Questões de Vestibular: Conhecimentos Gerais

Prepare-se para a prova com questões de Conhecimentos Gerais de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q687360 | Conhecimentos Gerais, Segundo Semestre, Univille, ACAFE

Fernando Collor de Melo, eleito presidente da República por voto direito em 1989, foi o primeiro presidente republicano que sofreu um impeachment (impedimento) na história política do Brasil. Nesse contexto é correto afirmar, exceto:

22 Q679182 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

O açúcar criou condições materiais de um modo de viver e de pensar. Um jeito de sermos brasileiros, divididos entre gente importante e gente insignificante, entre senhores e escravos. As amarguras do açúcar, e não suas doçuras, desenharam a cara do brasileiro e do Brasil.

MARTINS, J. S. Incertezas que jorram do mar.

O Estado de S. Paulo, 2 dez. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, que característica da colonização portuguesa continua influenciando a realidade brasileira atual?

23 Q679187 | Conhecimentos Gerais, Trabalho, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

TEXTO I

A roda dos expostos (local onde eram colocadas as crianças indesejadas) foi uma das instituições brasileiras de mais longa vida. Só foi extinta definitivamente na década de 1950.

FREITAS, M. Disponível em: www.capemisasocial.org.br.

Acesso em: 15 set. 2013 (adaptado).


TEXTO II

Art. 4º – É dever da família e da sociedade em geral assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes.

BRASIL. Lei 8 069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Diário Oficial da União, 13 jul. 1990 (adaptado).

Apesar de suas diferenças, os textos apresentam como objetivo comum

24 Q677913 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Prova 1, EINSTEIN, VUNESP

Durante muito tempo, os doentes eram tratados, principalmente, com remédios populares. Nas terras não cristãs, os homens e as mulheres que aplicavam esses tratamentos eram considerados feiticeiros e feiticeiras. Nas terras cristãs, a feitiçaria era proibida, mas havia “curandeiros” cristãos a quem Deus havia dado um saber. As pessoas mais ricas (senhores e burgueses) eram quase sempre tratadas por médicos judeus, pois os judeus possuíam conhecimentos de medicina vindos da Antiguidade.

(Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007. Adaptado.)

Ao tratar das doenças e dos tratamentos médicos na Idade Média, o texto

25 Q677944 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Prova II, FAMEMA, VUNESP

Num mundo cada vez mais globalizado, o fato de as ciências naturais falarem uma única língua universal e operarem sob uma única metodologia ajudou paradoxalmente a concentrá-las nos poucos centros com recursos adequados para seu desenvolvimento, isto é, nuns poucos Estados ricos altamente desenvolvidos. Os cérebros do mundo, que na Era das Catástrofes (entre 1914 e 1945) fugiram da Europa por motivos políticos, desde 1945 foram drenados dos países pobres para os ricos por motivos sobretudo econômicos. Nas décadas de 1970 e 1980, os países capitalistas desenvolvidos gastaram quase três quartos de todos os orçamentos do mundo em pesquisa.

(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos, 1995. Adaptado.)


De acordo com o excerto, a globalização

26 Q679855 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Prova 05, UEMG, UEMG

A elaboração de novos estatutos para a Universidade de Coimbra, em 1772, como a criação das faculdades de filosofia e matemática, valorização das ciências naturais, criação de laboratórios e adoção de métodos experimentais em medicina, relacionou-se ao ensino no Brasil, pois

27 Q679623 | Conhecimentos Gerais, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

As invenções do final do século XIX que revolucionaram a vida pública e privada no século XX foram as seguintes:

28 Q685026 | Conhecimentos Gerais, Vestibular, UNESP, VUNESP

[Leonardo da Vinci] viu que “a água corrente detém em si um número infinito de movimentos”.

Um “número infinito”? Para Leonardo, não se trata apenas de uma figura de linguagem. Ao falar da variedade infinita da natureza e sobretudo de fenômenos como as correntes de água, ele estava fazendo uma distinção baseada na preferência por sistemas analógicos sobre os digitais. Em um sistema analógico, há gradações infinitas, o que se aplica à maioria das coisas que fascinavam Leonardo: sombras de sfumato, cores, movimento, ondas, a passagem do tempo, a dinâmica dos fluidos.


(Walter Isaacson. Leonardo da Vinci, 2017.)



A partir da explicação do texto sobre Leonardo da Vinci, pode-se afirmar que

29 Q675139 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos no regime da chibata? JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada, São Paulo: Ática, 2014.
O texto,que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a);

30 Q679352 | Conhecimentos Gerais, Economia, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

As transformações geradas pelas descobertas tecnológicas das últimas décadas estão na base das mudanças que ocorrem no mundo hoje. A descoberta da informática e, sobretudo, os avanços extremamente rápidos que se seguiram nessa área, a partir da década de 1970, foram tão significativos para a humanidade que se decidiu igualar sua importância à da descoberta da máquina a vapor ou do tear mecânico e da divisão do trabalho, chamando-os de Terceira Revolução Industrial.

FERREIRA, J. S. W. Os contrastes da mundialização: a economia como instrumento de poder em um sistema internacional excludente. Disponível em: www.usp.br. Acesso em: 4 set. 2014.

No mundo contemporâneo, uma consequência socioeconômica do processo descrito é a
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.