Questões de Enem e Vestibulares: Vestibular Primeira Fase UEL

Resolva online questões de Vestibular Primeira Fase UEL para Enem e Vestibulares com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q670262 | Física, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Arma ofensiva e poderosa, os chutes de bola parada foram um verdadeiro desafio defensivo na Copa da Rússia
em 2018. De fato, todos os gols sofridos pelas seleções africanas na primeira fase vieram com bola parada: um no
Egito e no Marrocos, dois na Nigéria e na Tunísia.
Adaptado de lance.com.br
Geralmente o chute de “bola parada” surpreende o adversário pela sua trajetória descrita e pela
velocidade que a bola atinge. Considerando que uma bola de futebol tem massa de 400 g e,
hipoteticamente, durante o seu movimento, a resistência do ar seja desprezível, é correto afirmar
que a bola atinge

12 Q670667 | Sociologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Hoje em dia [...] as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e tornar mais frutífero o trabalho
humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador.[...] O domínio do homem sobre a natureza é cada
vez maior; porém, [...] todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças
materiais, enquanto que reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta.
MARX, K. Discurso pronunciado na festa de aniversário do “People’s Paper”, MARX, K. ; ENGELS, F. Obras
Escolhidas, V.1. São Paulo: Editora Alfa - Ômega. p. 298.
Atentando para o movimento de razão e desrazão na sociedade contemporânea, o texto, de autoria
de Marx, acentua a presença, no modo de produção capitalista, do(a)

13 Q670054 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Os rins, pelo processo de filtração, excretam, além dos fármacos, substâncias provenientes do
metabolismo. Com base nos conhecimentos sobre anatomia e fisiologia renal, atribua (V) verdadeiro
ou (F) falso às afirmativas a seguir.
( ) Depois do sangue filtrado pelos rins, cabe aos néfrons a função de reabsorver substâncias
importantes para o metabolismo do organismo, como água, ureia, sais, ácido úrico e hormônios.
( ) A baixa pressão sanguínea nos capilares do glomérulo renal força a saída de fluxo sanguíneo para
o ducto coletor, formando um fluido denominado filtrado tubular ou urina.
( ) A glicose, os aminoácidos, as vitaminas e grande parte dos sais do filtrado glomerular, em
condições normais, são reabsorvidos pelas células da parede do túbulo contorcido proximal e
devolvidos ao sangue.
( ) No néfron, ocorre a filtração, em que a pressão do sangue expulsa do glomérulo a água e as
pequenas moléculas dissolvidas no plasma, como sais, moléculas orgânicas simples e ureia, para a
cápsula.
( ) Quando ingerimos muita água, a produção do hormônio antidiurético (ADH) é estimulada,
aumentando a permeabilidade do túbulo proximal e do ducto coletor.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

14 Q669982 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
A modernidade [...] é um fenômeno de dois gumes. O desenvolvimento das instituições sociais modernas e sua
difusão em escala mundial criaram oportunidades bem maiores para os seres humanos gozarem de uma
existência segura e gratificante que qualquer tipo de sistema pré-moderno. Mas a modernidade tem também um
lado sombrio.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991, 2ª reimpressão, p. 16.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o debate a respeito da modernidade, considere as afirmativas a seguir.
I. Para Marx, a modernidade identificava-se com o capitalismo, o qual continha, em suas origens
industriais, dimensões sociais potencialmente revolucionárias.
II. No momento do surgimento do industrialismo, Durkheim identificou o lado sombrio da
modernidade com a possibilidade dos fenômenos da anomia social.
III. Weber compreendia o mundo moderno como aquele no qual a racionalização implicava a
expansão da burocracia e dos limites que o corpo de funcionários estabelecia à autonomia
individual.
IV. Para Giddens, a atual fase da modernidade, ao reduzir as possibilidades de autodestruição social,
eliminou a existência da chamada “sociedade de risco”.
Assinale a alternativa correta.

15 Q670426 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Durante as guerras entre os Persas e os Gregos, no mundo antigo, um conjunto de ações foi
realizado, o que levou à produção de narrativas sobre esses episódios, com consequências também
para os seus vizinhos macedônicos. Com base nos conhecimentos sobre esse processo histórico,
considere as afirmativas a seguir.
I. A Liga do Peloponeso, criada por Esparta, uniu-se à Confederação de Delos, liderada por Atenas, e
com essa unificação as esquadras dos gregos tornaram-se fortificadas com os grandes navios de
combate.
II. A Confederação de Delos reuniu as cidades-estado gregas contra a invasão persa e, no decorrer
dos conflitos, sua sede foi transferida para Atenas, com a função de unificar os tributos e a frota.
III. Na obra História da Guerra do Peloponeso, escrita pelo general ateniense Tucídides, foi descrito
o flagelo da peste natural, que se abateu sobre eles, expondo as ilusões de seu mundo.
IV. Plutarco descreveu as habilidades de Alexandre Magno na conquista e unificação dos povos
envolvidos no conflito, por meio da miscigenação e integração cultural e do incentivo às artes e às
ciências.
Assinale a alternativa correta.

16 Q670522 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Um dos temas mais controversos da história da ciência diz respeito à origem da vida, pois existia a dúvida se ela teria surgido pela abiogênese (geração espontânea) ou pela biogênese. Por séculos, inúmeros pesquisadores propuseram e desenvolveram explicações, por meio de experimentos, como consequência de diferentes olhares. Com base nos conhecimentos sobre abiogênese e biogênese, assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o pesquisador, a hipótese por ele defendidaeoexperimento que deu sustentação para sua defesa.

17 Q670712 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
No sentido antigo do termo, um recurso natural, como todas as formas de vida, é algo intrinsecamente dotado do
poder de auto-renovação. Essa compreensão profunda da vida é negada pelas novas “empresas de ciências da
vida” que impedem a auto-renovação da vida a fim de transformar os recursos naturais em matérias-primas
lucrativas.
CAPRA, F. As conexões ocultas: Ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2003. p. 209.
Quando se deslumbram encantamentos e desencantamentos na chamada sociedade do
conhecimento científico e tecnológico de fins do século XX e primórdios do século XXI, como aludido
no texto, pode-se afirmar que

18 Q670843 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Em 1968, os jovens foram protagonistas de manifestações em diferentes países como França,
Estados Unidos, Tchecoslováquia, México e Brasil, com rebeliões que expressaram vários e
diferentes ideais.
Sobre as manifestações de 1968, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Nos Estados Unidos, os jovens se colocaram contrários à guerra do Vietnã, na geração que ficou
conhecida como flower power.
( ) Na Tchecoslováquia, durante a Primavera de Praga, os jovens insurgiram-se contra o poderio
soviético, reclamando, dentre outras coisas, por mais liberdade individual.
( ) A descoberta da pílula anticoncepcional impulsionou a ideia de amor livre, e a roupa unissex
passou a caracterizar o jovem.
( ) Em São Paulo, estudantes da USP invadiram o Palácio do Governo exigindo “Diretas Já” e a
anistia geral aos perseguidos políticos.
( ) Os jovens lutaram contra as drogas químicas, apontando que eram produtos da indústria
capitalista criados para aliená-los.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

19 Q670051 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Texto associado.
Leia os textos a seguir.
Como dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena
Embora o pão seja caro
E a liberdade, pequena
Ferreira Gullar, Dois e Dois: Quatro, 1966.
Meu amor,
tudo em volta está deserto, tudo certo
tudo certo como dois e dois são cinco
Caetano Veloso, Como Dois e Dois, 1971
Os textos fazem críticas explícitas e implícitas à ditadura civil-militar que governou o Brasil entre
1964-1984.
Com base nos textos e nos conhecimentos históricos sobre o período, considere as afirmativas a
seguir.
I. A ditadura civil-militar estabeleceu a censura de cunho político e moral-comportamental às
manifestações artísticas, atingindo os veículos de cultura.
II. A Tropicália fazia a crítica aos costumes assim como disseminava os ideais libertários pregados
pelos movimentos de contracultura.
III. A ditadura civil-militar declinou de produzir propaganda sobre o regime, deixando as campanhas
publicitárias aos custos da indústria automobilística.
IV. A Jovem Guarda sofreu forte impacto da censura devido à defesa da utilização dos instrumentos
elétricos e da vestimenta folk.
Assinale a alternativa correta.

20 Q670640 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Escândalos recentes sobre a exposição de dados dos usuários do Facebook alimentaram os debates
sobre a privacidade nas redes sociais, um tema que se conecta com a questão do poder e suscita
preocupações sobre o quanto as pessoas e suas relações tornam-se expostas ou protegidas com o
uso das novas tecnologias de informação.
Com base nos conhecimentos sociológicos sobre redes sociais e sociedade contemporânea, assinale
a alternativa correta.