Questões de Enem e Vestibulares: Vestibular UNESPAR

Encontre aqui questões Vestibular UNESPAR de Enem e Vestibulares com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Texto associado.
Texto 1: 
Accountant Job Application Cover Letter
To, 
Bonn, Joseph 
Regional Director
All Digital 
102, Lake avenue 
Torres, Paulo
Dated: 5th of May 2018 Subject: Application for the position of an accountant 
Respected Mr. Bonn
This letter is in regards to the job advertisement posted by your organization in MMO magazine concerning to the requirement of a candidate in the position of an accountant for which I am interested and I would like to apply for. I have worked in similar position for five years and my last job was with Aspen Group where I used to prepare accounting statements for the organization, ensuring that balance sheet was tallied, compiling financial information and implementing accounting control procedures. I also had to ensure that accuracy is maintained in all statements and documents and solve any existing accounting discrepancy. I have excellent calculative skills and an eye for detail besides being good at preparing reports and statements. I can assure that my previous work experience is going to benefit your organization. It would be great if we could meet for an interview round. My resume is enclosed. 
Regards, Nataniel Lucas Disponível em https://www.dayjob.com/content/ accountant-cover-letter-example350.htm. Acessado em 22/10/2018 (adaptado)
O gênero Carta é ainda um meio de comunicação muito usado, sobretudo no mundo do trabalho. Assim, leia a carta de Nataniel Lucas e identifique o tipo de carta e sua finalidade:
Texto associado.
Hobbes, mesmo que profundamente interessado na história, tendo traduzido para o inglês a História da guerra do Peloponeso, de Tulcídides, e tendo escrito uma história da guerra civil inglesa no Behemoth, não pensa que se possa retirar dela o conhecimento da política, muito menos que a política tenha uma natureza histórica. Ele pretende fazer da política uma ciência racional e do corpo político um construto da razão, o que quer dizer que tanto o conhecimento quanto a ação política dependem da percepção de certas relações necessárias e universais entre as ideias, pois é nisso o que consiste a razão, segundo o modelo matemático a partir do qual foi pensada nos quadros do racionalismo cartesiano, com o qual a filosofia de Hobbes manteve estreitas relações. A história não oferece senão relações contingentes e particulares. Dela se podem retirar apenas conjecturas, não uma ciência, que vem a ser um discurso em que se encadeiam proposições segundo relações necessárias. LIMONGI, M.I. “Os contratualistas”. Em: FRATESCHI, Y; MELO, R; RAMOS, F.C (Orgs.). Manual de Filosofia Política. São Paulo: Saraiva, 2012. 

Thomas Hobbes (1588-1679) foi o pensador fundador da ciência política moderna porque rompeu com a tradição greco-romana clássica. Considerando seus conhecimentos sobre o tema e o texto base, conclui-se que:
Texto associado.
O fenômeno da desigualdade social é um tema presente na Sociologia clássica e na contemporânea. Por que esse assunto continua sendo estudado pelos cientistas sociais? A resposta está em nosso cotidiano. [...] Como são diferentes os indivíduos e grupos sociais em seus hábitos, interesses, costumes, gestos, manifestações culturais! Há diversidade e desigualdade nos tipos de moradia em diferentes bairros e nos meios de transportes que a população utiliza rotineiramente. Também são diversas as instalações físicas das escolas e as condições de ensino das pequenas e desiguais grandes cidades.
ARAUJO, Silva Maria; BRIDI Maria aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. Sociologia ensino médio volume único. São Paulo: Scipione, 2013, p. 14-15. 
Considerando a assertiva, assinale a alternativa CORRETA:
Texto associado.
“A água não acaba, não vai sumir do planeta. O ciclo hidrológico faz com que a gente tenha a possibilidade de renovação, por isso é que há como planejar e gerenciar para o uso sustentável. O que acaba é a possibilidade do uso quantitativo ou não podermos utilizar devido à má qualidade, portanto a possibilidade de uso se esgota”
fonte: https://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/ uso-sustentavel-da-agua-na-agricultura-ecaminho-para-driblar-a-crise-hidrica. Acessado em 22/10/2018 
Assinale a alternativa que concorda com as ideias contidas no texto des sa questão e com os conhecimentos sobre conservação da água
João Guimarães Rosa, com a obra Sagarana, um conjunto de contos, abriu uma nova perspectiva para o regionalismo, revalorizando a linguagem e a universalização do regional. Sobre o conto A hora e a vez de Augusto Matraga, podemos afirmar que: 
Texto associado.
Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.
A assertiva acima remete para uma discussão que é recorrente do século XIX e XX, a organização social dos indivíduos.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA: 
Texto associado.
O Cordel, gênero literário desenvolvido na região do nordeste, configura-se como instrumento poético que, por meio da rima, da métrica e dos versos, expressa a cultura popular. Nesse sentido, o cordel, sinônimo de poesia, canta e conta histórias de lutas, de amores e, quase sempre, tematiza questões sociais e políticas do país e do mundo.
[...] 
O que vale é a mais-valia 
Disse Marx na teoria 
Da exploração nasce o lucro 
O proletariado é quem sofria 
[...] Marx e Engels já diziam 
No manifesto comunista 
O fim dessas diferenças 
É a sociedade socialista.
Cordel de autoria de Jane Ribeiro Didek. Publicado no livro – Filosofia & Sociologia: reflexões cordelistas, organizado por ALMEIDA, A.C. S; NOVAIS, V.A. NOYAMA, S. SCHNORR, G.M. e publicado pela editora Intersaberes, 2015.
No que compreende o marxismo, é CORRETO afirmar
Texto associado.
A intensa circulação, tanto de capitais quanto de mercadorias, pessoas e informações, pode ser percebida pela velocidade dos fluxos locais, regionais e globais. 


Os transportes têm um papel central de suporte ao processo de globalização. Sem eles não há globalização. Nesse contexto, as redes de sistemas de transportes têm adquirido, cada vez mais, dimensões continentais, integrando regiões distantes e diferentes territórios. Contudo, é necessário superar algumas dificuldades. Quanto a estas dificuldades a serem superadas, assinale a alternativa CORRETA:
Texto associado.
“D E C Ú B I T O: do latim decumbere, jazer. Uma linguagem jornalística anacrônica, encontrável sobretudo na crônica policial, insiste na substituição de termos mais simples por vocábulos de uso mais raro. Assim, mãe é genitora, hospital é nosocômio, e a vítima de acidente ou morte é encontrada em decúbito, e não deitada. Se estava de bruços, escrevem que estava em decúbito ventral; se estava deitada de lado, dizem que foi encontrada em decúbito lateral. Alguns, mais excêntricos, encontrando a suposta vítima em pé, dizem que a encontraram em posição ortostática. Uma das razões desta prática é o fato de historicamente o analfabetismo ser a maior reserva brasileira e o domínio da escrita servir não para esclarecer o público, mas para ostentar saber e confundir os leitores, em nome de uma suposta precisão de linguagem.”
(Verbete retirado de SILVA, Deonísio da. A vida íntima das palavras: origens e curiosidades da língua portuguesa. São Paulo: Editora Arx, 2002, pg. 135) 
Em relação ao descrito no verbete acima, está INCORRETO afirmar que:
Álvares de Azevedo, poeta pertencente ao 2º momento do romantismo brasileiro, morreu jovem, com apenas 20 anos de idade. Seu livro de poesias, Lira dos Vinte anos, figura entre alguns dos melhores momentos da poesia brasileira.
Sobre a obra, é INCORRETO afirmar: