Questões de Vestibular: Conhecimentos Gerais

Prepare-se para a prova com questões de Conhecimentos Gerais de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q679352 | Conhecimentos Gerais, Economia, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

As transformações geradas pelas descobertas tecnológicas das últimas décadas estão na base das mudanças que ocorrem no mundo hoje. A descoberta da informática e, sobretudo, os avanços extremamente rápidos que se seguiram nessa área, a partir da década de 1970, foram tão significativos para a humanidade que se decidiu igualar sua importância à da descoberta da máquina a vapor ou do tear mecânico e da divisão do trabalho, chamando-os de Terceira Revolução Industrial.

FERREIRA, J. S. W. Os contrastes da mundialização: a economia como instrumento de poder em um sistema internacional excludente. Disponível em: www.usp.br. Acesso em: 4 set. 2014.

No mundo contemporâneo, uma consequência socioeconômica do processo descrito é a

32 Q679801 | Conhecimentos Gerais, Política, Prova 03, UEMG, UEMG

A sociologia define liberalismo como um complexo de teorias e práticas construído no processo histórico de laicização e de especialização do poder político. Enquanto a laicização significa a separação do Estado e da religião, a especialização do poder político implica a divisão e independência dos poderes que constituem o Estado [...].

(SILVA, K. V. & SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. S. P: Contexto, 2008, p. 261. Adaptado.)

A divisão dos poderes que constituem o Estado e que, de acordo com o texto, fazem parte da especialização do poder político, decorrente do liberalismo, são:

33 Q674940 | Conhecimentos Gerais, Digital Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Foram esses cientistas Xavante que esclareceram os mistérios da germinação de cada uma das sementes. Eles tinham o conhecimento para quebrar a dormência. O fogo era fundamental para muitas; para outras, o caminho para despertar passava pelo sistema digestivo dos animais silvestres. “Essa planta nasce depois que fazemos a caçada com fogo, diziam eles, esta outra quando a anta caga a semente, aquela precisa ser comida pelo lobo”. Aliando os conhecimentos dos cientistas da aldeia e da cidade, essa área do Cerrado foi recuperada totalmente.
PAPPIANI, A. Tecnologias indígenas: esplendor e captura. Disponível em: https://outraspalavras.net. Acesso em: 10 out. 2019 (adaptado).

No texto, a relação socioespacial dos indígenas evidencia a importância do(a)

34 Q678525 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

A invenção da locomotiva por George Stephenson e a implantação do transporte ferroviário, na segunda metade do século XIX, provocaram modificações sociais intensas pelo mundo. Os trens possibilitaram maior circulação de pessoas e mercadorias e diminuíram o tempo de deslocamento entre grandes distâncias. Dentre os benefícios causados pelas ferrovias, é correto afirmar que elas:

35 Q678527 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

Os anos do pós-guerra foram marcados pelo surgimento de novos movimentos sociais. Manifestações como o Maio de 1968, na França, ou as campanhas contra a Guerra do Vietnã proporcionaram diferentes formas de participação política. A formação desse novo ambiente relacionava-se:

36 Q682186 | Conhecimentos Gerais, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS

A partir do século XII, houve um crescimento agrícola, comercial e urbano na Europa Ocidental. A competição entre as cidades das principais rotas comerciais fez com que comerciantes, artesãos e bispos se aliassem para a construção de grandes catedrais. Estas se sobrepunham às demais construções urbanas com suas altas torres, pórticos esculpidos na pedra, arcos ogivais e rosáceas coloridas. O novo estilo construtivo estava relacionado a uma nova sensibilidade religiosa, na qual o homem se elevava em direção a Deus.

O contexto e a descrição do estilo da época correspondem à arte

37 Q675554 | Conhecimentos Gerais, Política, PPL, ENEM, INEP, 2023

Nem mesmo Castelo Branco seria um aliado incondicional das políticas liberais recomendadas pelos organismos financeiros internacionais, nem dos contornos que o Departamento de Estado norte-americano promovia na política externa dos Estados latino-americanos. As políticas da Ditadura Militar — em particular as iniciativas de planejamento econômico, um projeto frustrado de reforma agrária promovido pelo ministro Roberto Campos e a rejeição ao “alinhamento automático” com Washington nos organismos multilaterais — proporcionariam pelo menos incerteza nos círculos decisórios da política externa dos Estados Unidos.

RAPOPORT, M.; LAUFER, R. Os Estados Unidos diante do Brasil e da Argentina: os golpes militares da década de 1960. Revista Brasileira de Política Internacional, n. 43, 2000 (adaptado).


O texto aborda uma diretriz do Estado brasileiro em suas relações com os Estados Unidos caracterizada pela

38 Q675331 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

TEXTO I

Oriunda da Romênia, Genny Gleizer aportou no Brasil em 1932. Assim como milhares de judeus do Leste Europeu, sua vinda para o Brasil ocorreu em um momento de ascensão do antissemitismo na Europa que tornava precárias suas vidas. O Brasil se colocava como uma possibilidade na busca por condições de sobrevivência e desenvolvimento.
ANTÃO, A. C. C. B. Gênero, imigração e política: o caso da judia comunista Genny Gleizer no Governo Vargas (1932-1935). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2017 (adaptado).

TEXTO II

A presença judaica no Brasil foi criando aos poucos certas desconfianças que se refletiram em órgãos da imprensa e em círculos intelectuais e políticos. Em parte, essa imagem negativa adviria da onda nacionalista surgida no final dos anos 1910, que concebia imigrantes como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, ou como seres improdutivos, exploradores da mão de obra e da riqueza autóctone. Além disso, as elites políticas da época acreditavam que os estrangeiros eram portadores das doutrinas anarquista e comunista, estranhas à “índole do povo brasileiro”. Esses “indesejáveis” seriam um mal externo que corromperia a nação.
MAIO, M. C.; CALAÇA, C. E. Um balanço da bibliografia sobre o antissemitismo no Brasil. In: GRINBERG, K. (Org.). Os judeus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).

Conforme descrito nos textos, o tratamento dispensado aos grupos mencionados se fundamentava em

39 Q687619 | Conhecimentos Gerais, PPL, ENCCEJA, INEP

Os fluxos da globalização popular são animados por milhares de redes sociais que fazem movimentos pendulares dentro do sistema, que não reflete a lógica e os interesses do poder econômico e político estabelecidos. No Brasil, os atores que realizam essas conexões são os “sacoleiros”. Se não fosse por eles, parte da riqueza global jamais chegaria às classes mais vulneráveis. RIBEIRO, G. Disponível em: http://diplomatique.org.br/de-guangdong-a-caruaru. Acesso em: 5 abr. 2011 (adaptado).
No mundo todo existem milhões de pessoas envolvidas com a globalização econômica de baixo para cima, que se diferencia da globalização tradicional por

40 Q679684 | Conhecimentos Gerais, Política, Prova 01, UEMG, UEMG

Inicialmente, o país havia sido uma colônia alemã e, posteriormente, passou para o poderio da Bélgica, tornando-se independente em 1962. O conflito envolvendo esse país é, na verdade, de ordem interna, visto que envolve populações mais ou menos próximas de duas etnias principais, os tutsis e os hutus. A aceleração dos conflitos resultou na morte de mais de 1 milhão de pessoas, majoritariamente da etnia tutsi, que foram assassinadas por milícias de origem hutu.

(http://geografiaeatualidades.blogspot.com/2008/08/srie-frica-ruanda.html. Acesso: 11/04/2010.)


Qual é o nome deste país?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.