Questões de Vestibular: Tecnologia em Gestão de Qualidade

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11 Q683059 | Administração Geral, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Com a evolução dos conceitos de gestão, houve necessidade de se utilizar um tipo especial de documentação conhecido como documentos normativos, um termo genérico que se usa para as especificações, os regulamentos, os relatórios e as normas técnicas.
PALADINI, E. P.Gestão da Qualidade:teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2019 (adaptado).

Com relação ao tema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Uma norma é um documento estabelecido por consenso e aprovado por organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou para seus resultados.
II. A normatização é uma atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas a situações de excepcionalidade com o intuito de se obter um grau comum de ordem em determinado contexto.
III. Um dos objetivos da normatização é proporcionar maneiras mais eficientes de trocas de informações entre cliente e fabricante.
IV. Os motivos para uma empresa adotar a normatização são a melhoria de produtos e serviços e a redução da competitividade.

É correto apenas o que se afirma em

12 Q683061 | Administração Geral, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Uma vez identificados os requisitos dos clientes, cabe a uma organização fazer a análise crítica da sua capacidade em atendê-los. Uma ocorrência bastante comum, na fase de comercialização de um produto ou serviço, é a aceitação de um pedido sem a prévia avaliação da real capacidade da organização em disponibilizá-lo. Sobre isso, a ISO 9001:2015 determina que se faça a análise crítica antes de se comprometer com o fornecimento de produtos e serviços.
CARPINETTI, L. C. R.; GEROLAMO, M. C. Gestão da Qualidade ISO 9001:2015: Requisitos e integração com a ISO 14001:2015. São Paulo: Atlas, 2016 (adaptado).

Considerando que a comunicação com o cliente é um dos primeiros passos para o atendimento de suas demandas nas operações de produção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para assegurar que a análise crítica seja feita, a ISO 9001:2015 estabelece que sejam mantidos registros dos resultados dessa análise e das ações propostas, como forma de deixar claros os requisitos do cliente.
PORQUE
II. Faz parte do gerenciamento estratégico de uma organização direcionar esforços para a melhoria e mudança de aspectos que causem grande impacto na manutenção, no crescimento da clientela e no faturamento da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

13 Q683066 | Segurança e Saúde no Trabalho, NBR ISO 9001, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

A busca da eficiência e da eficácia de uma organização implica preocupação contínua com a melhoria das condições de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas que a compõem. Assim, essa preocupação deve ser inserida na estratégia empresarial não apenas para o atendimento à legislação, mas também para ser parte da sua cultura. Para tanto, a liderança tem papel fundamental de gerar recursos, disseminar informações, desenvolver a política de SSO e monitorar sua efetividade.
Considerando as especificidades do tema tratado no texto e os requisitos da norma ISO/DIS 45001:2016, avalie as afirmações a seguir.
I. A Política da Qualidade de SSO prescreve que a SSO seja disponibilizada exclusivamente aos funcionários, única parte da organização interessada nessa política e que é também responsável pela elaboração e aprovação de normas internas.
II. A alta direção de uma organização deve ser capaz de demonstrar não só que assumiu a responsabilidade pelos requisitos da SSO, mas também que reconhece a importância da necessária conformidade com os requisitos da SSO, devendo também garantir os resultados pretendidos e impulsionar a melhoria contínua da organização.
III. A Política da Qualidade de SSO deve ser informal e devidamente disponibilizada, portanto, a alta direção da organização precisa evitar demonstrar que está envolvida na elaboração desse documento, o qual deve ser revisado periodicamente para atender às partes interessadas e à postura estratégica da empresa.
É correto o que se afirma em

14 Q683071 | Administração Geral, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

O fenômeno da informação vem se desenvolvendo no ritmo do progresso tecnológico, com auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As TICs permitem que o ciclo da gestão de informação ocorra de maneira mais eficaz, com considerável diminuição de tempo nas rotinas de processamento das informações e com praticidade em seu armazenamento e compartilhamento.
BARBOZA, E. L. Gestão da informação nas organizações e a atuação do profissional da informação. REBECIN, v.6, n. esp., p.91-101, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A cultura da qualidade organizacional deve envolver pessoas que visem a melhoria contínua dos processos e atividades diárias por meio da sinergia entre elas, na troca de informações atualizadas e no seu processamento e gestão tecnológica, em todos os níveis de atuação, para que a visão do cliente seja impactada e, por conseguinte, isso aumente a lucratividade da organização.
PORQUE
II. A empresa, por meio de informações efetivas e atuais, realiza a tomada de decisão, considerando os resultados e o alinhamento estratégico do negócio, demonstrando, assim, o atendimento aos pré-requisitos culturais de qualidade organizacional mais significativos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

15 Q683070 | Administração Geral, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) —conjunto de elementos interligados na organização de uma empresa que têm como função atender às políticas e aos objetivos de qualidade estipulados por ela e que tornam visíveis seus produtos e serviços — permite o controle e o gerenciamento dos processos bem como a verificação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua desses processos.
Um SGQ implementado conforme o que estabelece a norma ABNT NBR ISO 9001:2015 proporciona às empresas mais capacidade para prover produtos e serviços que atendam às exigências do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, portanto, maior facilidade para aproveitar oportunidades, aumentar a satisfação do cliente e abordar riscos associados ao seu contexto e seus objetivos.
Disponível em: https://certificacaoiso.com.br/e-sgq/. Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O SGQ funciona como um instrumento para auxiliar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização.
II. O SGQ, forma de documentar a cultura da organização, permite que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
III. A implementação da norma ABNT NBR ISO 9001 garante que uma organização não tenha problema com a qualidade dos produtos e serviços.
IV. A ISO 9001 é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, seja qual for o seu porte.


É correto apenas o que se afirma em
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