Questões de Vestibular: Turismo

Prepare-se para a prova com questões de Turismo de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q683431 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Conforme a legislação vigente, são considerados meios de hospedagem os estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituição, que se destinam a prestar serviços de alojamento temporário ofertados em unidades de frequência individual e de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária.
Sobre esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A diária corresponde ao preço de hospedagem relativa à utilização de uma unidade habitacional — e dos serviços nela incluídos — em um período de 24 horas, compreendido nos horários fixados para entrada e saída de hóspedes.
II. O Plano Nacional de Turismo estabelece que os prestadores de serviços de hospedagem deverão, obrigatoriamente, cadastrar-se junto ao Ministério do Turismo mediante o CADASTUR, após se constituírem como empresa, adquirirem alvará de funcionamento e se registrarem no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
III. Os meios de hospedagem devem utilizar as informações previstas nos impressos da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) e do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) para fornecerem ao Ministério do Turismo informações como o perfil dos hóspedes recebidos e sua nacionalidade, o registro quantitativo de hóspedes, as taxas de ocupação, bem como a permanência média e o número de hóspedes por unidade habitacional.

É correto o que se afirma em

12 Q683438 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Estimular o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao turismo é uma premissa estabelecida no Código de Ética Mundial para o Turismo. Entretanto, mais do que um preceito ético, a inclusão social também obedece a um imperativo econômico. Trata-se de um mercado de tamanho razoável, com tempo livre, renda e disposição para as viagens. Contudo, são poucos os destinos brasileiros estruturados para receber esse público definido como prioritário no Plano Nacional de Turismo 2018-2022.
BRASIL. Plano Nacional de Turismo 2018-2022: mais emprego e renda para o Brasil. Brasília: MTUR, 2018 (adaptado).
Considerando o tema apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O respeito ao preceito ético da inclusão social nos destinos turísticos brasileiros é responsabilidade exclusiva do estado.
PORQUE
II. Para o setor privado, a questão da ampliação do acesso aos destinos turísticos segue um ditame puramente econômico, não tendo relação com o preceito ético da inclusão social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

13 Q683440 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Com ajuda da meteorologia, turistas poderão ter uma experiência diferenciada em uma vinícola nos dois próximos fins de semana. A proposta da vinícola encanta já pelo nome: Colheita ao Luar. Impossível não vir à mente a imagem cinematográfica de um parreiral, o céu limpo e a luz da lua. O programa é exclusivo para maiores de idade e tem número limitado de ingressos, com reserva antecipada. Em um trenzinho, os participantes vão até o vinhedo, recebendo informações de guias sobre o local e as tradições. Sob a luz da lua e de lanternas que recebem em sua chegada, eles são orientados quanto à forma de colher uvas nos parreirais. O frio da região transforma o clima em algo mágico. Do vinhedo, todos vão para um jantar especial e podem se aquecer em volta de uma fogueira, com mantas quentinhas e degustando diversos rótulos da empresa.
Disponível em: https://moemaeregiao.com.br/2022/06/18/turismo-de-experiencia-colheita-ao-luar-em-sao-roque. Acesso em: 29 de jun. 2022 (adaptado).
A partir das características do turismo de experiência retratadas no trecho da reportagem apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. O turismo de experiência é um segmento da atividade turística que tem a comunidade como protagonista, com os locais atuando em todas as etapas do processo, organizando e comercializando os roteiros, recebendo os viajantes em suas casas e preparando atividades para mostrar o dia a dia e a cultura dos moradores.
II. O principal objetivo do turismo de experiência é permitir que o turista interaja mais com o destino escolhido e, assim, vivencie o cotidiano dos locais visitados em atividades diversas que envolvam o lazer e a culinária local; nesse sentido, ele não deve ser trabalhado dentro dos moldes do turismo de massa, mas, sim, buscando a personalização de seus produtos e serviços.
III. O turismo de experiência pode ser uma atividade importante para o desenvolvimento territorial local, ao criar produtos com valores e significados associados ao território, pois trata-se uma prática capaz de afetar e transformar a experiência dos turistas e das comunidades visitadas.

É correto o que se afirma em

14 Q683423 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

O crescimento e o desenvolvimento das cidades, impulsionados pela globalização e pela competitividade da economia, apresentam uma nova proposta de planejamento, mais específico e estratégico. Nessa perspectiva, o turismo se torna uma alternativa econômica, devendo, assim,ser uma atividade produtiva, geradora de renda, que se submete às leis econômicas e interfere diretamente nos diversos segmentos da economia, repercutindo em outras atividades produtivas por meio do seu efeito multiplicador. Nos últimos anos, o turismo vem-se apresentando como um dos maiores setores da economia, contribuindo com vários setores socioeconômicos do país. Assim, faz-se necessário o planejamento turístico em qualquer segmento, pois a atividade turística pode influenciar diretamente o desenvolvimento de uma destinação ou a melhoria na gestão dos empreendimentos.
BENI, M. C. Clusters de turismo. In: COSTA, C. et al. (org.). Produtos e competitividade do turismo na Lusofonia. 1. ed. Lisboa: Escolar, 2014 (adaptado).

Com relação ao tema tratado no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As discussões sobre o planejamento turístico ressaltam, cada vez mais, a necessidade de um planejamento sustentável que reúna os fatores econômicos e de crescimento às questões ecológicas e socioculturais para atingir o desenvolvimento da destinação ou do empreendimento, reconhecendo que a falta de planejamento pode impactar negativamente sua gestão.
PORQUE
II. O planejamento é uma ferramenta de gestão de destinos turísticos e empreendimentos focada na percepção do panorama atual e nas possibilidades de desenvolvimento econômico e social; tem o objetivo de determinar ações, bem como acompanhar e monitorar a gestão para o futuro desejado, utilizando, de forma eficiente, os recursos disponíveis para esse fim.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

15 Q683424 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Um dos objetivos do plano estratégico de desenvolvimento do turismo regional, criado no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), é promover a autonomia e a autogestão de processos inclusivos e solidários de desenvolvimento turístico. Entre suas estratégias de execução, pode-se mencionar a realização de estudos de caso em comunidades rurais, por meio do envolvimento de organizações locais e regionais, como agentes do poder público, instituições de ensino e organizações não governamentais. A comunidade tem autonomia para conviver com os riscos, as incertezas e os conflitos sociais, com foco nos objetivos de permanecer ativa no setor do turismo rural e incentivar a capacitação dos seus integrantes. Uma das demandas frequentes das comunidades se refere ao apoio à formação voltada ao manejo de hortas por parte de famílias, escolas e associações de moradores, em virtude da importância das hortas para a subsistência das famílias e de seu papel como fonte de renda familiar. Segundo o plano, o processo inclusivo e solidário de desenvolvimento turístico comunitário poderá contribuir com o desenvolvimento local por meio de orientações técnicas referentes ao manejo de solo, à compostagem, ao controle natural de pragas, aos critérios e cuidados na utilização de adubos e agrotóxicos, ao planejamento e à gestão da produção, entre outros.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral de Regionalização. Programa de Regionalização do Turismo — Roteiros do Brasil: Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional. Brasília, MTur, 2015 (adaptado).

Considerando-se as informações apresentadas, é correto afirmar que o plano estratégico de desenvolvimento do turismo regional visa

16 Q683428 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Há uma estreita conexão entre o turismo e o meio ambiente em vários aspectos. Muitos elementos do ambiente natural e do ambiente construído são atrativos para os turistas, e o turismo pode auxiliar na conquista da proteção do meio ambiente. As instalações e a infraestrutura turísticas constituem parte do ambiente construído, e o desenvolvimento turístico e a utilização de uma área pelos turistas são capazes de gerar impactos ambientais tanto positivos quanto negativos. Por último, o nível geral de qualidade ambiental da área turística é tão importante para os residentes quanto para os turistas.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO (OMT). Guia de desenvolvimento do turismo sustentável. Sandra Netz (Trad.). Porto Alegre: Bookman, 2003 (adaptado).

Muitos impactos ambientais podem ser gerados pelo desenvolvimento turístico e pela utilização do meio ambiente pelos turistas; no entanto, se o turismo for bem planejado, desenvolvido e gerenciado, os impactos podem ser positivos. Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. A prática do turismo sustentável pode aumentar a conscientização ambiental local na medida em que a comunidade nativa observa o interesse dos visitantes na conservação e percebe a importância da preservação do meio ambiente para a geração de lucros advindos do turismo.
II. O pagamento de taxas para a utilização de espaços turísticos em meio à natureza deve ser obrigatório, visto que o dinheiro recolhido sempre é utilizado para garantir a conservação de áreas naturais importantes e da vida selvagem desses locais.
III. O turismo sustentável possibilita a geração de empregos diretos e a distribuição de renda na região em que é praticado, pois garante à comunidade local uma fonte de renda fixa e importante, além de auxiliar na preservação ambiental do local.

É correto o que se afirma em

17 Q683435 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Agências de turismo e aplicativos oferecem passeios aos lugares mais incríveis do mundo sem que seja preciso sair de casa. A onda da realidade virtual no turismo ganhou força com a quarentena imposta pela pandemia. Atualmente, empresas promovem desde roteiros curtos e óbvios, como passeios pelo centro de Londres e viagens nos clássicos ônibus de dois andares, até programas inusitados, como um mergulho pela Grande Barreira de Corais, na Austrália. Pelo Google Earth VR, a ferramenta de realidade virtual do buscador, que só no catálogo de museus conta com mais de 18 000 obras gratuitas em exposição, o viajante pode se permitir ir além: é possível usar a realidade virtual para caminhar com um gigante jurássico ou fazer treinamentos de mágica com personagens da saga Harry Potter.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/tecnologia/a-vez-das-viagens-por-realidade-virtual/. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).

Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
I. O uso de tecnologia de informação e comunicação no turismo, potencializado a partir da pandemia de Covid-19, além de servir para intermediar os serviços turísticos, é uma realidade crescente, tendo conferido ao turismo virtual o papel de substituir o turismo in loco.
PORQUE
II. O aumento da demanda por viagens e a falta de oferta de infraestrutura turística para o atendimento in loco são os principais fatores que garantem o crescimento do turismo virtual, pois ele não exige meios de transporte, hospedagem e alimentação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

18 Q683437 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Ao organizar um evento que envolva serviços de alimentos e bebidas, o turismólogo, durante o pré-evento, precisa conhecer os diferentes tipos de serviços que podem ser executados na etapa de transevento e em que medida eles facilitarão ou não o trabalho de sua equipe.
Em relação aos tipos de serviços praticados, assinale a opção correta.

19 Q683439 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Na contemporaneidade, o desenvolvimento da hospitalidade por qualquer organização relacionada à cadeia do sistema turístico pressupõe duas ferramentas fundamentais para o negócio: comunicação e tecnologia. Consequentemente, as pessoas envolvidas nos negócios devem possuir duas características que estão ligadas à gestão das relações sociais desse processo, que são a empatia e alteridade. O novo contexto do processo de comunicação dentro do “novo normal”, imposto pela pandemia de Covid-19, acelerou esse processo de busca por competências dentro do sistema de negócios turísticos.
SAMBUGARO, C. Hospitalidade virtual e comunicação digital: reflexões sobre o “novo normal” e o mercado sênior. In: XXIII SEMEAD, nov. 2020, p. 1-17. Acesso em: 24 jul. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
Os hotéis devem utilizar todos os meios possíveis para manter um relacionamento direto com o seu público: redes sociais, marketing de conteúdo etc. A hospitalidade não é um privilégio da comunicação presencial, pois, em um ambiente virtual, em que a comunicação entre empresa e consumidor está cada vez mais frequente, os conceitos de hospitalidade — receber, entreter, alimentar, hospedar e despedir-se — devem ser intensificados.
Disponível em: https://habilisexpertise.com.br/praticando-a-hospitalidade-no-ambiente-virtual/. Acesso em: 24 jul. 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e o contexto imposto pela pandemia de Covid-19, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação proporcionada pelas novas tecnologias, ao buscar intensificar a interatividade, pode oferecer acolhimento hospitaleiro aos consumidores, em especial em períodos de crise de mobilidade, como a ocasionada pela pandemia de Covid-19.
II. A ampliação do acesso da população brasileira à internet permite que todas as ações que envolvem a hospitalidade sejam oferecidas por empresas turísticas a partir da utilização das novas tecnologias da comunicação.
III. A hospitalidade acontece sobretudo nas relações interpessoais presenciais, uma vez que o contato humano é prerrogativa para o bom acolhimento e para a boa qualidade do serviço oferecido.

É correto o que se afirma em

20 Q683421 | Turismo, Atualidades no Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Atualmente, observam-se operações urbanísticas que objetivam transformar as cidades em locais competitivos no mercado das disputas pela atração de investimentos e visibilidade. Nessas operações, a cultura, o turismo e o entretenimento são alguns dos principais elementos de valorização dos lugares. Entre os exemplos desse tipo de operação, pode-se mencionar a revitalização da Estação das Docas, em Belém do Pará, a da região portuária do Rio de Janeiro e a do Marco Zero, no Recife Antigo.
A respeito do tipo de operação urbanística abordado no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As operações urbanísticas dessa natureza podem favorecer a recuperação de edificações históricas abandonadas, dando-lhes novas funções.
II. As operações urbanística dessa natureza costumam gerar valorização imobiliária na região em que ocorrem, o que pode tornar inviável a permanência das populações originalmente residentes no local.
III. As operações urbanísticas ocorridas em áreas degradadas, apesar de gerarem grande dinamismo econômico, não atraem para a região novos moradores de alto poder aquisitivo, devido à preocupação desses indivíduos com a segurança pública nessas localidades.
IV. As operações urbanísticas dinamizam culturalmente uma região ao propiciar o surgimento de mais opções de lazer e de entretenimento no local, tanto para moradores quanto para turistas.

É correto apenas o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.