Questões de Enem e Vestibulares: Biologia Encontre aqui questões Biologia de Enem e Vestibulares com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Biologia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q671359 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Vestibular ENEM, ENEM, Ensino Médio Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas. Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves. SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado). Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu a) hábitat. b) ecótopo. c) nível trófico. d) nicho ecológico. e) ecossistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q671469 | Biologia, Segunda Lei de Mendel, Ensino Médio (ENEM 2019) Em um experimento de seleção artificial, foram escolhidos indivíduos de uma população de uma determinada espécie animal que apresentavam o caráter "pelagem mais escura". Após alguns anos, verificou-se que 75% da população apresentava a pelagem mais escura e 25% apresentava a pelagem mais clara. Essa distribuição é compatível com a 2ª Lei de Mendel, pois indica que: a) houve seleção natural dos indivíduos com a pelagem mais clara. b) os indivíduos com pelagem mais escura apresentavam maior adaptação ao ambiente. c) a frequência de um alelo não se alterou na população em função do seu efeito fenotípico. d) o alelo que determina a pelagem mais clara é recessivo em relação ao alelo que determina a pelagem mais escura. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q671356 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Vestibular ENEM, ENEM, Ensino Médio O descarte inadequado do lixo é um problema que necessita ser solucionado urgentemente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 25% dos municípios brasileiros dispõem adequadamente seus resíduos. Para regulamentar essa questão, o Projeto de Lei 4 162/2019, que institui o marco regulatório do saneamento básico, estabeleceu um prazo até agosto de 2024 para que todos os lixões existentes no Brasil sejam transformados em aterros sanitários, entre outras providências. Disponível em: www.gov.br/casacivil. Acesso em: 5 out. 2020 (adaptado). A medida apontada no texto é necessária porque a) a poluição causada pelos aterros sanitários é reduzida pela impermeabilização do solo e tratamento do chorume. b) a criação dos aterros sanitários viabilizará o reaproveitamento da matéria orgânica descartada no lixo. c) a construção dos lixões envolve um custo mais elevado do que a manutenção dos aterros sanitários. d) nos lixões não há a possibilidade de separação de material para reaproveitamento e reciclagem. e) as áreas dos lixões desativados poderão ser imediatamente usadas para plantação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q669706 | Biologia, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ, Ensino Médio A “lei do uso e desuso” defende que o uso constante de determinadas regiões do corpo promove seu desenvolvimento, levando à hipertrofia, enquanto o desuso resulta em sua atrofia. Por outro lado, a “lei da transmissão dos caracteres adquiridos” defendia que as alterações desenvolvidas no corpo de um indivíduo, pelo uso ou desuso, são transmitidas a sua prole. Ao longo da década de 1870, o biólogo alemão August Weismann realizou experimentos de remoção de caudas de ratos em cinco gerações e comprovou que, ainda assim, seus descendentes nasciam com essa parte do corpo. Essa experiência simples refutava as ideias de que os caracteres adquiridos, pelo uso ou desuso, passam para as gerações futuras, como já fora proposto pelo evolucionista a) Jean-Baptiste Lamarck. b) Chales Darwin. c) Alfred Russel Wallace. d) Thomas Malthus. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q671478 | Biologia, Segunda Lei de Mendel, Ensino Médio (UNIFOR-CE) A cor das flores de uma determinada planta é determinada por dois genes (A e B), que agem de forma independente. Cada gene tem dois alelos, um dominante e outro recessivo. Um indivíduo homozigoto recessivo para ambos os genes é cruzado com um indivíduo heterozigoto para ambos os genes. Qual é a proporção de descendentes que apresentam flores de cor diferente dos pais? a) 1/2 b) 3/4 c) 1/4 d) 9/16 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q671444 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, Ensino Médio, 2023 O exemplo das girafas, proposto por Lamarck para explicar o conceito de adaptação e posteriormente reinterpretado por Darwin à luz da seleção natural, é melhor ilustrado pelo neodarwinismo a partir da ideia de seleção a) artificial. b) direcional. c) disruptiva. d) estabilizadora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q671470 | Biologia, Segunda Lei de Mendel, Ensino Médio (ENEM 2018) Para entender como ocorre a transmissão de caracteres genéticos de uma geração para outra, Gregor Mendel realizou experimentos com ervilhas, identificando a presença de alelos para a cor da semente e para a textura da casca. Esses experimentos levaram Mendel a propor a lei da segregação e a lei da distribuição independente de alelos, que explicam o funcionamento da herança genética. A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da distribuição independente de alelos, permite inferir que: a) a quantidade de um alelo em uma população não se altera ao longo do tempo. b) a frequência de um alelo em uma população pode ser influenciada por eventos aleatórios. c) os alelos de diferentes genes segregam-se independentemente durante a formação dos gametas. d) a expressão de um alelo recessivo depende da presença de um alelo dominante em outro gene. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q671473 | Biologia, Segunda Lei de Mendel, Ensino Médio (UNESP-SP) Em ratos, a cor marrom é condicionada por um gene dominante (B) e a cor cinza, por seu alelo recessivo (b). Um rato heterozigoto para esse gene foi cruzado com uma rata cinza homozigota. A probabilidade de um descendente desse cruzamento ser marrom e heterozigoto é de: ] a) 3/4 b) 1/2 c) 1/4 d) 1/8 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q671448 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, Ensino Médio, 2023 Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1. Coluna 1 1. exoesqueleto quitinoso 2. lanterna de Aristóteles 3. coanócitos 4. clitelo 5. nematocisto 6. amplexo Coluna 2 ( ) cnidários ( ) anfíbios ( ) equinodermos ( ) anelídeos ( ) artrópodos ( ) poríferos A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) 5 − 4 – 1 – 6 – 2 − 3 b) 5 − 6 – 2 − 4 – 1 − 3 c) 5 − 6 – 3 − 4 – 1 − 2 d) 6 − 5 – 3 − 4 – 1 − 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q668420 | Biologia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, Ensino Médio, 2019 Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, ela acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo do feijão. O sal foi absorvido pelas batatas por a) osmose, por envolver apenas o transporte do solvente. b) fagocitose, porque o sal transportado é uma substância sólida. c) exocitose, uma vez que o sal foi transportado da água para a batata. d) pinocitose, porque o sal estava diluído na água quando foi transportado. e) difusão, porque o transporte ocorreu a favor do gradiente de concentração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro ← AnteriorPróximo →🖨️ Imprimir questões
11 Q671359 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Vestibular ENEM, ENEM, Ensino Médio Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas. Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves. SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado). Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu a) hábitat. b) ecótopo. c) nível trófico. d) nicho ecológico. e) ecossistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q671469 | Biologia, Segunda Lei de Mendel, Ensino Médio (ENEM 2019) Em um experimento de seleção artificial, foram escolhidos indivíduos de uma população de uma determinada espécie animal que apresentavam o caráter "pelagem mais escura". Após alguns anos, verificou-se que 75% da população apresentava a pelagem mais escura e 25% apresentava a pelagem mais clara. Essa distribuição é compatível com a 2ª Lei de Mendel, pois indica que: a) houve seleção natural dos indivíduos com a pelagem mais clara. b) os indivíduos com pelagem mais escura apresentavam maior adaptação ao ambiente. c) a frequência de um alelo não se alterou na população em função do seu efeito fenotípico. d) o alelo que determina a pelagem mais clara é recessivo em relação ao alelo que determina a pelagem mais escura. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q671356 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Vestibular ENEM, ENEM, Ensino Médio O descarte inadequado do lixo é um problema que necessita ser solucionado urgentemente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 25% dos municípios brasileiros dispõem adequadamente seus resíduos. Para regulamentar essa questão, o Projeto de Lei 4 162/2019, que institui o marco regulatório do saneamento básico, estabeleceu um prazo até agosto de 2024 para que todos os lixões existentes no Brasil sejam transformados em aterros sanitários, entre outras providências. Disponível em: www.gov.br/casacivil. Acesso em: 5 out. 2020 (adaptado). A medida apontada no texto é necessária porque a) a poluição causada pelos aterros sanitários é reduzida pela impermeabilização do solo e tratamento do chorume. b) a criação dos aterros sanitários viabilizará o reaproveitamento da matéria orgânica descartada no lixo. c) a construção dos lixões envolve um custo mais elevado do que a manutenção dos aterros sanitários. d) nos lixões não há a possibilidade de separação de material para reaproveitamento e reciclagem. e) as áreas dos lixões desativados poderão ser imediatamente usadas para plantação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q669706 | Biologia, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ, Ensino Médio A “lei do uso e desuso” defende que o uso constante de determinadas regiões do corpo promove seu desenvolvimento, levando à hipertrofia, enquanto o desuso resulta em sua atrofia. Por outro lado, a “lei da transmissão dos caracteres adquiridos” defendia que as alterações desenvolvidas no corpo de um indivíduo, pelo uso ou desuso, são transmitidas a sua prole. Ao longo da década de 1870, o biólogo alemão August Weismann realizou experimentos de remoção de caudas de ratos em cinco gerações e comprovou que, ainda assim, seus descendentes nasciam com essa parte do corpo. Essa experiência simples refutava as ideias de que os caracteres adquiridos, pelo uso ou desuso, passam para as gerações futuras, como já fora proposto pelo evolucionista a) Jean-Baptiste Lamarck. b) Chales Darwin. c) Alfred Russel Wallace. d) Thomas Malthus. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q671478 | Biologia, Segunda Lei de Mendel, Ensino Médio (UNIFOR-CE) A cor das flores de uma determinada planta é determinada por dois genes (A e B), que agem de forma independente. Cada gene tem dois alelos, um dominante e outro recessivo. Um indivíduo homozigoto recessivo para ambos os genes é cruzado com um indivíduo heterozigoto para ambos os genes. Qual é a proporção de descendentes que apresentam flores de cor diferente dos pais? a) 1/2 b) 3/4 c) 1/4 d) 9/16 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q671444 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, Ensino Médio, 2023 O exemplo das girafas, proposto por Lamarck para explicar o conceito de adaptação e posteriormente reinterpretado por Darwin à luz da seleção natural, é melhor ilustrado pelo neodarwinismo a partir da ideia de seleção a) artificial. b) direcional. c) disruptiva. d) estabilizadora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q671470 | Biologia, Segunda Lei de Mendel, Ensino Médio (ENEM 2018) Para entender como ocorre a transmissão de caracteres genéticos de uma geração para outra, Gregor Mendel realizou experimentos com ervilhas, identificando a presença de alelos para a cor da semente e para a textura da casca. Esses experimentos levaram Mendel a propor a lei da segregação e a lei da distribuição independente de alelos, que explicam o funcionamento da herança genética. A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da distribuição independente de alelos, permite inferir que: a) a quantidade de um alelo em uma população não se altera ao longo do tempo. b) a frequência de um alelo em uma população pode ser influenciada por eventos aleatórios. c) os alelos de diferentes genes segregam-se independentemente durante a formação dos gametas. d) a expressão de um alelo recessivo depende da presença de um alelo dominante em outro gene. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q671473 | Biologia, Segunda Lei de Mendel, Ensino Médio (UNESP-SP) Em ratos, a cor marrom é condicionada por um gene dominante (B) e a cor cinza, por seu alelo recessivo (b). Um rato heterozigoto para esse gene foi cruzado com uma rata cinza homozigota. A probabilidade de um descendente desse cruzamento ser marrom e heterozigoto é de: ] a) 3/4 b) 1/2 c) 1/4 d) 1/8 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q671448 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, Ensino Médio, 2023 Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1. Coluna 1 1. exoesqueleto quitinoso 2. lanterna de Aristóteles 3. coanócitos 4. clitelo 5. nematocisto 6. amplexo Coluna 2 ( ) cnidários ( ) anfíbios ( ) equinodermos ( ) anelídeos ( ) artrópodos ( ) poríferos A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) 5 − 4 – 1 – 6 – 2 − 3 b) 5 − 6 – 2 − 4 – 1 − 3 c) 5 − 6 – 3 − 4 – 1 − 2 d) 6 − 5 – 3 − 4 – 1 − 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q668420 | Biologia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, Ensino Médio, 2019 Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, ela acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo do feijão. O sal foi absorvido pelas batatas por a) osmose, por envolver apenas o transporte do solvente. b) fagocitose, porque o sal transportado é uma substância sólida. c) exocitose, uma vez que o sal foi transportado da água para a batata. d) pinocitose, porque o sal estava diluído na água quando foi transportado. e) difusão, porque o transporte ocorreu a favor do gradiente de concentração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro