Questões de Vestibular: Jornalismo

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21 Q683317 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Ao elaborar reportagens investigativas, o profissional, muitas vezes, se vê às voltas com recursos polêmicos de apuração, como informações reveladas em off pelas fontes. Isso significa que, por alguma razão, a fonte não pode ou não quer se identificar. É algo que não chega a ser raro em reportagens que se definem por, justamente, querer revelar aquilo que alguém pretende esconder, mesmo sendo de interesse público.
Considerando esse contexto e a deontologia que rege a profissão de jornalista, avalie as afirmações a seguir.
I. O jornalista, quando recebe uma informação em off, só deve publicá-la depois de verificar sua veracidade por meio de consultas a outras fontes ou documentos.
II. O que permite a publicação de informações obtidas em off em reportagens com uma única fonte é o fato de elas tratarem de denúncia grave e de incontestável interesse público.
III. A fonte de uma informação revelada em off pode ser utilizada como a única em uma reportagem, desde que o leitor fique ciente de que se trata de fonte que não quis ou não pôde identificar-se.

É correto o que se afirma em

22 Q683318 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Os programas jornalísticos de TV que apresentam reportagens especiais mais longas que o telejornal diário seguem etapas de produção que se assemelham às produções de vídeos e filmes de curta e média metragens. Essas etapas se dividem em: pré-produção, produção e pós-produção. Cada uma delas abrange diversas fases de trabalho.
KELLINSON, C. Produção e direção para TV e vídeo: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).

Considerando as etapas de trabalho necessárias para produzir uma reportagem especial que vai cobrir um bloco inteiro de um programa jornalístico semanal gravado, avalie as afirmações a seguir.
I. A pesquisa, a pauta e a definição das marcações e locações para a gravação externa ou em estúdio devem ser realizadas durante a pré-produção.
II. A produção deve conter a captação de áudio e vídeo, decupagem e edição com inserção de offs, gráficos, arte e toda a sonoplastia e execução do script.
III. A pós-produção inclui a gravação final do script no estúdio, com as cabeças e chamadas, realizadas pelo apresentador, e a inserção de créditos.

É correto o que se afirma em

23 Q682000 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

São campos de atuação do jornalista especializado:
I. Editorias ou Seções de veículos de informação geral, como as de Esporte, Política, Economia, Cultura, Saúde, Comportamento etc.
II. Os veículos populares de informação geral, pois oferecem a um público específico um conjunto de assuntos de interesse distinto aos de outros públicos, além de usar uma linguagem própria.
III. Veículos segmentados que podem cobrir desde grandes áreas como Cultura ou Música como subáreas (Literatura, Rock, Samba, Instrumentos Musicais, por exemplo).
A partir das assertivas acima, assinale a alternativa CORRETA:

24 Q682014 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Ao veículo rádio são atribuídas características determinantes que irão moldar a estrutura da relação com sua audiência. Analise as afirmativas sobre estas características:
I.O imediatismo é atribuição inicial apontando como a transmissão dos fatos no momento em que ocorrem e a instantaneidade já que a mensagem radiofônica é recebida no momento da emissão
II. A interatividade e a mobilidade só foram atribuídas ao veículo rádio após a internet 3.0 com as ferramentas das mídias sociais.
III. A penetração é a característica que permite ao rádio chegar a diversos lugares, sendo que, ao mesmo tempo, também pode estar presente o regionalismo, que integra o ouvinte por meio das mensagens locais.
Sobre estas afirmações, assinale a alternativa correta:

25 Q682016 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

As revistas, desde que começaram a ser publicadas, aproximadamente em 1663, vêm promovendo troca de ideias e influenciando os costumes, a cultura e o pensamento no mundo moderno, através de um casamento interessante entre a forma e o conteúdo no jornalismo impresso. Para Lage (1981), seu universo é atraente, pois nele elementos como design, fotografia e texto se encontram.
Sobre as revistas, marque a alternativa correta:
I - Elas podem ter periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, sendo que algumas podem circular em intervalos maiores.
II- Sua prática jornalística é diferenciada, dada a variedade de estilos e abordagem sobre os temas tratados.
III - Cada revista tem uma percepção de identidade repassada ao leitor. Assim, seria mais fácil reposicionar uma revista no mercado do que lançar uma nova revista.
IV - Cada revista traz uma proposta discursiva cuja sobrevivência dependeria diretamente de uma relevância engendrada socialmente e adaptada de forma constante às mudanças da sociedade.

26 Q682002 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Juarez Bahia, em sua obra "Jornal, História e Técnica" (1990) afirma que o Jornalismo Especializado é uma necessidade social porque "resulta do próprio desenvolvimento das relações em sociedade. É uma técnica de tratamento da notícia que se aperfeiçoa paralelamente à evolução dos meios de produção, das tecnologias industriais e comerciais, das aquisições culturais, das pesquisas e experiências científicas" (BAHIA, 1990, p. 214).
BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica: as técnicas de jornalismo. 4 ed. São Paulo 2010.
Sobre o conceito de Jornalismo Especializado é correto afirmar que:

27 Q682009 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) reúne no seu site a opinião de diversos jornalistas sobre o assunto. Dentre eles, destaca-se o depoimento de Leonardo Sakamoto, da Repórter Brasil.
É o jornalismo de "precisão" e de fôlego que, através de pesquisa de campo e/ou trabalho de gabinete com dados e documentos, tem como objetivos a) trazer à tona informação de interesse público que alguém ou alguma instituição deliberadamente mantenha em sigilo e/ou b) retirar o véu de ignorância sobre determinado assunto, aprofundando significativamente o entendimento da sociedade sobre ele e trazendo novas interpretações que, principalmente, refutem a percepção corrente. (Disponível em: https://abraji.org.br/noticias/jornalismo-investigativo-definicoes-de-associados-e-seguidores)
Neste sentido, o jornalismo investigativo contempla uma pauta mais complexa e exige profundidade na checagem. Com relação a produção de uma reportagem investigativa, podemos dizer que:
I. Para fazer a denúncia, o repórter deve avaliar se há interesse público.
II. Ainda no planejamento, deve ser avaliado o risco para os jornalistas, se descobertos.
III. Pessoas que não estão envolvidas na denúncia devem ter imagem e voz preservados.
IV. O levantamento de informações que possam revelar um fato grave, de interesse social, conferem ao jornalista uma licença para subverter a lei.
V. Deve-se usar câmera escondida em qualquer situação.
Em relação as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

28 Q682019 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

O time de futebol Várzea do Distante - representa uma pequena cidade do interior do país - e está pela primeira vez disputando o campeonato Brasileiro da Série A. A equipe surpreendentemente lidera a competição após um turno já disputado. Por outro lado, o Clube Popular é o que possui o maior número de torcedores no país, mas seu time está em má fase, sendo apenas o 15º colocado no final do primeiro turno. Entretanto, a escala prévia das partidas que serão transmitidas pela TV aberta lista apenas um jogo de Várzea do Distante, justamento contra o Clube Popular, enquanto está prevista a transmissão de mais oito jogos da equipe Popular, apesar de sua fraca campanha na competição.
A Teoria Organizacional pode explicar a preferência pela transmissão de jogos do Clube Popular. Ela discute o conceito de produção de notícia, observando caminhos, modelos e parâmetros das normatizações empresariais, linhas editorias como fatores determinantes da prática jornalística.
Acerca de tal teoria, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso). E assinale a sequência CORRETA.
( ) A habilidade do jornalista com normas vigentes da empresa é imprescindível para o caminho que ele trilha para a produção e sua carreira jornalística.
( ) O conhecimento das funções técnicas e pragmáticas do jornalismo empresarial prejudica a captação de boas histórias e seus sentidos humanistas.
( ) A comum organização de jornalistas em grupos e categorias facilita o espírito de corpo necessário para a ascensão funcional de todo coletivo.
( ) A compreensão de uma ordem econômica e ideológica que permeia a linha editorial da empresa é determinante para os caminhos da produção.
( ) A percepção da realidade do funcionamento interno da redação garante aos jornalistas um sucesso na gerência da empresa.

29 Q683307 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Como a Lupa faz suas checagens?
A principal matéria-prima no processo de produção de conteúdo jornalístico são as declarações feitas por atores públicos e as informações potencialmente falsas que circulam em plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens.
Diariamente, os jornalistas da Lupa observam o que é dito por políticos, líderes sociais e celebridades em jornais, revistas, rádios, programas de TV e na internet. A Lupa se esforça para verificar o grau de veracidade de frases que contenham dados históricos, estatísticos, comparações e informações relativas à legalidade ou à constitucionalidade de um fato.
Por princípio, a Lupa não analisa a intenção de atores públicos ao proferirem informações falsas. Porém, desde janeiro de 2021, a Lupa se reserva o direito de “apontar mentiras”, identificando-as em títulos e textos quando vê repetições de falas equivocadas como parte de um comportamento que busca distorcer o debate público.
AGÊNCIA LUPA. Como a Lupa faz suas checagens? Disponível em: https://lupa.uol.com.br/ institucional/como-fazemos-nossas-checagens. Acesso em: 23 jun. 2022.

TEXTO 2
O fantasma das fake news e o surgimento da indústria de fact-checking (checagem de fatos) são movimentos paralelos na disputa pela credibilidade e pela legitimidade. Ambos reforçam o entendimento de que há uma “verdade factual” objetiva a ser desvelada pela imprensa. Ao recorrer a agências especializadas em fact-checking, o jornalismo transfere a terceiros sua pretensão à posição de guardião da veracidade factual. Ao assumir como uma de suas funções primordiais testar a veracidade do discurso de políticos, o fact-checking sinaliza uma autocrítica involuntária a respeito do jornalismo declaratório, que é o pão cotidiano do ofício. Toda essa situação cria um pesadelo epistemológico, já que, a rigor, não resta qualquer instância de realidade indiscutível na qual ancorar as pretensões de veracidade discursiva. Se o jornalismo profissional não desfruta mais da credibilidade que suas práticas conferiam, se uma parte do público acredita que ele participa de uma conspiração para ocultar a realidade, não há motivo para não julgar que as agências de fact-checking estejam igualmente comprometidas. É essa indeterminação sem fim que define a era da “pós-verdade”.
MIGUEL, L. F. Jornalismo, polarização política e a querela das fake news. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 16, n. 2, p. 46-58, 2019 (adaptado).
Considerando os textos apresentados sobre a emergência e as contradições da chamada era da “pós-verdade”, avalie as afirmações a seguir.
I. Na era da desinformação e das fake news, agências de checagem como a Lupa, vinculadas a grupos da mídia hegemônica, buscam construir um discurso de relegitimação do jornalismo.
II. Ao assumirem o lugar de verificação dos discursos em circulação nas mídias jornalísticas, as agências de checagem de fatos reivindicam para si a credibilidade que elas questionam no jornalismo.
III. Agências especializadas em fact-checking constroem uma vigilância sobre o debate público e possibilitam uma leitura crítica e qualificada das mídias por parte dos públicos.

É correto o que se afirma em

30 Q683308 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Em junho de 2020, três meses após decretada a pandemia de Covid-19 no mundo, uma iniciativa marcaria a imprensa brasileira. Diante da limitação, do atraso e da irregularidade na divulgação de dados sobre a doença, era criado um consórcio de veículos de imprensa reunindo G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Em meio à evolução da doença no país, seis redações montaram uma força-tarefa para colher dados nas secretarias dos estados e do Distrito Federal e garantir à população acesso à informação de qualidade sobre o novo coronavírus. Essa parceria histórica entre veículos de imprensa foi reconhecida como importante atitude no combate à desinformação.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A iniciativa de criação do consórcio brasileiro de imprensa reflete um movimento em curso no jornalismo mundial e sugere que, apesar da concorrência entre veículos, a colaboração entre redações para o alcance de objetivos comuns tem se estabelecido cada vez mais no cotidiano profissional.
PORQUE
II. A demanda por informação de qualidade, a busca por transparência, a tentativa de elucidar a complexidade de determinadostemas e o desejo de revelar fatos de interesse público são desafios que jornalistas podem vencer somando forças e dividindo tarefas, o que também permite reduzir a dependência exclusiva de dados sistematizados por fontes oficiais e fortalecer a credibilidade de suas marcas e do próprio jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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