Questões de Vestibular: Biologia

Prepare-se para a prova com questões de Biologia de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q672830 | Biologia, Seres Vivos

Para falar a respeito de um ser vivo normalmente utilizamos o nome popular de determinada espécie. O nome popular, no entanto, apresenta variações de uma região para outra, o que pode gerar confusão. Diante disso, os pesquisadores utilizam o nome científico das espécies, que obedece a uma série de regras.

Observe as alternativas abaixo e marque aquela que não representa uma regra para a escrita de nomes científicos.

22 Q671476 | Biologia, Segunda Lei de Mendel

(UFRGS-RS) Em coelhos, a pelagem pode ser cinza, preta ou branca. A cor preta é condicionada por um gene dominante (B), enquanto a cor cinza é determinada por seu alelo recessivo (b). Além disso, a pelagem pode ser curta (C) ou longa (c), sendo a pelagem curta condicionada por um gene dominante (C). Um coelho heterozigoto para os dois genes foi cruzado com uma fêmea branca, homozigota recessiva para os dois genes.

A proporção fenotípica da prole esperada é:

23 Q672811 | Biologia, Teorias da Evolução, ENEM

(UEPB-2006 - Adaptado) - Darwin articulou a teoria completa quando publicou, na Inglaterra, seu famoso livro sobre A Origem das Espécies, sendo um dos documentos mais importantes do século XIX. Esta obra mudou completamente a visão do lugar que ocupamos na natureza ao mostrar que todas as formas da vida que hoje habitam a superfície da terra são resultados de processos evolutivos”.

Segundo a teoria da evolução, Charles Darwin baseou-se em fatos. Analise as proposições abaixo:

I. Em uma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais, havendo diferenças que tornam alguns mais atraentes, mais fortes etc.

II. As variações e semelhanças observadas entre os animais das ilhas Galápagos sugeriram a existência de um único ancestral.

III. A seleção de indivíduos de uma espécie se faz ao acaso.

IV. Os indivíduos de uma mesma espécie não mostram muitas variações na forma e na fisiologia.

Assinale a alternativa correta:

24 Q670721 | Biologia, Vestibular Segundo Semestre IF Sul MG, IF Sul MG, IF SUL MG

CAPTURA DE CO2 NÃO SERÁ SOLUÇÃO PARA A MUDANÇA CLIMÁTICA
A utilização de tecnologias de emissão negativa (captura e armazenamento dos gases do efeito estufa da atmosfera) é citada como a possibilidade de resgate do planeta contra o aumento do efeito estufa. Entretanto, essas tecnologias oferecem uma limitada possibilidade realista de reduzir o dióxido de carbono da atmosfera, além de não ser na escala necessária no atual cenário climático.
Manuel Planelles, Madri, 1 fev 2018 – El pais - Adaptado Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/31/ciencia/1517422520_564058.html>.  

A redução a que se refere o texto ocorre naturalmente quando as plantas:

25 Q671448 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1

1. exoesqueleto quitinoso

2. lanterna de Aristóteles

3. coanócitos

4. clitelo

5. nematocisto

6. amplexo


Coluna 2

( ) cnidários

( ) anfíbios

( ) equinodermos

( ) anelídeos

( ) artrópodos

( ) poríferos

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

26 Q671360 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Vestibular ENEM, ENEM

Metais são contaminantes encontrados em efluentes oriundos de diversas atividades antrópicas. Dentre esses, o mercúrio (Hg) é aquele que apresenta a maior toxicidade e o único metal que reconhecidamente causou óbitos em humanos em razão de contaminação pela via ambiental, particularmente pela ingestão de organismos aquáticos contaminados. Considere que, em um ecossistema aquático cujas águas foram contaminadas por mercúrio, esse metal será incorporado pelos organismos integrantes de toda a cadeia alimentar nos diferentes níveis tróficos.

LACERDA, L. D.; MALM, O. Contaminação por mercúrio em ecossistemas aquáticos: uma análise das áreas críticas. Estudos Avançados, n. 63, 2008 (adaptado).

Na situação apresentada, as concentrações relativas de mercúrio encontradas nos organismos serão

27 Q671574 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Vestibular UNESP, UNESP

Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente.

Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne.

28 Q668420 | Biologia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, ela acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo do feijão.
O sal foi absorvido pelas batatas por

29 Q672829 | Biologia, Seres Vivos

(Ufam/2010) A ciência agrupa os seres vivos conforme as características que eles apresentam em comum, onde cada grupo possui um subgrupo, o qual possui outro subgrupo, e a cada reagrupamento as similaridades ficam cada vez mais acentuadas. A classificação básica dos seres vivos está constituída, em ordem decrescente, com as seguintes categorias taxonômicas principais:

30 Q672858 | Biologia, Ciclo Celular

(UFF) Ao se pesquisar a função dos nucléolos realizaram-se experiências com uma linhagem mutante do anfíbio ‘Xenopus’. Verificou-se que cruzamentos de indivíduos desta linhagem produziam prole com alta incidência de morte – os embriões se desenvolviam normalmente e, pouco depois da eclosão, os girinos morriam. Estudos citológicos mostraram que os núcleos dos embriões ou não apresentavam nucléolos, ou apresentavam nucléolos anormais.

Conclui-se que a primeira atividade celular afetada nestes embriões foi:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.