Questões de Vestibular: Psicologia

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11 Q683329 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) constitui-se em um espaço privilegiado para identificação, acolhimento, atendimento, notificação, cuidados e proteção de crianças e adolescentes em situação de violência, bem como para a orientação às famílias. É importante compreender as especificidades dos grupos mais vulneráveis, buscando-se alertar os profissionais para riscos e possibilidades de prevenção, cuidados e proteção.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências. Brasília: Ministério da Saúde, 2010 (adaptado).

Considerando a linha de cuidado das ações de proteção frente a situações de violência propostas pelo Ministério da Saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para que se consiga identificar as diferentes formas de expressão da violência, segundo a faixa etária e o sexo da criança e do adolescente.
II. A multideterminação do fenômeno da violência requer a conscientização dos profissionais de saúde sobre a importância da integralidade do cuidado.
III. O atendimento inicial de crianças e adolescentes deve ser realizado por profissional especializado e, se constatada situação de violência, devem ser formadas equipes multiprofissionais no próprio serviço ou articuladas com a rede de cuidado e de proteção social.
IV. A promoção de ações educativas junto às escolas e aos espaços comunitários para identificação, reconhecimento e busca de atendimento nas redes de proteção pode auxiliar a interrupção do ciclo de violência vivenciado por crianças e adolescentes.

É correto apenas o que se afirma em

12 Q683338 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, o mundo entrou em contato com novas apresentações da morte, suscitando na sociedade reformulações em seus rituais mortuários, trazendo também o pesar do luto e o persistente temor da finitude. Isso impactou também a forma como as crianças passaram a lidar com esse fenômeno, bem como a forma como os adultos passaram a abordar a temática com elas. A infância se caracteriza por ser um período em que a criança está em pleno desenvolvimento físico e cognitivo e uma perda faz com que seja necessário repensar esse fenômeno, bem como enfrentá-lo junto à criança.
NASCIMENTO, A. M. et al. Psicologia da morte e fenomenologia: notas para a pesquisa empírica em tempos de COVID-19. Revista AMAzônica, v. 14, n. 1, p. 168-204, 2022 (adaptado).

Considerando o texto e a relação estabelecida entre luto e processo de aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Para Piaget, a aprendizagem ocorria por meio da consolidação das estruturas de pensamento, não sendo impactada pelos processos psicossociais do contexto em que a criança está inserida, tais como as experiências de luto vivenciadas durante seu desenvolvimento.
II. Para Bowlby, o luto é uma condição que interfere no funcionamento emocional de uma pessoa e, caso não seja elaborado, pode influenciar no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.
III. Para Wallon, a aprendizagem oscila entre o afeto e a inteligência, e as experiências relativas ao luto podem afetar diretamente o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
IV. Para Vygotsky, os conceitos complexos que correspondem ao significado das palavras são desenvolvidos espontaneamente pela criança; portanto, a vivência do luto independe do contexto social e cultural e não afeta diretamente o processo de aprendizagem.

É correto apenas o que se afirma em

13 Q683339 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, MEC, INEP, 2022

É inegável o fato de a Internet ser uma invenção tecnológica que transformou os pensamentos e comportamentos humanos. Essa ferramenta tem criado um ambiente multifacetado, provendo para seus usuários as diversas possibilidades que oferece um sistema com características de alta velocidade e hiperconexão em uma rede de informação global. Portanto, um processo de mudanças e adaptações a essa realidade na cognição humana vem delimitando a aprendizagem dos sujeitos. Estudos das diversas mudanças biológicas produzidas pelo uso comum dessas tecnologias têm sido crescentes, evidenciando impactos, tanto positivos como negativos, no nível das funções cognitivas.
PEREIRA, F. C. et al. Funções cognitivas e os impactos das tecnologias digitais na memória. Temas em Saúde. v. 18, n. 4, p. 197-217, João Pessoa, 2018 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Indivíduos da chamada “Geração Google”, ou seja, nascidos após 1993, estão apresentando uma memória de trabalho mais restrita e menos confiável que as gerações anteriores, ou seja, tendem a não se lembrar do conteúdo da informação.
PORQUE
II. A função cognitiva da memória vem sofrendo prejuízos, uma vez que se confia na tecnologia como uma fonte de memória externa que não requer esforços para apreender o conteúdo da informação, que pode ser facilmente recuperável a qualquer momento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

14 Q683340 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicologia, MEC, INEP, 2022

De acordo com o relatório Suicídio no mundo em 2019, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. Todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que em decorrência de guerras ou homicídios. Em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio: uma em cada 100 mortes. O suicídio é um fenômeno complexo em que vários fatores interagem, contribuindo para propiciar seu aumento ou redução.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Suicídio no mundo em 2019: Estimativas Globais de Saúde. Genebra, 2021 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A resiliência pode ser considerada um fator de risco e está associada tanto à ideação quanto à tentativa de suicídio, podendo ainda interagir com outros fatores de risco e anular eventuais fatores de proteção a que o indivíduo está exposto.
II. As causas do suicídio são heterogêneas, porém existem características comuns em indivíduos que apresentam comportamento suicida do ponto de vista social, clínico e neurobiológico, que podem auxiliar a identificar indicadores de risco desse comportamento.
III. As alterações neurobiológicas decorrentes de repetidas experiências adversas durante a infância, particularmente a violência física e sexual, aumentam a probabilidade de desenvolvimento de transtornos mentais graves, bem como ocorrência de comportamentos suicidas ao longo da vida.
IV. A sensibilidade e atenção orientada para estímulos vinculados ao suicídio, o comportamento impulsivo, a tendência ao silenciamento, a dificuldade de planejamento das tarefas diárias e a tomada de decisões não adaptativas são diferentes tipos de alterações primárias cognitivas que podem estar relacionadas ao comportamento suicida.

É correto apenas o que se afirma em

15 Q683344 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Nos últimos anos, desastres ambientais de grandes proporções têm sido frequentes no Brasil. São exemplos trágicos desses desastres as chuvas intensas ocorridas no ano de 2022, em Petrópolis‒RJ, Angra dos Reis‒RJ, Recife‒PE e Teixeira de Freitas‒BA. Outro exemplo são os rompimentos de barragens ocorridos em Minas Gerais, nos municípios de Mariana(2015),Brumadinho(2019)eNovaLima(2022). Cidades destruídas, economias colapsadas e, sobretudo, as vítimas fatais e os desabrigados, que se somam às centenas, são os resultados vividos. Essas situações emergenciais exigem esforços coletivos imediatos e, no contingente de profissões mobilizadas, a Psicologia vem sendo cada vez mais intensivamente demandada.
Nesse sentido, a respeito da participação de psicólogas(os) nos processos de Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres, avalie as afirmações a seguir.
I. Psicólogas(os) podem contribuir para a percepção dos riscos sociais e ambientais presentes num determinado território, promovendo estudos e análises que considerem contextos psicossociais.
II. Psicólogas(os) podem atuar na escuta de pessoas que passaram por experiências traumáticas, oferecendo acolhimento e contribuindo para processos de nomeação do sofrimento psíquico.
III. Psicólogas(os) podem mobilizar líderes comunitários, populações vulneráveis e demais atores sociais para a construção coletiva de estratégias de prevenção, preparação e mitigação de desastres.

É correto o que se afirma em

16 Q683347 | Psicologia, Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Ser homem ou mulher é uma construção que ocorre em níveis muito além do biológico, significando que não é algo instalado em um genital. A identidade de gênero pautada em uma concepção binária é um reducionismo humano e deve ser reconhecida como uma construção cultural que insiste em determinismo biológico, assumindo posturas que padronizam um alinhamento entre sexo, gênero e desejo. Diante dessas posturas normativas é que podemos compreender a legitimidade de uma classificação psicopatológica referente à pluralidade das identidades de gênero como também estigmatizações, ações discriminatórias e excludentes que fortalecem a marginalização.
BENEDET, A. M. et al. Psicologia e transtorno de identidade de gênero. II Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT-Sul, 2013 (adaptado).

A respeito das questões de gênero e transexualidade, avalie as afirmações a seguir.
I. A discussão acerca da transexualidade implica um olhar histórico e cultural do nosso contexto sobre conceito ou categorização de corpo, sexo e sexualidade.
II. A transexualidade, por ser considerada uma psicopatologia, requer a atuação das equipes multiprofissionais de saúde para minimizar o sofrimento psíquico.
III. O processo terapêutico no cuidado à pessoa transexual deve ser orientado pelas vivências do sujeito, suas dificuldades, desejos, autonomia e as implicações decorrentes de processos discriminatórios e excludentes.
IV. A compreensão da transexualidade como patologia se constitui historicamente ao longo dos séculos XVIII e XIX, quando o corpo, em suas dimensões individual e social, torna-se objeto de medicalização pelo poder biomédico.

É correto apenas o que se afirma em

17 Q683323 | Psicologia, Grupos e Equipes, Psicologia, MEC, INEP, 2022

O trabalho em uma instituição de saúde, seja ela um hospital, ambulatório ou posto de saúde, necessita ser realizado a partir de uma perspectiva interdisciplinar, de modo que o atendimento oferecido busque a integralidade do sujeito atendido. Trabalhar a interdisciplinaridade não significa negar as especialidades e a objetividade de cada ciência, mas, sim, desvelar a necessidade de romper com a tendência fragmentadora e desarticulada do processo de conhecimento, além de ressaltar a importância da interação e transformação recíprocas entre as diferentes áreas do saber. Em síntese, o trabalho em equipe é hoje uma prática crescente no atendimento à saúde.
XAVIER, L. P.; REIS, P. P. F.; FRASSÃO, M. C. G. O trabalho do psicólogo junto à equipe de saúde. Revista Ciências em Saúde. v. 6, n. 1, 2016 (adaptado).

Acerca do tema abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A atuação das(os) psicólogas(os) junto a outros profissionais da saúde deve contribuir para a articulação da equipe e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes o suporte necessário para o bom desenvolvimento das relações interpessoais.
II. As(Os) psicólogas(os), ao atuarem em uma instituição de saúde, devem colocar em prática um modelo de saúde-doença em que a história individual dos usuários seja levada em consideração tanto no processo diagnóstico quanto no tratamento e prognóstico.
III. As(Os) psicólogas(os) devem atuar ativamente com os demais profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

É correto o que se afirma em

18 Q683331 | Psicologia, Políticas Públicas no SUAS, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Nos últimos tempos, diversos segmentos da sociedade têm protagonizado debates acerca da redução da idade penal. Além disso, uma série de situações revela a ausência de garantia de direitos humanos em diversas instituições ou entidades em que o profissional da Psicologia atua, principalmente aquelas em que há privação de liberdade, como nas unidades de internação de jovens em conflito com a lei. É prática comum nesse tipo de instituição os psicólogos receberem solicitações para diagnosticar, prognosticar, emitir pareceres, entre outras atribuições.
DOTTO, K. M.; ENDO, P. C.; SPOSITO, S. E.; ENDO, T. C. (org.) Psicologia, violência e direitos humanos. Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região. São Paulo: CRP SP, 2011 (adaptado).
Com relação às informações do texto, assinale a opção correta acerca de atribuições da prática dos psicólogos que atuam no contexto das medidas socioeducativas com privação de liberdade.

19 Q683333 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A população em situação de rua configura-se como uma grave expressão da desigualdade social, pois são indivíduos que, sem trabalho e moradia, seguem à margem do processo produtivo, excluídos das condições de suprir a própria sobrevivência, fazendo da rua o meio para tal. É conhecida a fragilidade das políticas públicas, espaço muitas vezes ocupado por instituições não governamentais e/ou religiosas. De acordo com as orientações sobre o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP) e Serviços Especializados, entre as principais ações voltadas ao atendimento à população em situação de rua está o serviço de acolhimento institucional, cuja especificidade encontra-se na oferta de proteção integral que garanta condições de estadia, convívio e endereço de referência, para acolher com privacidade pessoas em situação de rua, assim como famílias e indivíduos que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça.
BRASIL. Secretaria Nacional de Renda e Cidadania e Secretaria Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. SUAS e População em Situação de Rua, v. 3. Gráfica e Editora Brasil LTDA, Brasília, 2011 (adaptado).

Considerando a atuação das(os) psicólogas(os) no contexto de acolhimento institucional de população em situação de rua, mencionado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A promoção do fortalecimento dos vínculos interpessoais e/ou familiares dessa população é papel das(os) psicólogas(os).
II. As(Os) psicólogas(os) podem contribuir para a construção de projetos de geração de renda que favoreçam o desenvolvimento da autonomia dessa população.
III. A realização de ações psicoeducativas que problematizem a realidade da população de rua, buscando empoderar os sujeitos atendidos, é um dos trabalhos que deve ser desenvolvido.
IV. As(Os) psicólogas(os) devem atuar para promover a adequação do comportamento dessa população ao padrão social, de modo a tornar os indivíduos aptos para o mercado de trabalho.

É correto apenas o que se afirma em

20 Q683337 | Psicologia, Psicoterapias, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Quando Ametista levava situações de racismo sofrido por ela para a terapia, sua terapeuta branca tentava convencê-la de que “somos todos um, que somos todos iguais...". Ao ser entrevistada, Ametista verbalizou: “todas as experiências (com psicoterapeutas) que eu tive sempre confirmaram as críticas de que a Psicologia não daria conta das especificidades das vivências raciais” e completou: "Parece que as pessoas não ouviam o que eu estava falando e afirmavam uma universalidade da experiência”.
DAMASCENO, M. G.; ZANELLO, V. Psicoterapia, raça e racismo no contexto brasileiro: experiências e percepções de mulheres negras. Psicologia em Estudo, v. 24, p. 1-15, 2019 (adaptado).

A partir do texto e considerando as vivências da população negra em razão do racismo, assinale a opção correta.
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