginalidade.
Tomando como referência esse modelo sociológico sobre a desqualificação social, é correto dizer que

15 Q689745 | Português, Uso dos conectivos, Segunda Fase, UEL, COPS UEL

Texto associado.

Leia o trecho, a seguir, retirado do livro Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende, e responda à questão.


Saí, em busca de Cícero Araújo ou sei lá de quê, mas sem despir-me dessa nova Alice, arisca e áspera, que tinha brotado e se esgalhado nesses últimos meses e tratava de escamotear-se, perder-se num mundo sem porteira, fugir ao controle de quem quer que fosse. Tirei o interfone do gancho e o deixei balançando, pendurado no fio, bati a porta da cozinha e desci correndo pela escada de serviço, esperando que o porteiro se enfiasse na guarita pra responder ao interfone de frente pro saguão, de modo que eu pudesse sair de fininho, por trás dos pilotis, e escapar sem ser vista. Não me importava nada o que haveria de acontecer com o interfone nem com o porteiro.

Ganhei a rua e saí a esmo, querendo dar o fora dali o mais depressa possível, como se alguém me vigiasse ou me perseguisse, mas saí andando decidida, como se soubesse perfeitamente aonde ia, pisando duro, como nunca tinha pisado em parte alguma da minha antiga terra, lá onde eu sempre soube ou achava que sabia que rumo tomar. Saí, sem perguntar nada ao guri da banca da esquina nem a ninguém, até que me visse a uma distância segura daquele endereço que me impingiram e onde eu me sentia espionada, sabe-se lá que raio de combinação eles tinham com os porteiros, com os vizinhos? Olhe só, Barbie, como eu chegava perigosamente perto da paranoia e ainda falo “deles” como se fossem meus inimigos, minha filha e meu genro

REZENDE, Maria Valéria. Quarenta dias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. p. 95-96.

Das expressões retiradas do texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a locução que exemplifica uso de registro formal e variante padrão da língua.

16 Q681556 | Física, Ótica, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Ao montar um aparato ótico, um estudante fez uso de uma lente delgada convergente de distância focal de 24 cm e uma tela de projeções. Ao posicionar um objeto puntiforme a uma distância de 100 cm da tela, deslocando a lente entre o objeto e essa tela, constatou a formação de uma imagem nítida sobre ela para duas posições da lente, o que o levou a concluir que o módulo da distância, em cm, entre essas duas posições é igual a

17 Q681565 | Geografia, Projeções e Representações, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Leia atentamente o seguinte excerto:
“Mapas temáticos são mapas que mostram uma região geográfica particionada em polígonos, segundo os valores relativos a um tema (por exemplo, uso do solo, aptidão agrícola). Os valores dos dados são em geral inseridos no sistema por digitalização ou, de forma mais automatizada, a partir de classificação de imagens”.
Câmara, Gilberto; Casanova, Marco A.; Magalhães, Geovane C. Anatomia de sistemas de informação geográfica. 1996.
Com base no fragmento acima, analise as seguintes afirmações:
I. Os mapas temáticos são definidos como todo e qualquer tipo de mapa que represente um tema qualquer, para além da representação do terreno. II. Os mapas temáticos são elaborados com a utilização de técnicas que objetivam melhor visualização e comunicação, distinguindo-se essencialmente dos topográficos, por representarem apenas fenômenos da natureza, geograficamente distribuídos sobre a superfície terrestre. III. Os lotes urbanos em uma cidade são elementos do espaço geográfico que possuem atributos como, por exemplo, proprietário, valor venal e IPTU devido. Os dados são em geral armazenados usando-se uma representação topológica. IV. Um mapa temático também pode ser armazenado no formato matricial (raster). Nesse caso, a área correspondente ao mapa pode ser dividida em células de tamanho fixo.
Está correto o que se afirma somente em

18 Q681585 | Conhecimentos Gerais, Política, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Institutos Legais presentes em uma legislação nacional, as práticas do Beneplácito e do Padroado eram importantes representações da relação entre

19 Q681602 | História, Questões no Oriente Médio do pós guerra, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

O fundamentalismo islâmico é um fenômeno originado como consequência das mudanças geopolíticas ocorridas após as duas guerras mundiais e devido à política externa adotada pelos EUA e pela URSS durante a Guerra Fria. Assinale a opção cujo evento descrito NÃO se relaciona com o fundamentalismo islâmico.

20 Q681450 | Biologia, Níveis de organização da vida, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

População é definida como o conjunto de
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