Questões de Enem e Vestibulares: Pedagogia Encontre aqui questões Pedagogia de Enem e Vestibulares com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Pedagogia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q671329 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio Ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”. Esse pequeno trecho diz respeito a qual pensador? a) Moacir Gadotti. b) Vitor Henrique Paro. c) Henrique Meirelles. d) Paulo Freire. e) Pierre Le Goff. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q671343 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio Ao considerarmos a teoria freireana e seus textos que versam sobre o ato de ensinar e aprender, que exigências existem para que se assuma essa perspectiva de docência idealizada por Paulo Freire? a) Ensinar exige condicionamento. b) Ensinar exige uma postura neutra. c) Ensinar exige autoritarismo e controle. d) Ensinar exige consciência do acabamento. e) Ensinar exige risco e aceitação do novo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q671330 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio O autor Paulo Freire fazia uma severa crítica à educação bancária que tem por referência as teorias tradicionais do currículo, em que o professor vê o aluno como um depósito vazio que será preenchido com conhecimentos vindos exclusivamente deste professor. Em contrapartida, Freire propõe a Educação Libertadora. Assinale a alternativa que discorre sobre a Educação Libertadora de Paulo Freire. a) É uma forma mecânica e autoritária de pensar sobre como organizar um programa, que implica, acima de tudo, numa tremenda falta de confiança na criatividade dos estudantes e na capacidade dos professores b) A curiosidade e a autonomia vão-se perdendo na produção do conhecimento, uma vez que o conhecimento é narrado pelo(a) professor(a) como algo acabado, estático c) Os professores quando “certos-centros” de poder estabelecem o que deve ser feito em classe, sua maneira autoritária nega o exercício da criatividade entre professores e estudantes d) Os protagonistas do processo são os sujeitos da educação, estudantes e professor(a) que, juntos, dialogam, problematizam e constroem o conhecimento e) Um docente consciente do seu papel no processo educativo prioriza o ensino dos conteúdos que são úteis para as etapas escolares seguintes Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q671345 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio A escola deve ser capaz de trabalhar um currículo significativo e estar preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem, com uma proposta político-pedagógica alicerçada em uma pedagogia crítica, capaz de desafiar o educando a pensar criticamente a realidade social, política e histórica. Na concepção de Paulo Freire, o educador deve ensinar os conteúdos de sua disciplina com rigor e, com rigor, cobrar a produção dos educandos, mas não deve esconder a sua opção política na neutralidade impossível de seu fazer. Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico não é a) um processo permanente de reflexão e discussão de problemas na escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade. b) um simples agrupamento de planos e de atividades diversas a ser executado por todos os participantes. c) o instrumento que define a proposta educacional, o planejamento das ações no ambiente da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como realizá-las. d) um instrumento teórico-metodológico que visa a ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano na escola. e) um projeto que reúne propostas de ações concretas durante determinado período de tempo e que considera a escola como espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q671348 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio Paulo Freire estabelece uma crítica a educação bancária e diz que todo ato educativo é também um ato: a) tradicional b) conservador c) opressor d) político e) autoritário Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q671340 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio Ensinar exige criticidade. Considerando a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA. a) A curiosidade ingênua que, “desarmada”, está associada ao saber do senso comum, não é a mesma curiosidade que, criticizando-se, aproximando-se de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível, se torna curiosidade epistemológica. b) Como manifestação presente à experiência vital, a curiosidade humana vem sendo histórica e socialmente desconsiderada. c) Precisamente porque a promoção da ingenuidade para a criticidade se dá automaticamente, uma das tarefas precípuas da prática educativo progressista é exatamente o desenvolvimento da curiosidade crítica, insatisfeita, indócil. d) A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza. e) Sempre há criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q671344 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio Paulo Freire contribuiu muito para a educação brasileira, ele defendeu a ideia de que, na alfabetização, se deve investigar e trabalhar as “palavras-geradoras”; e, na pós-alfabetização, deve-se pesquisar e desenvolver o processo educacional com os “temas geradores”. Com base nos seus conhecimentos sobre Paulo Freire e a sua influência na educação brasileira, marque a alternativa INCORRETA. a) Paulo Freire propõe a substituição da aula pelo que denominou “círculo de cultura” no qual, por meio de relações horizontalizadas, educadores e educandos aprendem mutuamente, discutindo palavras, temas ou contextos geradores de suas próprias culturas. b) Para Paulo Freire, a educação bancária implica numa espécie de anestesia, inibindo o poder criador dos educandos. O autor afirma que a educação problematizadora é a melhor opção, pois possui caráter autenticamente reflexivo, e implica num constante ato de desvelamento da realidade. c) Paulo Freire acreditava que toda relação humana se desenvolve sobre uma dimensão política, apreendida pela leitura de mundo, que, por sua vez, é a base da leitura da palavra. d) Uma das contribuições importantes de Paulo Freire foi na Educação de jovens e adultos (EJA). O autor fez um trabalho em prol da “desinfantilização” da EJA, levando em conta a importância de se trabalhar temas e assuntos comuns a realidade dos estudantes. e) Paulo Freire acreditava e defendia a “educação bancária”, como a melhor forma de educar as crianças, jovens e adultos. Nela o professor vê o aluno como um banco, no qual deposita o conhecimento. Na prática, o aluno é como um cofre vazio em que o professor acrescenta fórmulas, letras e conhecimento científico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q671334 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio De acordo com Freire (2011), a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da leitura deste. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o: a) pretexto e o contexto. b) código e o leitor. c) professor e o aluno. d) trabalho e o texto. e) texto e o contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q671347 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio No livro Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo (1999), Tomaz Tadeu da Silva, afirma que a partir das teorizações críticas de base marxista, a questão da desigualdade - tomada como fenômeno vinculado à injustiça - se estabeleceu nesse campo de discussão. A preocupação em compreender, na perspectiva de transformar, os contextos através dos quais a escola atuava de forma discriminatória em relação às classes trabalhadoras mobilizou a produção de autores das denominadas teorias críticas, como Bordieu, Passeron, Michel Apple, Paulo Freire, por exemplo, e de correntes de pensamento como a Nova Sociologia da Educação. Com as teorias críticas aprendemos que o currículo é: a) Um espaço de poder. b) Um espaço exclusivamente técnico. c) Um espaço obrigatoriamente de repetição. d) Um espaço por excelencia dos saberes clássicos. e) Um espaço unicamente para os saberes estabelecidos pelos documentos legais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q671335 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio O legado de Paulo Freire permanece vivo, mesmo após sua morte em 1997, entre tantos aspectos, por sua visão de alfabetização humanizada que convoca os estudantes a se engajarem em um trabalho por justiça social que promova reflexões sobre suas próprias condutas de vida. Freire faz o estudante olhar para si. Sobre tal questão e sobre Paulo Freire é correto afirmar que: a) As ideias de Freire são todas inspiradoras, mas desconectadas da realidade. b) O oprimido depende do opressor para poder retirá-lo de tal condição. c) A consciência do mundo não é reduzida a uma experiência racionalista, implica na consciência de mim no mundo, com os outros e a capacidade de perceber o mundo e compreendê-lo. d) Na pedagogia de Paulo Freire emerge a ideia de meritocracia. e) As pessoas oprimidas conseguem estabelecer um conhecimento epistêmico, mas tal conhecimento não poderá conduzir sua emancipação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro ← AnteriorPróximo →🖨️ Imprimir questões
11 Q671329 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio Ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”. Esse pequeno trecho diz respeito a qual pensador? a) Moacir Gadotti. b) Vitor Henrique Paro. c) Henrique Meirelles. d) Paulo Freire. e) Pierre Le Goff. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q671343 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio Ao considerarmos a teoria freireana e seus textos que versam sobre o ato de ensinar e aprender, que exigências existem para que se assuma essa perspectiva de docência idealizada por Paulo Freire? a) Ensinar exige condicionamento. b) Ensinar exige uma postura neutra. c) Ensinar exige autoritarismo e controle. d) Ensinar exige consciência do acabamento. e) Ensinar exige risco e aceitação do novo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q671330 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio O autor Paulo Freire fazia uma severa crítica à educação bancária que tem por referência as teorias tradicionais do currículo, em que o professor vê o aluno como um depósito vazio que será preenchido com conhecimentos vindos exclusivamente deste professor. Em contrapartida, Freire propõe a Educação Libertadora. Assinale a alternativa que discorre sobre a Educação Libertadora de Paulo Freire. a) É uma forma mecânica e autoritária de pensar sobre como organizar um programa, que implica, acima de tudo, numa tremenda falta de confiança na criatividade dos estudantes e na capacidade dos professores b) A curiosidade e a autonomia vão-se perdendo na produção do conhecimento, uma vez que o conhecimento é narrado pelo(a) professor(a) como algo acabado, estático c) Os professores quando “certos-centros” de poder estabelecem o que deve ser feito em classe, sua maneira autoritária nega o exercício da criatividade entre professores e estudantes d) Os protagonistas do processo são os sujeitos da educação, estudantes e professor(a) que, juntos, dialogam, problematizam e constroem o conhecimento e) Um docente consciente do seu papel no processo educativo prioriza o ensino dos conteúdos que são úteis para as etapas escolares seguintes Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q671345 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio A escola deve ser capaz de trabalhar um currículo significativo e estar preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem, com uma proposta político-pedagógica alicerçada em uma pedagogia crítica, capaz de desafiar o educando a pensar criticamente a realidade social, política e histórica. Na concepção de Paulo Freire, o educador deve ensinar os conteúdos de sua disciplina com rigor e, com rigor, cobrar a produção dos educandos, mas não deve esconder a sua opção política na neutralidade impossível de seu fazer. Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico não é a) um processo permanente de reflexão e discussão de problemas na escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade. b) um simples agrupamento de planos e de atividades diversas a ser executado por todos os participantes. c) o instrumento que define a proposta educacional, o planejamento das ações no ambiente da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como realizá-las. d) um instrumento teórico-metodológico que visa a ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano na escola. e) um projeto que reúne propostas de ações concretas durante determinado período de tempo e que considera a escola como espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q671348 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio Paulo Freire estabelece uma crítica a educação bancária e diz que todo ato educativo é também um ato: a) tradicional b) conservador c) opressor d) político e) autoritário Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q671340 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio Ensinar exige criticidade. Considerando a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA. a) A curiosidade ingênua que, “desarmada”, está associada ao saber do senso comum, não é a mesma curiosidade que, criticizando-se, aproximando-se de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível, se torna curiosidade epistemológica. b) Como manifestação presente à experiência vital, a curiosidade humana vem sendo histórica e socialmente desconsiderada. c) Precisamente porque a promoção da ingenuidade para a criticidade se dá automaticamente, uma das tarefas precípuas da prática educativo progressista é exatamente o desenvolvimento da curiosidade crítica, insatisfeita, indócil. d) A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza. e) Sempre há criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q671344 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio Paulo Freire contribuiu muito para a educação brasileira, ele defendeu a ideia de que, na alfabetização, se deve investigar e trabalhar as “palavras-geradoras”; e, na pós-alfabetização, deve-se pesquisar e desenvolver o processo educacional com os “temas geradores”. Com base nos seus conhecimentos sobre Paulo Freire e a sua influência na educação brasileira, marque a alternativa INCORRETA. a) Paulo Freire propõe a substituição da aula pelo que denominou “círculo de cultura” no qual, por meio de relações horizontalizadas, educadores e educandos aprendem mutuamente, discutindo palavras, temas ou contextos geradores de suas próprias culturas. b) Para Paulo Freire, a educação bancária implica numa espécie de anestesia, inibindo o poder criador dos educandos. O autor afirma que a educação problematizadora é a melhor opção, pois possui caráter autenticamente reflexivo, e implica num constante ato de desvelamento da realidade. c) Paulo Freire acreditava que toda relação humana se desenvolve sobre uma dimensão política, apreendida pela leitura de mundo, que, por sua vez, é a base da leitura da palavra. d) Uma das contribuições importantes de Paulo Freire foi na Educação de jovens e adultos (EJA). O autor fez um trabalho em prol da “desinfantilização” da EJA, levando em conta a importância de se trabalhar temas e assuntos comuns a realidade dos estudantes. e) Paulo Freire acreditava e defendia a “educação bancária”, como a melhor forma de educar as crianças, jovens e adultos. Nela o professor vê o aluno como um banco, no qual deposita o conhecimento. Na prática, o aluno é como um cofre vazio em que o professor acrescenta fórmulas, letras e conhecimento científico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q671334 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio De acordo com Freire (2011), a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da leitura deste. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o: a) pretexto e o contexto. b) código e o leitor. c) professor e o aluno. d) trabalho e o texto. e) texto e o contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q671347 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio No livro Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo (1999), Tomaz Tadeu da Silva, afirma que a partir das teorizações críticas de base marxista, a questão da desigualdade - tomada como fenômeno vinculado à injustiça - se estabeleceu nesse campo de discussão. A preocupação em compreender, na perspectiva de transformar, os contextos através dos quais a escola atuava de forma discriminatória em relação às classes trabalhadoras mobilizou a produção de autores das denominadas teorias críticas, como Bordieu, Passeron, Michel Apple, Paulo Freire, por exemplo, e de correntes de pensamento como a Nova Sociologia da Educação. Com as teorias críticas aprendemos que o currículo é: a) Um espaço de poder. b) Um espaço exclusivamente técnico. c) Um espaço obrigatoriamente de repetição. d) Um espaço por excelencia dos saberes clássicos. e) Um espaço unicamente para os saberes estabelecidos pelos documentos legais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q671335 | Pedagogia, Paulo Freire, Ensino Médio O legado de Paulo Freire permanece vivo, mesmo após sua morte em 1997, entre tantos aspectos, por sua visão de alfabetização humanizada que convoca os estudantes a se engajarem em um trabalho por justiça social que promova reflexões sobre suas próprias condutas de vida. Freire faz o estudante olhar para si. Sobre tal questão e sobre Paulo Freire é correto afirmar que: a) As ideias de Freire são todas inspiradoras, mas desconectadas da realidade. b) O oprimido depende do opressor para poder retirá-lo de tal condição. c) A consciência do mundo não é reduzida a uma experiência racionalista, implica na consciência de mim no mundo, com os outros e a capacidade de perceber o mundo e compreendê-lo. d) Na pedagogia de Paulo Freire emerge a ideia de meritocracia. e) As pessoas oprimidas conseguem estabelecer um conhecimento epistêmico, mas tal conhecimento não poderá conduzir sua emancipação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro