Questões de Vestibular: Segunda Fase

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31 Q681568 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Na orientação geográfica, a contagem dos rumos pode se originar no ponto norte. Sabendo que norte é a referência 0°, o ponto correspondente à referência 225° é

32 Q681472 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Em março deste ano completaram 150 anos do acontecimento histórico conhecido como Comuna de Paris. Numa obra em que analisa este acontecimento do qual foi contemporâneo, Karl Marx afirmou: “Mas o proletariado não pode, como fizeram as classes dominantes e suas diversas frações em suas sucessivas horas de triunfo, simplesmente se contentar em apoderar-se do aparelho estatal existente e dirigi-lo como se apresenta para seus próprios fins. A primeira condição para a manutenção do poder político é transformar a máquina existente e destruir este instrumento de dominação de classe”.
Marx, K. A Guerra Civil na França. In: Marx, K. e Engels, F. Textos, vol. I. São Paulo: Edições Sociais, 1986.
Segundo a citação acima acerca da concepção de Marx sobre o Estado na Comuna de Paris (1871), é correto afirmar que

33 Q681491 | Sociologia, Socialização secundária educação, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Desde seu início, a Sociologia tem tratado o tema da Educação e joga luz sobre uma clássica e importante discussão própria desta ciência: a relação entre mudança social e os sistemas educacionais nas sociedades modernas. Dentre os questionamentos ligados a este debate, encontram-se os seguintes: 1. Até que ponto a Educação formal ou Escolar contribui para mudanças na sociedade?; e 2. A Educação, por outro lado, pode ser um mecanismo de permanência e imobilismo da estrutura social? Esses questionamentos foram, de certa forma, respondidos por alguns sociólogos, mas ainda demandam atenção, pesquisa e estudo ao redor do mundo moderno. É importante destacar que cada um dos estudiosos e pensadores da Sociologia que se debruçaram sobre esse tema elaborou sua própria explicação e compreensão a respeito. Considerando esse aspecto, assinale a opção que apresenta a correta relação entre pensamento e autor.

34 Q681531 | Matemática, Álgebra, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Em um plano munido com o sistema usual de coordenadas cartesianas, a equação da circunferência que contém os pontos M(0, 2), P(–1, 0) e Q(1, 0) é

35 Q681537 | Matemática, Pontos e Retas, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Em um plano munido do sistema usual de coordenadas cartesianas, a soma das coordenadas dos pontos da reta y=x, cuja distância à reta 2y+x+2=0 é igual a 3, é

36 Q689750 | Português, Orações coordenadas assindéticas, Segunda Fase, UEL, COPS UEL

Texto associado.

“Tem uma frase boa que diz: uma língua é um dialeto com exércitos. Um idioma só morre se não tiver poder político”, explica Bruno L’Astorina, da Olimpíada Internacional de Linguística. E não dá para discordar. Basta pensar na infinidade de idiomas que existiam no Brasil (ou em toda América Latina) antes da chegada dos europeus – hoje são apenas 227 línguas vivas no país. Dominados, os índios perderam sua língua e cultura. O latim predominava na Europa até a queda do Império Romano. Sem poder, as fronteiras perderam força, os germânicos dividiram as cidades e, do latim, surgiram novos idiomas. Por outro lado, na Espanha, a poderosa região da Catalunha ainda mantém seu idioma vivo e luta contra o domínio do espanhol.

Não é à toa que esses povos insistem em cuidar de seus idiomas. Cada língua guarda os segredos e o jeito de pensar de seus falantes. “Quando um idioma morre, morre também a história. O melhor jeito de entender o sentimento de um escravo é pelas músicas deles”, diz Luana Vieira, da Olimpíada de Linguística. Veja pelo aimará, uma língua falada por mais de 2 milhões de pessoas da Cordilheira dos Andes. Nós gesticulamos para trás ao falar do passado. Esses povos fazem o contrário. “Eles acreditam que o passado precisa estar à frente, pois é algo que já não visualizamos. E o futuro, desconhecido, fica atrás, como se estivéssemos de costas para ele”, explica.

CASTRO, Carol. Blá-blá-blá sem fim. Galileu, ed. 317, dez. 2017, p. 31.

Com base no trecho, assinale a alternativa correta sobre a comparação dos espaços.

37 Q681574 | Geografia, Categorias de Análise da Geografia, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Considerando-se a ação estatal, as políticas de planejamento territorial e a projeção geográfica do poder político no espaço nacional, é correto afirmar que o conceito geográfico que evoca a dimensão dessa ação e dessas políticas é o de

38 Q681533 | Matemática, Seno, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Seja H um hexágono regular cujo centro é o ponto O. Se X e Y são dois vértices consecutivos de H, o ângulo XÔY é chamado de ângulo central relativo ao lado XY do hexágono. Se n é a medida, em graus, de cada ângulo central de H e m é a medida, em graus, de cada um dos ângulos internos de H, então, cos2(m+n) + sen2(m–n) é igual a

39 Q689755 | Inglês, Segunda Fase, UEL, COPS UEL

Texto associado.

CAGED BIRD

Maya Angelou


A free bird leaps

on the back of the wind

and floats downstream

till the current ends

and dips his wing

in the orange sun rays

and dares to claim the sky.


But a bird that stalks

down his narrow cage

can seldom see through

his bars of rage

his wings are clipped and

his feet are tied

so he opens his throat to sing.


The caged bird sings

with a fearful trill

of things unknown

but longed for still

and his tune is heard

on the distant hill

for the caged bird

sings of freedom.


The free bird thinks of another breeze

and the trade winds soft through the sighing trees

and the fat worms waiting on a dawn bright lawn

and he names the sky his own.


But a caged bird stands on the grave of dreams

his shadow shouts on a nightmare scream

his wings are clipped and his feet are tied

so he opens his throat to sing.

Adaptado de ANGELOU, M. “Caged Bird” In: The Poetry Foundation (website). Disponível em www.poetryfoundation.org

Nota sobre a autora: Maya Angelou (1924-2014) foi uma poeta norte-americana que explorou em suas obras temas como a segregação racial, a desigualdade de gêneros e a opressão social entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tema central do poema.

40 Q681590 | Conhecimentos Gerais, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Em 1976, o compositor e cantor Belchior lançou a música Apenas um rapaz latino americano, que traz a seguinte estrofe: “Mas não se preocupe meu amigo / Com os horrores que eu lhe digo / Isto é somente uma canção / A vida realmente é diferente / Quer dizer, ao vivo é muito pior”.
No mesmo ano, Chico Buarque gravou a música Meu caro amigo, que apresenta em seu refrão: “Aqui na terra 'tão jogando futebol / Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll / Uns dias chove, noutros dias bate sol / Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta”.
Os dois compositores são conhecidos por fazerem, em suas obras, uma crônica social. Nessas estrofes, os autores fazem referência à
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