Questões de Enem e Vestibulares: Atualidades

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21 Q669627 | Atualidades, Vestibular UNESPAR, UNESPAR, UNESPAR, Ensino Médio

Texto associado.
Trechos do livro Estados Unidos: a formação da nação:
“Centenas de tribos indígenas habitavam a América do Norte até a chegada dos europeus. Há uma variedade enorme nestas tribos: só em línguas diferentes encontraram-se mais de trezentas [...] Por toda a América do Norte a história dessas tribos seria profundamente modificada pela chegada dos europeus” (p. 54). 
“O primeiro carregamento de escravos negros chegou à Virgínia em 1619, trazido por holandeses [...] Em duas décadas a escravidão estava presente em todas as colônias e havia uma legislação específica para ela” (p. 59).
“[...] um dos primeiros fatos no século XVIII que saltam aos olhos é o grande crescimento da população [...] Além dos alemães, chegaram também muitos escoceses e irlandeses. Os franceses protestantes também constituíram um significativo grupo de imigrantes no século XVIII” (p. 62-63). 
KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
Trecho de discurso do atual presidente dos EUA, Donald Trump, sobre imigrantes:
— Vocês têm que pensar nisso em termos de imigração — assinalou o presidente, antes de compartilhar a música, baseada em uma fábula de Esopo. “’Eu te salvei’, gritou a mulher/’E você me picou, mas por quê?/Você sabe que sua picada é venenosa e agora eu irei morrer’/’Oh, cale-se, mulher tola’, disse o réptil com um sorriso/’Você sabia muito bem que eu era uma cobra antes de me acolher’”, recitou Trump em meio aos aplausos do público. — Isso é o que estamos fazendo com nosso país — concluiu Trump. — Estamos deixando as pessoas entrarem, e vai haver muita gente. Só vai piorar. Damos proteção a eles como nunca antes. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/trump-compara-imigrantes-cobras-damos-protecao-como-nuncaantes-22428274. Acesso em 03 de setembro de 2018. O discurso original pode ser encontrado em: https:// www.vox.com/policy-and-politics/2018/2/23/17044760/transcript-trumpcpac-speech-snake-mccain. Acessado em 03/09/2018. 
Do século XVII aos dias atuais, a história da formação social dos Estados Unidos é marcada:

22 Q669508 | Atualidades, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ, Ensino Médio

“Os terrestres agora tinham compreendido a lição: não basta que duas criaturas sejam diferentes para que tenham de ser inimigas. Por isso aproximaram-se do marciano e estenderam-lhe as mãos. E ele, que tinha seis, apertou de uma vez só a mão aos três, enquanto com as mãos livres fazia gestos de saudação”. ECO, Umberto; CAMI, Eugenio. Os três astronautas. Lisboa: Quetzal Editores, 1989. Adaptação.

Este trecho sintetiza um dos sentimentos mais complexos da sociedade contemporânea, que, falsamente, justifica as ações de desprezo por outrem. Tal sentimento é designado pelo termo

23 Q668721 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, Ensino Médio

Texto associado.
Por onde houve colonização portuguesa, a música popular se desenvolveu basicamente com o mesmo instrumental. Podemos ver cavaquinho e violão atuarem juntos aqui, em Cabo Verde, em Jacarta, na Indonésia, ou em Goa. O caráter nostálgico, sentimental, é outro ponto comum da música das colônias portuguesas em todo o mundo. O kronjong, a música típica de Jacarta, é uma espécie de lundu mais lento, tocado comumente com flauta, cavaquinho e violão. Em Goa não é muito diferente.
De acordo com o texto de Henrique Cazes, grande parte da música popular desenvolvida nos países colonizados por Portugal compartilham um instrumental, destacando-se o cavaquinho e o violão. No Brasil, são exemplos de música popular que empregam esses mesmos instrumentos:

24 Q670843 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Em 1968, os jovens foram protagonistas de manifestações em diferentes países como França,
Estados Unidos, Tchecoslováquia, México e Brasil, com rebeliões que expressaram vários e
diferentes ideais.
Sobre as manifestações de 1968, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Nos Estados Unidos, os jovens se colocaram contrários à guerra do Vietnã, na geração que ficou
conhecida como flower power.
( ) Na Tchecoslováquia, durante a Primavera de Praga, os jovens insurgiram-se contra o poderio
soviético, reclamando, dentre outras coisas, por mais liberdade individual.
( ) A descoberta da pílula anticoncepcional impulsionou a ideia de amor livre, e a roupa unissex
passou a caracterizar o jovem.
( ) Em São Paulo, estudantes da USP invadiram o Palácio do Governo exigindo “Diretas Já” e a
anistia geral aos perseguidos políticos.
( ) Os jovens lutaram contra as drogas químicas, apontando que eram produtos da indústria
capitalista criados para aliená-los.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

25 Q670640 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, Ensino Médio

Escândalos recentes sobre a exposição de dados dos usuários do Facebook alimentaram os debates
sobre a privacidade nas redes sociais, um tema que se conecta com a questão do poder e suscita
preocupações sobre o quanto as pessoas e suas relações tornam-se expostas ou protegidas com o
uso das novas tecnologias de informação.
Com base nos conhecimentos sociológicos sobre redes sociais e sociedade contemporânea, assinale
a alternativa correta.

26 Q670526 | Atualidades, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, Ensino Médio

Considere as seguintes afirmações sobre o crescimento da extrema-direita no Ocidente contemporâneo.
I - Na Alemanha, o movimento político Pegida, fundado em 2014, tem-se caracterizado por sua oposição virulenta à imigração estrangeira e ao que chama de “islamização” do país.
II - Na Hungria, o governo de Viktor Orban tem-se caracterizado pela dura repressão aos movimentos de extrema-direita e pela defesa intransigente da democracia liberal e da participação do país na União Europeia.
III- Nos Estados Unidos, a chamada “alt-right” tem-se caracterizado pela defesa explícita da supremacia branca, da segregação racial, e pela oposição à imigração, especialmente do Oriente Médio e da América Latina, ao país.
Quais estão corretas?

27 Q670406 | Atualidades, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ, Ensino Médio

O cenário internacional alterou-se de forma significativa a partir da eleição de Trump para presidente dos Estados Unidos da América. Contradições e ações disparatadas desenharam o perfil do presidente americano. Uma de suas ações e seu resultado provisório estão descritos em:

28 Q668704 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, Ensino Médio

Texto associado.
Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos,
as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para
outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos
patrícios manipular a justiça conforme seus interesses.
Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger
uma comissão de dez pessoas — os decênviros — para
escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia,
para estudar a legislação de Sólon.
COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à

29 Q669345 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, Ensino Médio

Texto associado.
Um elemento essencial para a evolução da dieta humana foi 
a transição para a agricultura como o modo primordial de 
subsistência. A Revolução Neolítica estreitou dramaticamente 
o nicho alimentar ao diminuir a variedade de mantimentos 
disponíveis; com a virada para a agricultura intensiva, houve 
um claro declínio na nutrição humana. Por sua vez, a 
industrialização recente do sistema alimentar mundial 
resultou em uma outra transição nutricional, na qual as 
nações em desenvolvimento estão experimentando, 
simultaneamente, subnutrição e obesidade. 
George J. Armelagos, “Brain Evolution, the Determinates of Food Choice, 
                            and the Omnivore’s Dilemma”, Critical Reviews in Food 
                                                        Science and Nutrition, 2014. Adaptado.
A respeito dos resultados das transformações nos sistemas alimentares descritas pelo autor, é correto afirmar:

30 Q668311 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, Ensino Médio

Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema político: existiriam limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso da redemocratização e da redistribuição da renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo.
NOBRE, M. Dois ismos que não rimam. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 28 mar. 2014 (adaptado).
A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da