Questões de Vestibular: Tarde

Prepare-se para a prova com questões de Tarde de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q684156 | Biologia, Fungos, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

A capacidade de dobrar a língua é hereditária e determinada por um alelo dominante. Considerando que 50% dos indivíduos de uma determinada população possuem essa capacidade, e que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg, o percentual de heterozigotos para este gene será de

13 Q685569 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

Um dos ácidos mais utilizados pelas indústrias químicas é o ácido sulfúrico. Sua composição possui o átomo de enxofre, cujos estados de oxidação mais comuns são -2, 0, +2, +4 e +6; este último presente no ácido sulfúrico. Em relação ao átomo de enxofre nos estados de oxidação 0 e -2, é CORRETO afirmar que:

14 Q685574 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

T. H. Marshall, em Cidadania e classe social (Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1967), classificou os direitos em:

15 Q687374 | Matemática, Regra de Três, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

Os sobrenomes de Roy, Edu e Luan são Todeka, Sharifa e Arrabeca, não necessariamente nessa ordem. O de sobrenome Sharifa, que não é o Roy, é mais velho que Luan. O de sobrenome Arrabeca é o mais velho dos três. Concluímos, então, que os sobrenomes de Roy, Edu e Luan são, respectivamente:

16 Q687380 | Física, Lançamento Oblíquo, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

Sabendo que os números da sequência (5, m, n, 10) estão em progressão geométrica, quanto vale o produto mn?

17 Q684709 | Matemática, Função de 2 Grau ou Função Quadrática e Inequações, Tarde, IFNMG, IFN MG

A prova de matemática de dois cursos superiores (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação) de sete cidades (Almenara, Araçuaí, Arinos, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni) do IFNMG é constituída de vinte questões, cada uma delas com quatro alternativas. Se um candidato “chutar” aleatoriamente todas elas, a probabilidade de ele acertar 50% da prova de matemática é:

18 Q685541 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

A raiz emerge da semente em germinação, permitindo à plântula fixar-se no solo e absorver água e sais minerais. É CORRETO afirmar que:

19 Q685549 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

Na palestra que contém o trecho abaixo citado, Antonio Candido defende a fruição das artes, e da literatura em particular, como direito inalienável dos seres humanos, uma vez que ela nos humaniza. Segundo o autor, devemos encará-la como uma profunda necessidade, do mesmo tipo que a necessidade de alimentação, moradia, vestuário, do amparo da justiça ou da instrução.
“Entendo aqui por humanização (...) o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante.”

CANDIDO, Antonio. “O Direito à Literatura”. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades. 2004.

A partir do exposto, assinale a alternativa que expressa de maneira CORRETA a associação entre os direitos humanos e a fruição artística.

20 Q685560 | História, Revolução Industrial, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

Leia atentamente a afirmação abaixo:


“O momento seguinte da expansão da economia industrial, e aquele que mais diretamente nos interessa aqui, foi desencadeado pelo advento da chamada Segunda Revolução Industrial, também intitulada de Revolução Científico-Tecnológica, ocorrida de meados do século (XIX) à sua plena configuração em 1870 (...) No curso de seus desdobramentos surgirão, apenas para se ter uma breve ideia, os veículos automotores, os transatlânticos, os aviões, o telégrafo, o telefone, a iluminação elétrica e a ampla gama de utensílios domésticos, a fotografia, o cinema, a televisão, os arranha-céus e seus elevadores (...) o sabão em pó, os refrigerantes gasosos, o fogão a gás, o aquecedor elétrico, o refrigerante e o sorvete, as comidas enlatadas, as cervejas engarrafadas, a Coca-Cola, a aspirina, o Sonrisal (...) E não era só uma questão de variedade de novos equipamentos, produtos e processos que entravam para o cotidiano, mas o mais perturbador era o ritmo com que estas inovações invadiam o dia-a-dia das pessoas, principalmente no contexto de outro fenômeno derivado da revolução, as grandes metrópoles modernas (...)”

SEVCENKO, N. “O prelúdio republicano: astúcias da ordem e ilusões do progresso”. In: SEVCENKO, N. (Org.). História da vida privada no Brasil: da Belle Époque à era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, v. 3, p. 09-10.

Sobre os impactos causados pela chamada “Segunda Revolução Industrial” é CORRETO afirmar que:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.