Trechos do livro Estados Unidos: a formação da nação:
“Centenas de tribos indígenas habitavam a América do Norte até a chegada dos europeus. Há uma variedade enorme nestas tribos: só em línguas diferentes encontraram-se mais de trezentas [...] Por toda a América do Norte a história dessas tribos seria profundamente modificada pela chegada dos europeus” (p. 54).
“O primeiro carregamento de escravos negros chegou à Virgínia em 1619, trazido por holandeses [...] Em duas décadas a escravidão estava presente em todas as colônias e havia uma legislação específica para ela” (p. 59).
“[...] um dos primeiros fatos no século XVIII que saltam aos olhos é o grande crescimento da população [...] Além dos alemães, chegaram também muitos escoceses e irlandeses. Os franceses protestantes também constituíram um significativo grupo de imigrantes no século XVIII” (p. 62-63).
KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
Trecho de discurso do atual presidente dos EUA, Donald Trump, sobre imigrantes:
— Vocês têm que pensar nisso em termos de imigração — assinalou o presidente, antes de compartilhar a música, baseada em uma fábula de Esopo. “’Eu te salvei’, gritou a mulher/’E você me picou, mas por quê?/Você sabe que sua picada é venenosa e agora eu irei morrer’/’Oh, cale-se, mulher tola’, disse o réptil com um sorriso/’Você sabia muito bem que eu era uma cobra antes de me acolher’”, recitou Trump em meio aos aplausos do público. — Isso é o que estamos fazendo com nosso país — concluiu Trump. — Estamos deixando as pessoas entrarem, e vai haver muita gente. Só vai piorar. Damos proteção a eles como nunca antes. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/trump-compara-imigrantes-cobras-damos-protecao-como-nuncaantes-22428274. Acesso em 03 de setembro de 2018. O discurso original pode ser encontrado em: https:// www.vox.com/policy-and-politics/2018/2/23/17044760/transcript-trumpcpac-speech-snake-mccain. Acessado em 03/09/2018.