Questões de Enem e Vestibulares: Biologia

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Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas. Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.
SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).
Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu

(ENEM 2019) Em um experimento de seleção artificial, foram escolhidos indivíduos de uma população de uma determinada espécie animal que apresentavam o caráter "pelagem mais escura". Após alguns anos, verificou-se que 75% da população apresentava a pelagem mais escura e 25% apresentava a pelagem mais clara. Essa distribuição é compatível com a 2ª Lei de Mendel, pois indica que:

O descarte inadequado do lixo é um problema que necessita ser solucionado urgentemente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 25% dos municípios brasileiros dispõem adequadamente seus resíduos. Para regulamentar essa questão, o Projeto de Lei 4 162/2019, que institui o marco regulatório do saneamento básico, estabeleceu um prazo até agosto de 2024 para que todos os lixões existentes no Brasil sejam transformados em aterros sanitários, entre outras providências.
Disponível em: www.gov.br/casacivil. Acesso em: 5 out. 2020 (adaptado).
A medida apontada no texto é necessária porque

A “lei do uso e desuso” defende que o uso constante de determinadas regiões do corpo promove seu desenvolvimento, levando à hipertrofia, enquanto o desuso resulta em sua atrofia. Por outro lado, a “lei da transmissão dos caracteres adquiridos” defendia que as alterações desenvolvidas no corpo de um indivíduo, pelo uso ou desuso, são transmitidas a sua prole.

Ao longo da década de 1870, o biólogo alemão August Weismann realizou experimentos de remoção de caudas de ratos em cinco gerações e comprovou que, ainda assim, seus descendentes nasciam com essa parte do corpo. Essa experiência simples refutava as ideias de que os caracteres adquiridos, pelo uso ou desuso, passam para as gerações futuras, como já fora proposto pelo evolucionista

(UNIFOR-CE) A cor das flores de uma determinada planta é determinada por dois genes (A e B), que agem de forma independente. Cada gene tem dois alelos, um dominante e outro recessivo. Um indivíduo homozigoto recessivo para ambos os genes é cruzado com um indivíduo heterozigoto para ambos os genes. Qual é a proporção de descendentes que apresentam flores de cor diferente dos pais?

O exemplo das girafas, proposto por Lamarck para explicar o conceito de adaptação e posteriormente reinterpretado por Darwin à luz da seleção natural, é melhor ilustrado pelo neodarwinismo a partir da ideia de seleção

(ENEM 2018) Para entender como ocorre a transmissão de caracteres genéticos de uma geração para outra, Gregor Mendel realizou experimentos com ervilhas, identificando a presença de alelos para a cor da semente e para a textura da casca. Esses experimentos levaram Mendel a propor a lei da segregação e a lei da distribuição independente de alelos, que explicam o funcionamento da herança genética. A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da distribuição independente de alelos, permite inferir que:

(UNESP-SP) Em ratos, a cor marrom é condicionada por um gene dominante (B) e a cor cinza, por seu alelo recessivo (b). Um rato heterozigoto para esse gene foi cruzado com uma rata cinza homozigota. A probabilidade de um descendente desse cruzamento ser marrom e heterozigoto é de: ]

Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1

1. exoesqueleto quitinoso

2. lanterna de Aristóteles

3. coanócitos

4. clitelo

5. nematocisto

6. amplexo


Coluna 2

( ) cnidários

( ) anfíbios

( ) equinodermos

( ) anelídeos

( ) artrópodos

( ) poríferos

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, ela acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo do feijão.
O sal foi absorvido pelas batatas por