Questões de Vestibular: Vestibular UNICAMP

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11 Q671615 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular UNICAMP, UNICAMP

Considere Mé, Mo e Me, respectivamente, como a média, a moda e a mediana de uma variável, e assinale a alternativa que contém a relação entre essas medidas de posição em uma distribuição assimétrica negativa.

12 Q671602 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular UNICAMP, UNICAMP

Um brinquedo tem capacidade máxima de 5 pessoas e dessas, no máximo, 2 podem ser adultos. Em certo dia, em todas as vezes que esse brinquedo foi acionado, havia 2 adultos e 2 crianças ou 2 adultos e 3 crianças, e o total de pessoas que utilizou o brinquedo foi 282. Nesse dia, nenhuma pessoa utilizou o brinquedo mais de uma vez e o total de crianças que utilizou o brinquedo excedeu em 26 o total de adultos que o utilizaram, logo o número de vezes que o brinquedo foi acionado foi

13 Q671614 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular UNICAMP, UNICAMP

Em determinado trecho de uma rodovia há 3 pedágios, A, B e C, que trabalham ininterruptamente. A troca dos operadores no pedágio A ocorre a cada 4 horas, no pedágio B a cada 6 horas, e no pedágio C a cada 5 horas. Se às 6 horas da manhã do dia 1° de abril ocorreu simultaneamente a troca de operadores nos 3 pedágios, o próximo horário e dia em que isso irá ocorrer novamente será às

14 Q671603 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular UNICAMP, UNICAMP

O transporte de ovos entre uma granja e um instituto de pesquisa é feito por um caminhão especial que, em cada viagem, pode transportar até 220 caixas de ovos, cada caixa contendo 42 ovos. Para transportar 250000 ovos entre essa granja e o instituto, o número mínimo de viagens que o caminhão fará é

15 Q669372 | Matemática, Polinômios, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Considere o polinômio cúbico p(x) = x3 + x2 - ax - 3 , onde a é um número real. Sabendo que r e -r são raízes reais de p(x), podemos afirmar que p(1) é igual a

16 Q671604 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular UNICAMP, UNICAMP

Fernando vai aplicar parte de R$ 53.300,00 em um investimento que renderá 8% do valor aplicado em seis meses. Ele decidiu usar uma parte do dinheiro imediatamente e aplicar o restante, de maneira que o valor que ele receberá em seis meses (quantia aplicada mais o rendimento) seja igual ao valor que ele usará agora. A quantia que Fernando usará imediatamente é

17 Q669449 | Química, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Podemos obter energia no organismo pela oxidação de diferentes fontes. Entre essas fontes destacam-se a gordura e o açúcar. A gordura pode ser representada por uma fórmula mínima (CH2)n enquanto um açúcar pode ser representado por (CH2O)n. Considerando essas duas fontes de energia, podemos afirmar corretamente que, na oxidação total de 1 grama de ambas as fontes em nosso organismo, os produtos formados são 

18 Q671599 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular UNICAMP, UNICAMP

O conserto de um certo lote de equipamentos estava sendo realizado por um grupo de 9 pessoas, cada pessoa consertando um mesmo número de equipamentos por dia. Do sexto dia de trabalho em diante, mais 12 pessoas se juntaram ao grupo, e cada uma das 21 pessoas passou a consertar 2 equipamentos a menos por dia em relação aos 5 primeiros dias. O conserto do lote terminou no trigésimo dia de trabalho, porém se as 21 pessoas tivessem trabalhado juntas desde o primeiro dia, no mesmo ritmo dos 5 primeiros dias, o conserto teria terminado em 20 dias. O número de equipamentos consertados está compreendido entre 

19 Q595277 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Texto associado.
É possível fazer educação de qualidade sem escola
É possível fazer educação embaixo de um pé de manga?
Não só é, como já acontece em 20 cidades brasileiras e
em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Decepcionado com o processo de “ensinagem”, o
antropólogo Tião Rocha pediu demissão do cargo de
professor da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e
criou em 1984 o CPCD (Centro Popular de Cultura e
Desenvolvimento).
Curvelo, no Sertão mineiro, foi o laboratório da “escola”
que abandonou mesa, cadeira, lousa e giz, fez das ruas a
sala de aula e envolveu crianças e familiares na pedagogia
da roda. “A roda é um lugar da ação e da reflexão, do ouvir
e do aprender com o outro. Todos são educadores, porque
estão preocupados com a aprendizagem. É uma
construção coletiva”, explica.
O educador diz que a roda constrói consensos. “Porque
todo processo eletivo é um processo de exclusão, e tudo
que exclui não é educativo. Uma escola que seleciona não
educa, porque excluiu alguns. A melhor pedagogia é
aquela que leva todos os meninos a aprenderem. E todos
podem aprender, só que cada um no seu ritmo, não
podemos uniformizar.”
Nesses 30 anos, o educador foi engrossando seu
dicionário de terminologias educacionais, todas calcadas
no saber popular: surgiu a pedagogia do abraço, a
pedagogia do brinquedo, a pedagogia do sabão e até
oficinas de cafuné. Esta última foi provocada depois que
um garoto perguntou: “Tião, como faço para conquistar
uma moleca?” Foi a deixa para ele colocar questões de
sexualidade na roda.
Para resolver a falência da educação, Tião inventou uma
UTI educacional, em que “mães cuidadoras” fazem
“biscoito escrevido” e “folia do livro” (biblioteca em forma de
festa) para ajudar na alfabetização. E ainda colocou em
uso termos como “empodimento”, após várias vezes ser
questionado pelas comunidades: “Pode [fazer tal coisa],
Tião?” Seguida da resposta certeira: “Pode, pode tudo”.
Aos 66 anos, Tião diz estar convicto de que a escola do
futuro não existirá e que ela será substituída por espaços
de aprendizagem com todas as ferramentas possíveis e
necessárias para os estudantes aprenderem.
“Educação se faz com bons educadores, e o modelo
escolar arcaico aprisiona e há décadas dá sinais de
falência. Não precisamos de sala, precisamos de gente.
Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de
aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter
todos os instrumentos possíveis que levem o menino a
aprender.”
Sem pressa, seguindo a Carta da Terra e citando Ariano
Suassuna para dizer que “terceira idade é para fruta:
verde, madura e podre”, Tião diz se sentir “privilegiado” de
viver o que já viveu e acreditar na utopia de não haver mais
nenhuma criança analfabeta no Brasil. “Isso não é uma
política de governo, nem de terceiro setor, é uma questão
ética”, pontua.
(Qsocial, 09/12/2014. Disponível em http://www.cpcd.org.br/
portfolio/e_possivel_fazer_educacao_de_qualidade_100_escola/.)
Em relação ao trecho “E ainda colocou em uso termos como ‘empodimento’, após várias vezes ser questionado pelas comunidades: ‘Pode [fazer tal coisa], Tião?’ Seguida da resposta certeira: ‘Pode, pode tudo’”, é correto afirmar: 

20 Q671609 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular UNICAMP, UNICAMP

Uma personalidade foi contratada para gravar uma série de podcasts. Entre gravação e edição, foram gastas 15 horas, sendo que, para cada 1 minuto de gravação, são necessários 5 minutos de edição. O tempo que essa personalidade teve que dispor para a gravação dessa série de podcasts foi de

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