Questões de Enem e Vestibulares: USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP

Resolva online questões de USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP para Enem e Vestibulares com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q670757 | Física, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
Em uma garrafa térmica, são colocados 200 g de água à temperatura de 30° C e uma pedra de gelo de 50 g, à temperatura de –10 °C. Após o equilíbrio térmico, 
Note e adote: 
calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g;
calor específico do gelo = 0,5 cal/g °C;
calor específico da água = 1,0 cal/g °C.

13 Q669872 | Matemática, Equações do Primeiro Grau, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Forma?se uma pilha de folhas de papel, em que cada folha tem 0,1 mm de espessura. A pilha é formada da seguinte maneira: coloca?se uma folha na primeira vez e, em cada uma das vezes seguintes, tantas quantas já houverem sido colocadas anteriormente. Depois de 33 dessas operações, a altura da pilha terá a ordem de grandeza

14 Q670838 | História, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
É difícil acreditar que a Revolução Francesa teria sido muito diferente, mesmo que a Revolução Americana nunca tivesse acontecido. É fácil mostrar que os americanos não tentaram uma semelhante ruptura substancial com o passado, como fizeram os franceses. No entanto, (...) as duas revoluções foram muito parecidas. 

Robert R. Palmer, The Age of The Democratic Revolution: The Challenge, Princeton, Princeton University Presse, vol I, 1959, p.267.
Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa e do revolucionário processo de independência dos Estados Unidos, assinale a afirmação correta.

15 Q669710 | Física, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Em uma fábrica, um técnico deve medir a velocidade angular de uma polia girando. Ele apaga as luzes do ambiente e ilumina a peça somente com a luz de uma lâmpada estroboscópica, cuja frequência pode ser continuamente variada e precisamente conhecida. A polia tem uma mancha branca na lateral. Ele observa que, quando a frequência de flashes é 9 Hz, a mancha na polia parece estar parada. Então aumenta vagarosamente a frequência do piscar da lâmpada e só quando esta atinge 12 Hz é que, novamente, a mancha na polia parece estar parada. Com base nessas observações, ele determina que a velocidade angular da polia, em rpm, é

16 Q670609 | Português, Interpretação de Textos, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
Atente para as seguintes afirmações relativas ao desfecho do romance A Relíquia, de Eça de Queirós:
I. O autor revela, por meio de Teodorico, sua descrença num Jesus divinizado, imagem que é substituída pela ideia de Consciência. 
II. Ao ser sincero com Crispim, Teodorico conquista a vida de burguês que sempre almejou. 
III. Teodorico dá ouvidos à mensagem de Cristo, arrepende?se de sua hipocrisia beata e abraça a fé católica.
Está correto o que se afirma apenas em

17 Q670289 | Português, Interpretação de Textos, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
E grita a piranha cor de palha, irritadíssima: – Tenho dentes de navalha, e com um pulo de ida?e?volta resolvo a questão!... – Exagero... – diz a arraia – eu durmo na areia, de ferrão a prumo, e sempre há um descuidoso que vem se espetar. – Pois, amigas, – murmura o gimnoto*, mole, carregando a bateria – nem quero pensar no assunto: se eu soltar três pensamentos elétricos, bate?poço, poço em volta, até vocês duas boiarão mortas... 
*peixe elétrico.
 Esse texto, extraído de Sagarana, de Guimarães Rosa,

18 Q669581 | História, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava, ora para a força do nacionalismo, ora para o vigor das ideias internacionalistas. Indique a alternativa que traduz uma destas tradições.

19 Q670181 | Português, Interpretação de Textos, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.

Sim, estou me associando à campanha nacional contra os                                                                                                            verbos que acabam em "ilizar". Se nada for feito, daqui a pouco                                                                                                       eles serão mais numerosos do que os terminados simplesmente                                                                                                    em  "ar".  Todos  os  dias  os  maus  tradutores  de  livros  de                                                                                                      marketing e administração disponibilizam mais e mais termos                                                                                                            infelizes, que imediatamente são operacionalizados pela mídia,                                                                                    reinicializando palavras que já existiam e eram perfeitamente                                                                                                        claras e eufônicas.  

A doença está tão disseminada que muitos verbos honestos,                                                                                                           com currículo de ótimos serviços prestados, estão a ponto de                                                                                                          cair em desgraça entre pessoas de ouvidos sensíveis. Depois que                                                                                                  você  fica  alérgico  a  disponibilizar,  como  você  vai  admitir,                                                                                                              digamos, "viabilizar"? É triste demorar tanto tempo para a                                                                                                              gente se dar conta de que "desincompatibilizar" sempre foi um                                                                                                  palavrão.  

FREIRE, Ricardo. Complicabilizando. Época, ago. 2003.  

Com base no texto, é correto afirmar: 

20 Q669843 | Biologia, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais, afeta diretamente as colônias de corais, influenciando na formação de recifes. Assinale a alternativa que completa corretamente a explicação para esse fenômeno. 
O dióxido de carbono dissolvido no oceano