A muitos terá ocorrido entrar domingo de manhã em uma igreja com o propósito de observar os
afrescos que ornamentam as paredes, de estudar a arquitetura, de olhar bem de perto as estátuas e os
baixos-relevos. Mas é domingo, está em curso uma missa, os fiéis nos seus bancos estão devotamente
atentos a rezar ou a escutar a homilia. O turista cultural, se (como ocorre muitas vezes) não se deteve
pelo cartaz “proibida a entrada aos turistas durante as funções religiosas”; movimenta-se com certo
embaraço, tem a impressão de perturbar, de estar fora de lugar. O fiel, rezando, olha-o com sentimentos
mistos, por um lado, deveria acolhê-lo com atitude caridosa, respeitando seus interesses e propósitos;
por outro lado, entretanto, sente a estranheza que conflita com o que, pelo menos naquele momento,
parece-lhe o sentido mais próprio do lugar.
Uma situação análoga, simetricamente invertida, poderia verificar-se se qualquer devoto da Virgem ou
dos Santos entrasse em um dos tantos museus de arte, aonde se vai com o propósito de contemplar
esteticamente as obras, e se ajoelhasse diante de qualquer imagem do altar. Essa situação é bem menos
habitual, talvez nem mesmo aconteça; e também é algo sobre o que devemos refletir. Além do que,
enquanto na igreja é proibida a entrada aos turistas somente na hora das funções sacras, nunca se viu
um museu que reserve alguns de seus horários de abertura para os devotos que querem rezar diante dos
quadros com temática sagrada.
VATTIMO, G. Para além da interpretação: O significado da hermenêutica para a filosofia.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, p. 91 (adaptado).
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A esfera cultural estética e turística apresenta, na sociedade moderna, uma sobrevalorização
assimétrica e conflituosa com a esfera cultural religiosa e litúrgica.
PORQUE
II. A secularização do religioso fez a experiência estética e a instituição que a representa terem maior
relevância cultural do que a experiência religiosa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II, uma proposição verdadeira.
e) A asserção I e II são proposições falsas.