Questões de Enem e Vestibulares: USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP

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1 Q670210 | Português, Interpretação de Textos, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
I. Cinquenta anos! Não era preciso confessá?lo. Já se vai sentindo que o meu estilo não é tão lesto* como nos primeiros dias. Naquela ocasião, cessado o diálogo com o oficial da marinha, que enfiou a capa e saiu, confesso que fiquei um pouco triste. Voltei à sala, lembrou? me dançar uma polca, embriagar? me das luzes, das flores, dos cristais, dos olhos bonitos, e do burburinho surdo e ligeiro das conversas particulares. E não me arrependo; remocei. Mas, meia hora depois, quando me retirei do baile, às quatro da manhã, o que é que fui achar no fundo do carro? Os meus cinquenta anos. 
*ágil

II. Meu caro crítico, Algumas páginas atrás, dizendo eu que tinha cinquenta anos, acrescentei: “Já se vai sentindo que o meu estilo não é tão lesto como nos primeiros dias”. Talvez aches esta frase incompreensível, sabendo?se o meu atual estado; mas eu chamo a tua atenção para a sutileza daquele pensamento. O que eu quero dizer não é que esteja agora mais velho do que quando comecei o livro. A morte não envelhece. Quero dizer, sim, que em cada fase da narração da minha vida experimento a sensação correspondente. Valha?me Deus! é preciso explicar tudo. 
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas. 
A passagem final do texto II – “Valha?me Deus! é preciso explicar tudo.” – denota um elemento presente no estilo do romance, ou seja,

2 Q670115 | Português, Sintaxe, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
TEXTO PARA AS QUESTÕES 58 E 59 
 
Mito, na acepção aqui empregada, não significa mentira, 
falsidade ou mistificação. Tomo de empréstimo a formulação 
de  Hans  Blumenberg  do  mito  político  como  um  processo  
contínuo de trabalho de uma narrativa que responde a uma  
necessidade  prática  de  uma  sociedade  em  determinado  
período. Narrativa simbólica que é, o mito político coloca em  
suspenso o problema da verdade. Seu discurso não pretende ter  
validade factual, mas também não pode ser percebido como
mentira (do contrário, não seria mito). O mito político confere
um sentido às circunstâncias que envolvem os indivíduos: ao  
fazê?los ver sua condição presente como parte de uma história  
em curso, ajuda a compreender e suportar o mundo em que  
vivem.  
ENGELKE, Antonio. O anjo redentor. Piauí, ago. 2018, ed. 143, p. 24.  
Sobre o sujeito da oração “em que vivem” (L. 12?13), é correto afirmar:

3 Q669962 | Biologia, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

A esquistossomose é uma doença que tem forte impacto na saúde pública brasileira. Os grupos do parasita (I) e do seu hospedeiro intermediário (II) e a forma de infestação (III) são:

4 Q670120 | Matemática, Polinômios, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Considere a função polinomial ƒ: ? ? ? definida por 
ƒ(x) : ax2 + bx + c 
em que a , b, c ? ? e ?a ? 0. No plano cartesiano xy ,a única intersecção da reta y = 2 com o gráfico de ƒ é o ponto (2; 2) e a intersecção da reta x = 0 com o gráfico de ƒ é o ponto (0; -6). O valor de a + b + c é

5 Q670547 | Português, Interpretação de Textos, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
I. Surge então a pergunta: se a fantasia funciona como realidade; se não conseguimos agir senão mutilando o nosso eu; se o que há de mais profundo em nós é no fim de contas a opinião dos outros; se estamos condenados a não atingir o que nos parece realmente valioso –, qual a diferença entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o certo e o errado? O autor passou a vida a ilustrar esta pergunta, que é modulada de maneira exemplar no primeiro e mais conhecido dos seus grandes romances de maturidade.
 II. É preciso todavia lembrar que essa ligação com o problema geográfico e social só adquire significado pleno, isto é, só atua sobre o leitor, graças à elevada qualidade artística do livro. O seu autor soube transpor o ritmo mesológico para a própria estrutura da narrativa, mobilizando recursos que a fazem parecer movida pela mesma fatalidade sem saída. (...) Da consciência mortiça da personagem podem emergir ostranses periódicos em que se estorce o homem esmagado pela paisagem e pelos outros homens. 
Nos fragmentos I e II, aqui adaptados, o crítico Antonio Candido avalia duas obras literárias, que são, respectivamente, 

6 Q670007 | Português, Interpretação de Textos, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
I. Diante da dificuldade, municípios de diferentes regiões do país realizaram um segundo “dia D” neste sábado. O primeiro ocorreu em 18 de agosto. A adesão, no entanto, ainda ficou abaixo do esperado. Agora, a recomendação é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que todo o público?alvo da campanha seja vacinado. 
Folha de S. Paulo. São Paulo. 03/09/2018.  Folha de S. Paulo. São Paulo. 03/09/2018. 

II. Pensar sobre a vaga, buscar conhecer a empresa e o que ela busca já faz de você alguém especial. Muitos que procuram o balcão de emprego não compreendem que os detalhessão fundamentais para conseguir a recolocação. Agora, não pense que você vai conseguir na primeira investida, a busca por um novo emprego requer paciência e persistência, tenha você 20 anos ou 50. 
                                                                                                  Balcão de Emprego. Disponível em:  <https://empregabrasil.com.br/> 
O termo “Agora” pode ser substituído, respectivamente, em I e II e sem prejuízo de sentidos nos dois textos, por 

8 Q670611 | Português, Interpretação de Textos, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
Seria difícil encontrar hoje um crítico literário respeitável que gostasse de ser apanhado defendendo como uma ideia a velha antítese estilo e conteúdo. A esse respeito prevalece um religioso consenso. Todos estão prontos a reconhecer que estilo e conteúdo são indissolúveis, que o estilo fortemente individual de cada escritor importante é um elemento orgânico de sua obra e jamais algo meramente “decorativo”. Na prática da crítica, entretanto, a velha antítese persiste praticamente inexpugnada.
 Susan Sontag. “Do estilo”. Contra a interpretação. 
Consideradas no contexto, as expressões “religioso consenso”, “orgânico” e “inexpugnada”, sublinhadas no texto, podem ser substituídas, sem alteração de sentido, respectivamente, por: 

9 Q670419 | Biologia, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
Desde 2013, a cobertura vacinal para doenças como caxumba, sarampo, rubéola e poliomielite vem caindo ano a ano em todo o país, devido, entre outros motivos, ____I____. Contudo, sabe?se que a vacina é o único meio de prevenir essas doenças e consiste na inoculação de _____II_____.
As lacunas I e II podem ser corretamente preenchidas por:

10 Q670720 | História, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o maisimportante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã?Bretanha. É evidente que isto não foi acidental. 
Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 19ª edição, p. 52.
A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII,