Questões de Vestibular: FAG

Prepare-se para a prova com questões de FAG de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q678326 | Literatura, Escolas Literárias, Medicina, FAG, FAG

A respeito do Romance “Dôra, Doralina” de Rachel de Queiroz, assinale a alternativa correta:

32 Q678332 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Medicina, FAG, FAG

Texto associado.
Text 2


Text 2a. Second Language Learning


One of the principles of all learning is that we make sense of new information and ideas by relating them to our previous knowledge. There are two main kinds of previous language knowledge which second language learners can use in order to make sense of the new language they encounter: the first is their knowledge of their mother tongue and the second is the knowledge they already possess about the second language itself.
LITTLEWOOD, W. Second Language Learning. In DAVIES, A. e ELDER, C. The Handbook of Applied Linguistics, pp.504/5, Blackwell Publishing, 2010.

Text 2b. National Curriculum Parameters


Every text is organized within a specific genre according to its communicative purposes, as part of the conditions of discourse production, which generate social uses that determine any and every text. Genres are, therefore, historically determined, and constitute relatively stable forms of utterances available in a culture. (National Curriculum Parameters, Brasil, 1988, p.21) (adaptado) Answer the two questions below considering also texts "Second Language Learning" and "National Curriculum Parameters", above.
When approaching foreign language texts 2a and 2b, the learner will most frequently use his/her previous knowledge of the mother tongue to account for any difficulties, which may include dealing with genres. About the use of previous knowledge and the study of genres in foreign language education, it is correct to say that:

33 Q678341 | Química, Soluções características, Medicina, FAG, FAG

Uma solução de hidróxido de alumínio (MM = 78 g.mol-1), utilizada no combate à acidez estomacal, apresenta uma concentração igual a 3,90 g.L-1. A concentração, em mol.L-1, dos íons hidroxila (OH-) , presentes nessa solução, é igual a:

35 Q686871 | Química, Substâncias e suas propriedades, Medicina, FAG, FAG

Uma barra de aço e uma barra de vidro têm o mesmo comprimento à temperatura de 0 °C, mas, a 100 °C, seus comprimentos diferem de 0,1 cm. (Considere os coeficientes de dilatação linear do aço e do vidro iguais a 12 × 10-6 °C-1 e 8 × 10-6 °C-1, respectivamente.). Qual é o comprimento das duas barras à temperatura de 0 °C?

36 Q678446 | Matemática, Aritmética e Problemas, Segundo Semestre, FAG, FAG

O diâmetro da base de um reservatório cilíndrico mede 2 metros. Sabendo-se que sua altura mede 60 centímetros, sua capacidade aproximada, em litros, é de

37 Q686773 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Medicina, FAG, FAG

Texto associado.
Texto 4
Terrorismo
O terrorismo se originou no século I d.C., mas foi no século XXI que as ações terroristas se acentuaram e o discurso antiterrorista virou assunto recorrente na mídia ocidental.
Os atos e ataques terroristas, segundo alguns estudiosos, tiveram início no século I d. C., quando um grupo de judeus radicais, chamados de sicários (Homens de punhal), atacava cidadãos judeus e não judeus que eram considerados a favor do domínio romano. Outros indícios que confirmam as origens remotas do terrorismo são os registros da existência de uma seita mulçumana no final do século XI d. C., que se dedicou a exterminar seus inimigos no Oriente Médio. Dessa seita teria surgido a origem da palavra assassino.
O terrorismo moderno tem sua origem no século XIX no contexto europeu, quando grupos anarquistas viam no Estado seu principal inimigo. A principal ação terrorista naquele período visava à luta armada para constituição de uma sociedade sem Estado – para isso, os anarquistas tinham como principal alvo algum chefe de estado e não seus cidadãos.
Durante a segunda metade do século XIX, as terroristas tiveram uma ascensão, porém foi no século XX que houve uma expansão dos grupos que optaram terrorismo como forma de luta. Como consequência dessa expansão, o raio de atuação terrorista aumentou, surgindo novos grupos, como os separatistas bascos na Espanha, os curdos na Turquia e Iraque, os mulçumanos na Caxemira e as organizações paramilitares racistas de extrema direita nos EUA. Um dos seguidores dessa última organização foi Timothy James McVeigh, terrorista que assassinou 168 pessoas em 1995, no conhecido atentado de Oklahoma.
Com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no século XX, as ações terroristas passaram a ter um maior alcance e poder, através de conexões globais sofisticadas, uso de tecnologia bélica de alto poder destrutivo, redes de comunicação (internet) etc.
No início do século XXI, principalmente após os ataques terroristas aos EUA, no ano de 2001, estudiosos classificaram o terrorismo em quatro formas: o terrorismo revolucionário, que surgiu no século XX e seus praticantes ficaram conhecidos como guerrilheiros urbanos marxistas (maoístas, castristas, trotskistas e leninistas).
O terrorismo nacionalista, que foi fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente (separação territorial), como no caso do grupo terrorista separatista ETA, na Espanha (o povo Basco não se identifica como espanhol, mas ocupa o território espanhol e é submetido ao governo da Espanha). O terrorismo de Estado é praticado pelos Estados nacionais e seus atos integram duas ações. A primeira seria o terrorismo praticado contra a sua própria população. Foram exemplos dessa forma de terrorismo: os Estados totalitários Fascistas e Nazistas, a ditadura militar brasileira e a ditadura de Pinochet no Chile. A segunda forma se constituiu como a luta contra a população estrangeira (xenofobismo).
E o terrorismo de organizações criminosas, que são atos de violência praticados por fins econômicos e religiosos, como nos casos da máfia italiana, do Cartel de Medellín, da Al Qaeda, etc.
Texto adaptado de: CARVALHO, Leandro. "Terrorismo"; Brasil Escola Disponível em<http://www.brasilescola.com/historia/terrorismo.htm>.
Os textos 2 e 3 apresentam como ponto de contato:

38 Q678328 | Literatura, Modernismo, Medicina, FAG, FAG

Considerando a inserção do Conto “O homem que sabia javanês” nos estilos de época da literatura brasileira, a obra de Lima Barreto pertence ao:

39 Q678355 | Atualidades, Atualidades do ano de 2018, Medicina, FAG, FAG

Em 2019 ocorreu um grande desastre ambiental no Brasil: O acidente em Brumadinho (MG). Sobre esse acidente, marque a alternativa correta:

40 Q686827 | Física, Campo e Força Magnética, Medicina, FAG, FAG

Um capacitor formado por duas placas planas e paralelas está ligado a uma bateria, que apresenta uma diferença de potencial igual a 100 V. A capacitância do capacitor é igual a 1 × 10-4 F e a distância inicial entre as suas placas é igual a 5 mm. Em seguida, a distância entre as placas do capacitor é aumentada para 15 mm, mantendo-se a diferença de potencial entre elas igual a 100 V. Tendo por base essas informações, marque a alternativa que apresenta corretamente a quantidade de carga armazenada no capacitor nas duas situações descritas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.