Questões de Vestibular: Vestibular Primeira Fase USP

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21 Q669263 | Inglês, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.

         A study carried out by Lauren Sherman of the University of California and her colleagues investigated how use of the “like” button in social media affects the brains of teenagers lying in body scanners. 

        Thirty-two teens who had Instagram accounts were asked to lie down in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) scanner. This let Dr. Sherman monitor their brain activity while they were perusing both their own Instagram photos and photos that they were told had been added by other teenagers in the experiment. In reality, Dr. Sherman had collected all the other photos, which included neutral images of food and friends as well as many depicting risky behaviours like drinking, smoking and drug use, from other peoples’ Instagram accounts. The researchers told participants they were viewing photographs that 50 other teenagers had already seen and endorsed with a “like” in the laboratory. 
        The participants were more likely themselves to “like” photos already depicted as having been “liked” a lot than they were photos depicted with fewer previous “likes”. When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of “likes” that a photo had. 
The Economist, June 13, 2016. Adaptado.
 Segundo o texto, como resultado parcial da pesquisa, observou-se que

22 Q670680 | História, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
[...] a Declaração Universal representa um fato novo na história, na medida em que, pela primeira vez, um sistema de princípios fundamentais da conduta humana foi livre e expressamente aceito, através de seus respectivos governos, pela maioria dos homens que vive na Terra. Com essa declaração, um sistema de valores é – pela primeira vez na história – universal, não em princípio, mas de fato, na medida em que o consenso sobre sua validade e sua capacidade de reger os destinos da comunidade futura de todos os homens foi explicitamente declarado. [...] Somente depois da Declaração Universal é que podemos ter a certeza histórica de que a humanidade – toda a humanidade – partilha alguns valores comuns; e podemos, finalmente, crer na universalidade dos valores, no único sentido em que tal crença é historicamente legítima, ou seja, no sentido em que universal significa não algo dado objetivamente, mas algo subjetivamente acolhido pelo universo dos homens.                                                              N. Bobbio. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
A Declaração Universal mencionada no texto

23 Q670783 | Física, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
Em uma tribo indígena de uma ilha tropical, o teste derradeiro de coragem de um jovem é deixar-se cair em um rio, do alto de um penhasco. Um desses jovens se soltou verticalmente, a partir do repouso, de uma altura de 45 m em relação à superfície da água. O tempo decorrido, em segundos, entre o instante em que o jovem iniciou sua queda e aquele em que um espectador, parado no alto do penhasco, ouviu o barulho do impacto do jovem na água é, aproximadamente, 
Note e adote:
Considere o ar em repouso e ignore sua resistência. 
Ignore as dimensões das pessoas envolvidas. 
Velocidade do som no ar: 360 m/s.
 Aceleração da gravidade: 10 m/s2. 

24 Q670713 | Biologia, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Muitas plantas adaptadas a ambientes terrestres secos e com alta intensidade luminosa apresentam folhas

25 Q669293 | Inglês, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.

        A study carried out by Lauren Sherman of the University of California and her colleagues investigated how use of the “like” button in social media affects the brains of teenagers lying in body scanners. 

        Thirty-two teens who had Instagram accounts were asked to lie down in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) scanner. This let Dr. Sherman monitor their brain activity while they were perusing both their own Instagram photos and photos that they were told had been added by other teenagers in the experiment. In reality, Dr. Sherman had collected all the other photos, which included neutral images of food and friends as well as many depicting risky behaviours like drinking, smoking and drug use, from other peoples’ Instagram accounts. The researchers told participants they were viewing photographs that 50 other teenagers had already seen and endorsed with a “like” in the laboratory. 
        The participants were more likely themselves to “like” photos already depicted as having been “liked” a lot than they were photos depicted with fewer previous “likes”. When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of “likes” that a photo had. 
The Economist, June 13, 2016. Adaptado.
 Conforme o texto, a região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância, corresponde a um sistema de

26 Q669432 | Matemática, Números Primos, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Sejam a e b dois números inteiros positivos. Diz-se que a e b são equivalentes se a soma dos divisores positivos de a coincide com a soma dos divisores positivos de b. Constituem dois inteiros positivos equivalentes:

27 Q670689 | Matemática Financeira, Porcentagem, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Maria quer comprar uma TV que está sendo vendida por R$ 1.500,00 à vista ou em 3 parcelas mensais sem juros de R$ 500,00. O dinheiro que Maria reservou para essa compra não é suficiente para pagar à vista, mas descobriu que o banco oferece uma aplicação financeira que rende 1% ao mês. Após fazer os cálculos, Maria concluiu que, se pagar a primeira parcela e, no mesmo dia, aplicar a quantia restante, conseguirá pagar as duas parcelas que faltam sem ter que colocar nem tirar um centavo sequer. Quanto Maria reservou para essa compra, em reais?

28 Q669362 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.

     Nasceu o dia e expirou. 

    Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente. 

    Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores. 
    Iracema recosta-se langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saí, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro. 
José de Alencar, Iracema
 Atente para as seguintes afirmações, extraídas e adaptadas de um estudo do crítico Augusto Meyer sobre José de Alencar:
 I. “Nesta obra, assim como nos ‘poemas americanos’ dos nossos poetas, palpita um sentimento sincero de distância poética e exotismo, de coisa notável por estranha para nós, embora a rotulemos como nativa.”
 II. “Mais do que diante de um relato, estamos diante de um poema, cujo conteúdo se concentra a cada passo na magia do ritmo e na graça da imagem.” 
III. “O tema do bom selvagem foi, neste caso, aproveitado para um romance histórico, que reproduz o enredo típico das narrativas de capa e espada, oriundas da novela de cavalaria.”
 É compatível com o trecho de Iracema aqui reproduzido, considerado no contexto dessa obra, o que se afirma e

29 Q669375 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
CAPÍTULO LIII
.......

                    Virgília é que já se não lembrava da meia dobra; toda
        ela estava concentrada em mim, nos meus olhos, na minha
        vida, no meu pensamento; — era o que dizia, e era verdade.
                    Há umas plantas que nascem e crescem depressa;
5      outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas;
        brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco,
        era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques.
        Não lhes poderei dizer, ao certo, os dias que durou esse
        crescimento. Lembrame, sim, que, em certa noite, abotoou
10   se a flor, ou o beijo, se assim lhe quiserem chamar, um beijo
       que ela me deu, trêmula, — coitadinha, — trêmula de medo,
       porque era ao portão da chácara. Uniunos esse beijo único,
       — breve como a ocasião, ardente como o amor, prólogo de
       uma vida de delícias, de terrores, de remorsos, de prazeres
15  que rematavam em dor, de aflições que desabrochavam em
       alegria, — uma hipocrisia paciente e sistemática, único freio
       de uma paixão sem freio, — vida de agitações, de cóleras, de
       desesperos e de ciúmes, que uma hora pagava à farta e de
       sobra; mas outra hora vinha e engolia aquela, como tudo
20   mais, para deixar à tona as agitações e o resto, e o resto do
       resto, que é o fastio e a saciedade: tal foi o livro daquele
       prólogo.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
 Dentre os recursos expressivos empregados no texto, tem papel preponderante a             

30 Q670160 | Inglês, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
   Algorithms are everywhere. They play the stockmarket, decide whether you can have a mortgage and may one day drive your car for you. They search the internet when commanded, stick carefully chosen advertisements into the sites you visit and decide what prices to show you in online shops. (…) But what exactly are algorithms, and what makes them so powerful? An algorithm is, essentially, a brainless way of doing clever things. It is a set of precise steps that need no great mental effort to follow but which, if obeyed exactly and mechanically, will lead to some desirable outcome. Long division and column addition are examples that everyone is familiar with — if you follow the procedure, you are guaranteed to get the right answer. So is the strategy, rediscovered thousands of times every year by schoolchildren bored with learning mathematical algorithms, for playing a perfect game of noughts and crosses. The brainlessness is key: each step should be as simple and as free from ambiguity as possible. Cooking recipes and driving directions are algorithms of a sort. But instructions like “stew the meat until tender” or “it’s a few miles down the road” are too vague to follow without at least some interpretation. 
(…) 
 The Economist, August 30, 2017.
Segundo o texto, a execução de um algoritmo consiste em um processo que
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