Questões de Vestibular: USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP

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31 Q670652 | Geografia, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.

O capitalismo neoliberal, após os anos 1980, caracteriza?se

32 Q670531 | História, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
Os comentadores do texto sagrado (…) reconhecem a submissão da mulher ao homem como um dos momentos da divisão hierárquica que regula as relações entre Deus, Cristo e a humanidade, encontrando ainda a origem e o fundamento divino daquela submissão na cena primária da criação de Adão e Eva e no seu destino antes e depois da queda. 
CASAGRANDE, C., A mulher sob custódia, in: História das Mulheres, Lisboa: Afrontamento, 1993, v. 2, p. 122123.
O excerto refere?se à apreensão de determinadas passagens bíblicas pela cristandade medieval, especificamente em relação à condição das mulheres na sociedade feudal. A esse respeito, é correto afirmar:

33 Q670026 | História, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
(…) o “arco do triunfo” é um fragmento de muro que, embora isolado da muralha, tem a forma de uma porta da cidade. (...) Os primeiros exemplos documentados são estruturas do século II a.C., mas os principais arcos de triunfo são os do Império, como os arcos de Tito, de Sétimo Severo ou de Constantino, todos no foro romano, e todos de grande beleza pela elegância de suas proporções. 
PEREIRA, J. R. A., Introdução à arquitetura. Das origens ao século XXI. Porto Alegre: Salvaterra, 2010, p. 81. 
Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca?se a monumentalidade de suas construções. A relação entre o “arco do triunfo” e a História de Roma está baseada

34 Q670244 | Português, Interpretação de Textos, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
I. Cinquenta anos! Não era preciso confessá?lo. Já se vai sentindo que o meu estilo não é tão lesto* como nos primeiros dias. Naquela ocasião, cessado o diálogo com o oficial da marinha, que enfiou a capa e saiu, confesso que fiquei um pouco triste. Voltei à sala, lembrou? me dançar uma polca, embriagar? me das luzes, das flores, dos cristais, dos olhos bonitos, e do burburinho surdo e ligeiro das conversas particulares. E não me arrependo; remocei. Mas, meia hora depois, quando me retirei do baile, às quatro da manhã, o que é que fui achar no fundo do carro? Os meus cinquenta anos. 
*ágil

II. Meu caro crítico, Algumas páginas atrás, dizendo eu que tinha cinquenta anos, acrescentei: “Já se vai sentindo que o meu estilo não é tão lesto como nos primeiros dias”. Talvez aches esta frase incompreensível, sabendo?se o meu atual estado; mas eu chamo a tua atenção para a sutileza daquele pensamento. O que eu quero dizer não é que esteja agora mais velho do que quando comecei o livro. A morte não envelhece. Quero dizer, sim, que em cada fase da narração da minha vida experimento a sensação correspondente. Valha?me Deus! é preciso explicar tudo. 
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas. 
Entre os doistrechos do romance, nota?se o movimento que vai da memória de vivências à revisão que o defunto autor faz de um mesmo episódio. A citação, pertencente a outro capítulo do mesmo livro, que melhor sintetiza essa duplicidade narrativa, é:

35 Q670031 | Inglês, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
For most, The Gateway International Bridge functions as
it  should,  allowing  people  to  get  between  the  U.S.  and 
Mexico. But on a hot Sunday afternoon, a dozen migrants at  
the mouth of the bridge weren’t getting anywhere at all.  
They had been told, once again, to wait.  

At a press conference the next day, President Trump once  
again touted the border wall he has promised supporters.  
“The wall is getting longer and taller and stronger each and  
every  day”,  he  said,  even  though  construction  has  not  
begun. The President’s characterization of the physical wall  
was false, but his Administration has effectively erected an  
invisible one.  
It is built, in part, from situations like the one at the  
bridge,  which  illustrates  the  problem  with  this  kind  of  
barrier. The practices that Trump praises for keeping out  
criminals also punish those who are trying to follow the  
rules. 
 Those migrants who spoke to TIME at the bridge had
 varied stories but shared a determination to cross. Some  
understood a bit of what could happen to them next. How  
long  could  it  take  to  get  processed?  And  if  they  did  
ultimately apply for asylum, it remained to be seen whether  
their stories would qualify. The regulations governing such  
matters are complicated, and the vast majority who apply  
are rejected. But in theory, their fates would be decided at  
immigration courts, not at the border.    
TIME, August 23, 2018. Adaptado.  
De acordo com o texto, para ingresso nos Estados Unidos, o cruzamento da fronteira entre este país e o México, no local denominado The Gateway International Bridge, é

36 Q669846 | Química, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Considerando que baterias de Li?FeS2 podem gerar uma voltagem nominal de 1,5 V, o que as torna úteis no cotidiano e que a primeira reação de descarga dessas baterias é 2 Li + FeS2 ? Li2FeS2, é correto afirmar:

37 Q669828 | Português, Interpretação de Textos, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
Mito, na acepção aqui empregada, não significa mentira, falsidade ou mistificação. Tomo de empréstimo a formulação de Hans Blumenberg do mito político como um processo contínuo de trabalho de uma narrativa que responde a uma necessidade prática de uma sociedade em determinado período. Narrativa simbólica que é, o mito político coloca em suspenso o problema da verdade. Seu discurso não pretende ter validade factual, mas também não pode ser percebido como mentira (do contrário, não seria mito). O mito político confere um sentido às circunstâncias que envolvem os indivíduos: ao fazê?los ver sua condição presente como parte de uma história em curso, ajuda a compreender e suportar o mundo em que vivem. 
ENGELKE, Antonio. O anjo redentor. Piauí, ago. 2018, ed. 143, p. 24
De acordo com o texto, o “mito político” 
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