Questões de Vestibular: História e Geografia de Estados e Municípios

Prepare-se para a prova com questões de História e Geografia de Estados e Municípios de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q687751 | História e Geografia de Estados e Municípios, História, UNICENTRO, UNICENTRO

“A Lei Áurea era mesmo popular e conferia nova visibilidade à princesa Isabel e à Monarquia. No entanto, politicamente, o Império tinha seus dias contados ao perder o apoio dos fazendeiros do Vale do Paraíba. Apesar do clima de euforia reinante, parecia ser o último ato do teatro imperial. [...]. Nos jornais e nas imagens da época, Isabel passa a ser retratada como uma santa a redimir os escravos, que aparecem sempre descalços e ajoelhados, como a rezar e a abençoar a padroeira. Já a princesa surge de pé e ereta, contrastada com a posição curvada e humilde dos ex-escravos, que parecem manter a sua situação – se não mais real, ao menos simbólica. Aos escravos recém-libertos só restaria a resposta servil e subserviente, reconhecedora do tamanho do “presente” recebido. Estava inaugurada uma maneira complicada de lidar com a questão dos direitos civis. Sem a compreensão de que a abolição era resultado de um movimento coletivo, permaneceríamos atados ao complicado jogo das relações pessoais, suas contraprestações e deveres: chave do personalismo e do próprio clientelismo. Nova versão para uma estrutura antiga em que as relações privadas se impõem sobre as esferas públicas de atuação. Como se fôssemos avessos a qualquer associação com a violência, apenas reproduzimos hierarquias que, de tão assentadas, pareciam legitimadas pela própria natureza. Péssima lição de cidadania: a liberdade combinada com humildade e servidão, distante das noções de livre-arbítrio e de responsabilidade individual. ” SCHWARCZ, Lilia. Abolição como Dádiva. In: FIGUEIREDO, Luciano (org.) A Era da Escravidão. Rio de Janeiro: Sabin, 2009, p. 88-90.
A respeito da Lei Áurea é correto afirmar.

32 Q685967 | História e Geografia de Estados e Municípios, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS

Em 1514, o Papa Leão X concedeu aos monarcas portugueses, em caráter hereditário, o Padroado sobre as terras conquistadas, o que, na colonização do Brasil, fez desses monarcas grãos mestres da Ordem de Cristo, que os autorizava a:

33 Q686261 | História e Geografia de Estados e Municípios, Primeira Fase, EBMSP, EBMSP

A poluição dos rios brasileiros está cada vez mais generalizada e, quase sempre, o índice de qualidade das águas fica comprometido. Nesse contexto, os órgãos responsáveis pelo levantamento dos recursos hídricos, como o INEMA, estabeleceram cinco parâmetros de qualidade da água: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo. O monitoramento dos recursos ambientais e hídricos confirma que a situação dos rios é preocupante. Além da poluição por resíduos industriais, esgotos residenciais e agrotóxicos há, ainda, o assoreamento.
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre os rios brasileiros e sua atuação no relevo, pode-se afirmar:

34 Q689338 | História e Geografia de Estados e Municípios, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR

Segundo divulgação recente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral - 2018), o eleitorado brasileiro é formado por 52,5% de mulheres. Contudo, a participação feminina nos espaços de poder como legislativo e executivo ainda é muito baixa em relação à participação dos homens, fato que também contribui para desigualdade de gênero no Brasil. Considerando o texto, assinale a alternativa correta.

35 Q684994 | História e Geografia de Estados e Municípios, Geografia e História, UECE, UECE CEV

Filipe Camarão, Henrique Dias, André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira são personagens que participaram da Insurreição Pernambucana, que foi

36 Q686020 | História e Geografia de Estados e Municípios, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

O ambiente de Tabuleiros, no território alagoano, compreende uma área que se caracteriza pelo predomínio de relevo plano a ondulado, em terrenos sedimentares. Nesse ambiente, observa-se o predomínio de um tipo de solo que vem sendo amplamente utilizado pelo sistema agrário para o cultivo da cana-de-açúcar. Assinale-o.

37 Q687859 | História e Geografia de Estados e Municípios, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

Nas últimas décadas o Brasil vem passando por um processo de modernização agrícola. A este processo se inclui, exceto:

38 Q688133 | História e Geografia de Estados e Municípios, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Os termos desertificação e arenização possuem distinções em relação ao conceito e às características, embora ambos sejam fenômenos geomorfológicos, que provocam alterações no solo.



Nesse contexto, pode-se afirmar:

39 Q686111 | História e Geografia de Estados e Municípios, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS

Em Maceió, os denominados “africanos livres” foram utilizados, sobretudo, como mão de obra subalterna em repartições do poder público. Essa categoria de trabalhadores, criada pelo Parlamento imperial brasileiro, em 1831, era composta por

40 Q686114 | História e Geografia de Estados e Municípios, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS

A votação,em 1957, do impeachment do governador Muniz Falcão, na Assembléia Legislativa de Alagoas constituiu-se um dos momentos mais violentos da história política de Alagoas. Sentenciado com o impedimento, Muniz Falcão recorreu, e saindo vitorioso, iniciou em 1958 uma segunda fase do seu governo, no qual
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.