Questões de Vestibular: Relações Internacionais

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11 Q683366 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

A maioria dos comentaristas e políticos dos Estados Unidos da América, da Europa e de Israel adverte que um Irã com armas nucleares seria o pior resultado possível do atual impasse nuclear. Na verdade, provavelmente seria o melhor resultado possível.
WALTZ, K. Why Iran should get the bomb? Foreign Affairs, v. 91, n. 2, agosto, 2012 (traduzido).

Considerando a posição do autor, expressa no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para Waltz, faria sentido que o Irã procurasse produzir a bomba atômica, para contrabalançar, no Oriente Médio, o poderio de Israel, que seria dissuadido de usar seu armamento nuclear.
PORQUE
II. A teoria neorrealista proposta por Waltz é ofensiva e sustenta que o Estado busca aumentar seu poder militar para garantir sua sobrevivência e desafiar o equilíbrio de poder nas relações internacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

12 Q683370 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

No filme “Antes da Chuva”, do cineasta macedônio Milcho Manchevski, o protagonista Aleksansar Kirkov, um premiado fotógrafo, revela, em uma carta à amante inglesa, após o retorno à sua terra natal, a recém-liberta Macedônia, um fato marcante que vivenciou durante a guerra da Bósnia (1992-1995):
Querida Anne, o tempo está bom, vai chover... esse lugar não mudou. Mas meus olhos mudaram, como um filtro novo na lente. Eu tinha lhe dito que matara. Fiquei amigo de um miliciano e me queixei de que não estava conseguindo fotos chocantes. “Não tem problema”, disse ele. Tirou um preso da fila e o fuzilou. “Fotografou?”, perguntou. “Fotografei. Tomei partido. Minha câmara matou um homem...”
Antes da Chuva. Direção: Milcho Manchevski. Lume Filmes, 1994, DVD (104 min), título original: Before the Rain.

As imponderáveis reações humanas nos conflitos bélicos motivaram importantes reflexões do estrategista militar Clausewitz (1780-1831), que analisou o que denominou como forças morais no desenvolvimento das batalhas. Articulando a passagem descrita do filme e as ideias de Clausewitz, avalie as afirmações a seguir.
I. A afirmação do protagonista no trecho “Tomei partido. Minha câmara matou um homem” permite inferir a ampla e irracional adesão da população civil em conflitos bélicos.
II. A banalização do assassinato efetuado pelo miliciano bósnio é corroborada pela ideia de Clausewitz de que a eficácia da vitória é medida pelo número de mortes do adversário.
III. Os limites éticos do uso da força e dos objetivos políticos, de acordo com Clausewitz, devem ser considerados mesmos em circunstâncias e ressentimentos suscitados em conflitos.
IV. O assassinato de um adversário deixa de ser ético quando o inimigo pode ser desarmado, conforme afirmava Clausewitz, portanto, a atitude do miliciano bósnio contraria a sua noção de ética.

É correto apenas o que se afirma em

13 Q682028 | Relações Internacionais, Globalização, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A colonização do Brasil exigiu de Portugal a regulamentação da apropriação de suas extensas terras. Foi com esse objetivo que a Coroa Portuguesa instaurou no Brasil o instituto do sesmarialismo, ordenamento jurídico que permaneceu em vigor durante todo o período colonial, sendo revogado somente no ano de 1822. Segundo a lei do sesmarialismo, as porções de terras deveriam ser doadas gratuitamente, ou seja, sem nenhum tipo de taxa ou imposto, mas sob a condição do sesmeiro tornar a gleba recebida produtiva dentro do prazo máximo de cinco anos, caso contrário as autoridades coloniais deveriam, em nome da Coroa portuguesa, retomar a terra doada sem nenhuma indenização. As Ordenações do Reino orientava também para não se doar porções de terra além da capacidade produtiva do requerente. Entretanto, preocupada em estimular o povoamento da colônia e evitar gastos com a administração colonial, na prática a Coroa portuguesa manteve uma política de liberalidade em relação ao tamanho das glebas doadas e ao cumprimento estrito das normas do sesmarialismo.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prática, a Lei do Sesmarialismo desagradou a elite colonial, pois democratizou o acesso a terra, tornando-a acessível aos homens livres pobres da colônia, que passaram a também receber imensas sesmarias com as mesmas facilidades que essa elite.
II. O resultado da não fiscalização e da não cobrança do cumprimento das normas do sesmarialismo foi a proliferação da propriedade latifundiária pouco ou nada produtiva no território colonial.
III. Tendo em vista o desinteresse da Coroa em fiscalizar e fazer valer a lei do sesmarialismo, as autoridades coloniais desprezavam, na prática, as recomendações legais e faziam doações de imensas sesmarias aos membros da classe dominante colonial.
É correto o que se afirma em:

14 Q682043 | Relações Internacionais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Considerando as abordagens teóricas e a forma como são tratadas as noções de hegemonia, poder, estabilidade e interdependência, leia as asserções, a seguir:
I. Na teoria da interdependência complexa os fenômenos da agenda internacional são hierarquizados de forma a serem privilegiados os temas econômicos e financeiros, devido a seu impacto nos Estados.
PORQUE
II. Segundo a abordagem neo-institucionalista, a interdependência gera incentivos para a criação de instituições internacionais, as quais contribuem para a estabilidade internacional e as relações entre os Estados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

15 Q683355 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

Os princípios da Política Externa Independente (PEI) podem ser aglutinados em cinco postulados: a) defesa da paz, da coexistência pacífica e do desarmamento geral; b) apoio aos princípios de não intervenção e autodeterminação dos povos; c) suporte à emancipação dos territórios ainda não autônomos; d) autonomia na formulação de projetos de desenvolvimento econômico e na implementação de ajuda internacional; e) ampliação dos mercados externos para a produção brasileira em relação à América Latina e à intensificação do comércio com todos os países, inclusive os da comunidade socialista.
VISENTINI, P. F. A projeção internacional do Brasil- 1930-2012. Rio de Janeiro: Campus GEN Atlas, 2013 (adaptado).
Tendo como base as correntes de pensamento da Política Externa Independente, assinale a opção correta.

16 Q683363 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

A depressão dos anos de 1930, acompanhada da desarticulação da economia mundial, explicitou a vulnerabilidade e os limites das economias agrário-exportadoras e abriu novas possibilidades de desenvolvimento. Alguns países procuraram explorar essas possibilidades e direcionaram suas economias para o mercado interno e para a industrialização com forte presença estatal. Os projetos nacionais de desenvolvimento que surgiram na América Latina nessa fase, como o de Cárdenas no México, o de Vargas no Brasil e o de Perón na Argentina, só podem ser compreendidos se levarmos em consideração essas transformações na economia mundial, que abriram, por um curto espaço de tempo, a possibilidade para a autonomia e o desenvolvimento nacional.
CORSI, F. L. Política Externa e desenvolvimento: as políticas econômicas externas do Brasil e da Argentina na Segunda Guerra Mundial. Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD. 2018, v. 7, n. 14, p. 273-274 (adaptado).

A respeito da política externa brasileira da Era Vargas (1930-1945), avalie as afirmações a seguir.
I. Entre as décadas de 1930 e 1940, a política externa brasileira de equidistância pragmática adotou uma postura pendular entre as duas principais potências da época, Estados Unidos e União Soviética; nesse período, o principal feito da diplomacia foi a obtenção de recursos econômicos para construir a indústria siderúrgica de Volta Redonda, essencial para o processo de industrialização.
II. Em 28 de agosto de 1942, o Brasil declarou Guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), enviando à Europa a Força Expedicionária Brasileira (FEB), composta por aproximadamente 25 mil militares, que, com as forças aliadas, lutaram na frente italiana e conquistaram vitórias em batalhas como as de Monte Castelo (1944-1945) e de Montese (1945).
III. Entre 1930 e 1945, o chefe de Estado do Brasil, Getúlio Vargas, e o Presidente da Argentina, Juan Domingo Perón, forjaram uma parceria estratégica, denominada de 3ª Posição, para a inserção autônoma no cenário internacional, o que evitou o alinhamento automático com os Estados Unidos e o bloco ocidental, bem como com os países do Eixo, liderados pela Alemanha.

É correto o que se afirma em

17 Q683369 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O período entre 1875 e 1914 pode ser chamado de Era dos Impérios não apenas por ter criado um novo tipo de imperialismo, mas também por um motivo muito mais antiquado. Foi o período da história mundial moderna em que chegou ao máximo o número de governantes que se autodenominavam imperadores. Em um sentido menos superficial, o período que nos ocupa é obviamente a era de um novo tipo de império, o colonial. A supremacia econômica e militar dos países capitalistas há muito não seria seriamente ameaçada entre 1880 e 1914, e a maior parte do mundo, à exceção da Europa e das Américas, foi formalmente dividida em territórios sob governo direto ou sob dominação política indireta de um ou outro Estado de um pequeno grupo.
HOBSBAWM, E. A Era dos Impérios. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2012 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A guerra da Crimeia (1853-1856), a unificação alemã (1871) e a unificação italiana (1871) destruíram os pilares da ordem internacional estabelecidos no Congresso de Viena (1815), passando a vigorar, em seu lugar, um frágil equilíbrio de poder, conhecido como “paz armada”, encerrado com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914.
II. Os impérios globais foram estabelecidos pelas grandes potências, impulsionadas por diversos vetores, tais como a segunda revolução industrial, os nacionalismos exacerbados e a difusão das teorias darwinistas sociais, entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX.
III. O Japão, durante a Era Meiji, vivenciou um processo de grande crescimento econômico, de modernização dos aparelhos de Estado, de "ocidentalização" da sociedade japonesa e de centralização do poder em torno dos Xogunatos, em detrimento do poder do Imperador, fazendo com que o país se tornasse uma potência imperialista com interesses globais.
É correto que se afirma em

18 Q683371 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

Durante a Guerra Fria, a pax americana impôs, de forma radical, seus dois comandos sobre a América Latina: o livre fluxo dos capitais norte-americanos, sobre o qual ela se assentaria e o combate ao comunismo. A segurança adquiriu a forma coletiva ao conjugar, por meio das organizações regionais, essas duas opções, uma econômica e outra militar, a dupla face dos interesses veiculados pela política exterior norte-americana. As interpretações da historiografia convergem, contudo, sobre a hipótese de haver, a América Latina, cedido aos interesses norte-americanos sem barganhar.
CERVO, A. L. Inserção internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2008 (adaptado).

Acerca das informações apresentadas no texto e da política exterior do Brasil entre 1945 e 1964, avalie as afirmações a seguir.
I. O governo de Eurico Gaspar Dutra (1946- 1951) alimentou a crença de que o Brasil receberia tratamento privilegiado dos Estados Unidos da América em razão da cooperação na Segunda Guerra Mundial.
II. O segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) estabeleceu novas relações com os países comunistas, visando atrair investimento para a indústria de base nacional.
III. O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) enfraqueceu a carga ideológica pró Estados Unidos da América, apostando nos efeitos da Operação Pan-Americana.
IV. Os governos de Jânio Quadros (1961) e de João Goulart (1961-1964) redefiniram a relação do Brasil com os Estados Unidos da América ao propor autonomia decisória, em face da bipolaridade.

É correto apenas o que se afirma em

19 Q682034 | Relações Internacionais, Segurança, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Apesar de não ser um fenômeno moderno, o terrorismo ganhou relevância na agenda internacional no século XXI, principalmente após os atentados de 11 de setembro de 2001. A recorrência de atos terroristas, como os atentados em Madri em 2004, de Londres em 2005, de Bombaim em 2008, de Boston em 2013 e, mais recentemente, o assassinato de 12 jornalistas na sede do periódico satírico francês Charlie Hebdo, em janeiro de 2015, geraram uma enorme comoção internacional e colocaram a temática do terrorismo em voga.
A partir do exposto nesse texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A Escola de Copenhague rompe com a visão tradicional de segurança, até mesmo em relação ao terrorismo, pois amplia o escopo das ameaças ao Estado, adicionando questões relativas a política, sociedade, economia e meio ambiente como problemas de segurança.
II. Os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos foram uma clara demonstração do desafio do terrorismo internacional e os eventos posteriores aumentaram a preocupação com a proliferação de armas de destruição em massa e com os perigos de outras armas não convencionais.
III. A comunidade internacional, por considerar o terrorismo uma ameaça global, forjou, no âmbito da Assembleia-Geral das Organizações das Nações Unidas, um consenso a respeito da definição do termo terrorismo.
É correto o que se afirma em:

20 Q683348 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

A consciência nacional levou tempo para perceber a gravidade da questão suscitada pela delimitação das fronteiras. Elas devem ser fixadas pela via do entendimento, das negociações e dos tratados, do uti possidetis, sem pretensões territoriais, por mínimas que sejam, sem cessão, por outro lado, de um palmo de território a que o país tem direito.
CERVO, A. L. O parlamento brasileiro e as relações exteriores (1826-1889). Brasília: Editora UnB, 1981 (adaptado).

Considerando o nexo entre fronteiras, soberania e relações internacionais do Brasil, assinale a opção correta.
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