Questões de Vestibular: IF MT

Prepare-se para a prova com questões de IF MT de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q670885 | Português, Interpretação de Textos, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT

Texto associado.
Texto IV: base para a questão.
Um homem de consciência
Chamava-se João Teodoro, só. O mais pacato e modesto dos homens. Honestíssimo e lealíssimo, com um defeito apenas: não dar o
mínimo valor a si próprio. Para João Teodoro, a coisa de menos importância no mundo era João Teodoro.
Nunca fora nada na vida, nem admitia a hipótese de vir a ser alguma coisa. E por muito tempo não quis nem sequer o que todos ali
queriam: mudar-se para terra melhor.
Mas João Teodoro acompanhava com aperto de coração o desaparecimento visível de sua Itaoca.
— Isto já foi muito melhor, dizia consigo. Já teve três médicos bem bons - agora só um e bem ruinzote. Já teve seis advogados e hoje
mal dá serviço para um rábula ordinário como o Tenório. Nem circo de cavalinhos bate mais por aqui. A gente que presta se muda. Fica o
restolho. Decididamente, a minha Itaoca está acabando...
João Teodoro entrou a incubar a ideia de também mudar-se, mas para isso necessitava dum fato qualquer que o convencesse de
maneira absoluta de que Itaoca não tinha mesmo conserto ou arranjo possível.
— É isso, deliberou lá por dentro. Quando eu verificar que tudo está perdido, que Itaoca não vale mais nada de nada de nada, então
arrumo a trouxa e boto-me fora daqui.
Um dia aconteceu a grande novidade: a nomeação de João Teodoro para delegado. Nosso homem recebeu a notícia como se fosse uma
porretada no crânio. Delegado, ele! Ele que não era nada, nunca fora nada, não queria ser nada, não se julgava capaz de nada...
Ser delegado numa cidadezinha daquelas é coisa seríssima. Não há cargo mais importante. É o homem que prende os outros, que solta,
que manda dar sovas, que vai à capital falar com o governo. Uma coisa colossal ser delegado - e estava ele, João Teodoro, de-le-ga-do de
Itaoca!...
João Teodoro caiu em meditação profunda. Passou a noite em claro, pensando e arrumando as malas. Pela madrugada, botou-as num
burro, montou no seu cavalo magro e partiu.
— Que é isso, João? Para onde se atira tão cedo, assim de armas e bagagens?
— Vou-me embora, respondeu o retirante. Verifiquei que Itaoca chegou mesmo ao fim.
— Mas, como? Agora que você está delegado?
— Justamente por isso. Terra em que João Teodoro chega a delegado, eu não moro. Adeus. E sumiu."
(Monteiro Lobato, CIDADES MORTAS. 12a Edição. São Paulo, Editora Brasiliense, 1965)
O protagonista é convencido, de maneira absoluta, de que Itaoca não tinha mesmo conserto ou arranjo possível, quando:

12 Q669551 | Literatura, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT

Texto associado.
Texto II e III: base para a questão.
VASO GREGO
(Texto 2)
Esta de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de ais deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Era o poeta de Teos que a suspendia
Então, e, ora repleta ora esvasada,
A taça amiga aos dedos seus tinia,
Toda de roxas pétalas colmada.
Depois...Mas o lavor da taça admira,
Toca-a, e de ouvido aproximando-a, às bordas
Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,
Ignota voz, qual se da antiga lira
Fosse a encantada música das cordas,
Qual se fosse a voz de Anacreonte fosse.
(Alberto de Oliveira)
CÁRCERE DAS ALMAS
(Texto3)
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
Que chaveiro do Céu possui as chaves
Para abrir-vos as portas do Mistério?!
(Cruz e Souza)
Ao lermos o texto 3, percebemos diferenças e pontos de contato em relação ao texto 2, tanto na forma quanto no conteúdo. Isso se explicita, pois:
I - Em ambos se mantém uma estrutura poética formal em consonância com os modelos clássicos da literatura: versos decassílabos, rimas regulares, valorização de um estilo rebuscado sob os aspectos linguísticos.
II - Os pontos que diferem estão inseridos na temática.
III - No texto 2, a temática é calcada na observação pura e simples de um objeto de arte, o que provoca o distanciamento do eu-lírico para questões mais profundas da existência humana; no texto 3, tal fato não ocorre, pois nele o eu-lírico desnuda e se aprofunda em um dos grandes temas da humanidade: a vida e a morte.
A partir das assertivas acima, julgue-as e marque a alternativa correta.

13 Q670074 | Geografia, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT

Texto associado.
Texto I
Conferência que consagrou a importância da temática ambiental para a política internacional, o que foi acompanhado por um grande número de chefes de Estado e de governo presentes na circunstância. Também firmou o conceito de "desenvolvimento sustentável", descrito no relatório "Nosso futuro comum", de 1987, como "Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades".
Texto II
Primeira grande conferência governamental sobre meio ambiente, foi influenciada pelo pensamento neomalthusiano e marcada pelo embate entre preservacionistas e desenvolvimentistas. Países centrais defendiam as teses do "zerismo" ou crescimento zero como forma de preservar o meio ambiente da degradação do desenvolvimento econômico. Já os países periféricos defendiam o direito ao desenvolvimento e ao crescimento econômico para diminuir as disparidades entre Norte e Sul. Desse embate surgiu a ideia de conservacionismo, no qual o modelo de desenvolvimento a ser empregado pelos países deve ser utilizado de forma a alcançar crescimento econômico, mas sem atingir níveis de degradação ambiental insustentáveis.
Os textos acima referem-se às grandes conferências internacionais sobre o meio ambiente, denominadas, respectivamente, como:

14 Q670717 | Biologia, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT

Texto associado.
As células empregam dois processos em série para converterem a informação codificada no DNA em proteínas. No primeiro, denominado transcrição, a região codificadora de um gene é copiada em um ácido ribonucleico (RNA) de fita simples, cuja sequência é a mesma encontrada em uma das duas fitas do DNA. Em células eucarióticas, o produto de RNA inicial é processado em uma molécula de RNA mensageiro menor (mRNA), que se move do núcleo para o citoplasma. Aqui, o ribossomo, uma estrutura molecular muito complexa composta por RNA e proteína, realiza o segundo processo, denominado tradução. Durante a tradução, o ribossomo, fazendo uso dos RNAs transportadores, que têm por finalidade o transporte dos aminoácidos, reúne e liga aminoácidos na ordem exata ditada pela sequência de mRNA de acordo com o código genético universal.
(Lodish, Berk, Kaiser e colaboradores. Biologia Celular e Molecular - 7ª ed. Ed. Artmed. Pg. 08. 2013/)
Sabendo que todas as informações para a constituição de proteínas constam no gene e que são necessários 3 tipos de RNAs para a formação das proteínas de eucariotos, um laboratório decide sintetizar uma determinada proteína fazendo uso de um gene de uma jiboia, RNA transportador de macaco e ribossomos de samambaia. Ao final do experimento, qual seria a característica da proteína formada?

15 Q670045 | História, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT

Texto associado.
"Estabelecida na passagem do século XVI11 para o século XIX, a Revolução Industrial representou uma profunda alteração social que incidiu sobre os tradicionais ritmos da vida coletiva. Encerrou séculos de domínio do mundo rural e liberou o potencial produtivo das sociedades humanas, permitindo, assim, a multiplicação acelerada e ilimitada de homens, mercadorias e serviço”.
(Fonte: Campos, F. & Et. Al. Oficina de História. Vol.3. 2. Ed. São Paulo: Leya, 2016. p.16.)
Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que:

16 Q670906 | Química, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT

O fermento químico é um ingrediente muito utilizado na cozinha para fazer crescer as massas, sendo a principal a de farinha de trigo. O crescimento ocorre devido à formação de gás carbônico dentro da massa, quando o fermento é adicionado a ela. Graças a ele, podemos provar alimentos macios e de digestão fácil. Observe a reação entre as substâncias que compõem um determinado fermento químico, quando o mesmo é adicionado à massa de um alimento que está sendo produzido:
8NaHCO3 + 3Ca(H2PO4)2 ? Ca3(PO4)2 + 4Na2HPO4 + 8CO2 + 8H2O
Considerando a reação dada, qual é a massa, em gramas, de CO2 produzido quando 60 gramas de NaHCO3 reagem totalmente com Ca(H2PO4)2?
Dados: NaHCO3: 84 g/mol; CO2: 44 g/mol

17 Q670145 | Português, Interpretação de Textos, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT

Texto associado.
Texto VI: base para a questão.
Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
Sempre, e até de olhos vidrados, amar?
[...]
Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.
[...]
Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.
(Carlos Drummond de Andrade)
Considere as seguintes afirmações sobre esse texto:
I - A leitura desses versos permite afirmar que, para o poeta, o homem não pode fugir ao amor, ainda que isto signifique sofrimento apenas.
II - Os trechos "um vaso sem flor, um chão de ferro" e "amar o inóspito, o áspero" podem ser entendidos como possibilidade de se relativizar as expectativas habituais que temos em relação ao assunto tratado no poema.
III - A presença de versos livres e de neologismos indica traços da poética modernista.
Está(ao) correto(s) o(s) item(ns):

18 Q670278 | Inglês, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT

Texto associado.
NEGATIVE EFFECTS OF POLLUTION
01 The term "pollutant" refers to any substance that, when introduced to an area, has a negative impact on
the environment and its organisms. Pollution can impact human health, air, water, land and entire ecosystems. 
Most sources of pollution result from human activity.
Impact on Human Health
05 Many pollutants have a negative impact on human health. For example, pollutants in the air, such as ozone
or particulates in the air, may lead to respiratory health problems such as asthma, chronic bronchitis and
decreased lung function. Drinking contaminated water may lead to stomach and other digestive problems.
Pollutants such as mercury can accumulate in fish and seafood and can lead to serious health problems,
especially for vulnerable populations such as children or pregnant women. Pollutants in the soil, such as
10 contamination by heavy metals, toxins or lead, can lead to serious health problems, including cancer and
developmental problems in children.
Impact on Air
One of the most common sources of air pollution results from the burning of fossil fuels, such as vehicle
and factory emissions. These emissions are a major contributor to smog, a mass of particulate matter than
15 hangs like a cloud over many major cities and industrial areas. A second effect of air pollution is acid rain,
which forms when sulfur dioxide and nitrogen oxide in the air combine with oxygen, water and other chemicals in the air. 
This combination decreases the pH of rainwater, which is typically pH neutral, and turns it
acid. Acid rain can lead to the death of trees, fish kills in lakes and damage to statues, monuments and 
building faces.
20 Impact on Water
Water pollution may result from run-off from places such as agricultural fields, construction sites or factories; 
oil spills; sewage disposals; and the accumulation of trash. Water pollution has a deleterious effect
on the native plant and animal species that call bodies of water home. Run-off from agricultural fields can
lead to algal blooms which choke out other plants and decrease the amount of available oxygen for species
25 of fish and other organisms. Chemicals in the water can affect animal development, leading to deformities,
such as extra legs in frogs. Oil spills kill native species of animals including waterfowl and mammal species.
Sewage overflow can contaminate sources of human drinking water, leading to serious health problems, as
mentioned above. The accumulation of trash in bodies of water may also lead to animal deaths resulting
from becoming tangled in plastic items such as plastic bags, fishing wire and other debris.
30 Impact on Land
Pollutants in the soil most often result from industrial sources. Particularly insidious soil pollutants include lead, 
PCBs and asbestos. These pollutants may negatively affect human health and native plant and animal health. 
Pesticide use can also impact the land. One undesired impact of using pesticides is the death of
native plant and animal species that also reside in the area.
35 Impact on Ecosystems
Because each type of pollution (air, water, land) does not occur separately from one another, entire
ecosystems are often impacted. For example, the use of pesticides or fertilizers on land may negatively impact terrestrial 
species of plants and animals. When these materials are introduced to nearby bodies of water, they impact aquatic species 
of plants and animals. Thus, curbing pollution in one area of an ecosystem
40 can also help protect another part of the ecosystem
Assinale a alternativa que resume as principais ideias do texto.

19 Q670604 | Geografia, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT

Quando se pensa em algum trabalho produtivo realizado no campo ou meio rural, em geral, a primeira referência que vem à mente é a prática da agricultura. Por meio dessa atividade, as sociedades cultivam as sementes e a terra visando, principalmente, à produção de alimentos. Existem diferentes modalidades agrícolas utilizadas pelas sociedades. Sobre essas modalidades, julgue as informações abaixo:
I - A agricultura convencional faz uso de sementes manipuladas geneticamente, aplica adubos e fertilizantes industriais e o controle de pragas é realizado com defensivos agrícolas.
II - A modalidade agroflorestal trata-se de uma versão mais radical da agroecologia, na qual a plantação ocorre em meio ao plantio de árvores ou sem a derrubada da mata, combinando a produção agropecuária com a silvicultura e a produção frutífera.
III - A agricultura agroecológica utiliza-se de organismos manipulados geneticamente, objetivando assim um menor uso de defensivos agrícolas e menor poluição ambiental.
IV - No Brasil, o uso de sementes transgênicas é proibido desde o ano de 2014, quando foi aprovado no novo Código Florestal.
Estão corretas as afirmações contidas na alternativa:

20 Q670118 | Biologia, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT

Texto associado.
Aproximadamente 30 horas após a fecundação, a célula ovo inicia a primeira divisão, dando origem a dois blastômeros. Entre o terceiro e o quarto dia após a fecundação o embrião apresenta-se no estágio de mórula. Posteriormente, forma-se a blástula, também chamada de blastocisto, que chega ao útero.
(Lopes e Rosso. Bio: Volume Único - 3ª ed. Ed. Saraiva. Pg. 664-667. 2013)
Em um caso de gestação normal, quais as próximas etapas e seus respectivos eventos? Marque a única alternativa que indica a ordem correta de acontecimentos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.