Questões de Vestibular: IF PE

Prepare-se para a prova com questões de IF PE de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q669724 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE

TEXTO 5
Briga à toa – Jorge de Altinho
Se você quer voltar pra mim
Tem que me dizer agora
Meu amor, vamos embora
Pois quem ama, não demora
A gente perde tempo à toa
Não tem briga boa, bom mesmo é amar
Você sofrendo, me querendo
E eu aqui roendo, doido pra voltar
Não adianta mais fingir
Que não dá mais pra ir na mesma direção
É bom a gente se entender
Pra depois não sofrer com a separação
Disponível: < https://www.letras.mus.br/jorge-de-altinho/briga-a-toa/>. Acesso em: 10 maio. 2017.

No título da música “Briga à toa” do compositor pernambucano Jorge de Altinho, transcrita no TEXTO 5, há um acento grave indicativo de crase que se justifica pelo fato de “à toa” ser uma locução adverbial de modo. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela em que a afirmativa acerca da omissão ou o do uso da crase está CORRETA.

12 Q670227 | Geografia, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE

TEXTO 19
Um número cada vez maior de pessoas fora de seu país 
O relatório Tendências Globais (ou Global Trends) divulgado pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR mostra que batemos um recorde de pessoas forçadas a deixar seus países em todo o mundo. Ao final de 2014, este número atingiu o nível recorde de 59,5 milhões de pessoas,
comparado com os 51,2 milhões registrados no final de 2013 e os 37,5 milhões verificados há uma década. O relatório mostra que as populações refugiadas e de deslocamentos internos cresceram em todas as regiões do mundo. Nos últimos cinco anos, estes foram os lugares que mais forçaram pessoas a saírem de seus países: na África, foi Costa do Marfim, República Centro Africana, Líbia, Mali, Nigéria, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Burundi; no Oriente Médio, foram Síria, Iraque e Iêmen; na Europa, apenas Ucrânia; e, na Ásia, o problema está no Quirguistão, Mianmar e Paquistão. Poucas soluções foram apresentadas e novos deslocamentos continuam acontecendo. Em 2014, apenas 126,8 mil refugiados conseguiram retornar para seus países de origem, o menor número em 31 anos. Para uma época de deslocamento massivo sem precedentes, necessitamos de uma resposta humanitária também sem precedentes, afirmou António Guterres, presidente da ACNUR. E a situação é ainda mais grave, pois 
GEOGRAFIA metade dos refugiados no mundo é formada por jovens e crianças até 18 anos de idade, mostrando que a problemática afeta o grupo responsável pela renovação etária desses países.
Relatório Tendências Globais, divulgado pela ACNUR em 15 jun 2015. Disponível em < http://www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/relatorio-do-acnur-revela-60-milhoes-de-deslocados-no-mundopor-causa-de-guerras-e-conflitos/ >. Acesso em: 08 out 2017 (adaptado).

Mediante os argumentos contidos no TEXTO 19, aponte os fatores que ligam essas nações citadas e que justifiquem a razão de tantas pessoas estarem se deslocando entre esses países.

13 Q670636 | Biologia, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE

TEXTO 16
TRABALHADORES VÍTIMAS DE SILICOSE SÃO CONDENADOS PARA O TRABALHO
O pneumologista Valderio do Valle Dettoni já cuidou de, aproximadamente, 60 trabalhadores que adoeceram de silicose nas pedreiras do Norte do Espírito Santo. Por isso, sabe como poucos os efeitos da doença no organismo e no meio social onde os trabalhadores vivem. “A silicose não tem tratamento e pode ser progressiva mesmo depois que o operário se afasta do trabalho, porque a poeira que ele inala vai ocasionar uma ação inflamatória pulmonar e esse processo reduz a capacidade de oxigenação”, explica. Quando diagnosticados com a doença, os trabalhadores precisam se afastar imediatamente das pedreiras. 
Disponível em:< http://www.gazetaonline.com.br/noticias/economia/2017/01/trabalhadores-vitimas-de-silicosesao-condenados-para-o-trabalho-1014019183.html>. Acesso: 09 out. 2017.

Como podemos observar no TEXTO 16, a silicose é uma doença progressiva, que afeta trabalhadores da mineração, extração de rochas, entre outros. Essa doença afeta as células e especificamente uma organela celular. Assinale abaixo a resposta que indica a organela que destrói a célula de forma irreversível no processo patogênico denominado silicose.

14 Q669471 | Química, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE

As propriedades dos compostos químicos são funções das ligações entre os átomos formadores da molécula, da geometria e da polaridade molecular. Com relação aos compostos: CO2, SO2, CH4, NaBr e HF, verifique as proposições abaixo.
I. O CO
2 é uma molécula linear e polar.
II. O SO
2 é uma molécula angular e polar.
III.O CH
4 é uma molécula piramidal e apolar.
IV. O NaBr é um composto iônico.
V. O HF é uma molécula que apresenta pontes de hidrogênio.

São verdadeiras, apenas, as proposições

15 Q670088 | Matemática, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE

TEXTO 9
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia em julho será amarela, o que significa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-06/bandeira-tarifaria-de-julho-seraamarela>. Acesso em: 09 de out. 2017.

A conta de energia na residência de Pedro informa que, no mês de julho, foram consumidos 200kWh. O valor total da conta de energia elétrica (E), na cidade em que Pedro reside, é calculado através do produto do consumo ativo (em kWh) pelo valor da tarifa do kWh. Ao resultado obtido, soma-se o valor da bandeira tarifária definido pela Aneel para o mês de referência da conta de energia elétrica. Considerando os dados apresentados e sabendo que, para o mês de julho, o valor do kWh foi de R$0,3982, qual será o valor da conta de energia elétrica (E) da residência de Pedro?

16 Q670298 | Física, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE

Gás natural veicular (GNV) é um combustível disponibilizado na forma gasosa, a cada dia mais utilizado em automóveis como alternativa à substituição do consumo de gasolina e álcool. Uma das técnicas para obter um abastecimento do gás natural preenchendo com mais conteúdo o cilindro é o resfriamento do gás. Suponha que um automóvel possua um cilindro de 15m3 e que, ao utilizar-se o processo de abastecimento com resfriamento, o gás retido no cilindro esteja a 7 ºC, com pressão de 140 atm. Após um certo tempo decorrido, ao final do abastecimento, as trocas de calor entre o gás, o cilindro e o ambiente externo fazem com que a temperatura interna do cilindro passe a 17 oC. Determine a pressão do gás GNV dentro do cilindro a 17oC, sabendo que a transformação gasosa em seu interior consiste numa transformação isovolumétrica.

17 Q670815 | Biologia, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE

As teorias da evolução das espécies reúnem uma série de evidências. Nas frases relacionadas abaixo, podem ser observadas algumas afirmações sobre as evidências do processo evolutivo. Analise-as e marque a alternativa CORRETA.

18 Q670255 | Geografia, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE

A despeito de o Nordeste do Brasil ser mais identificado como a região que concentra a maior parcela de pobreza entre todas as regiões brasileiras, há alguns subespaços regionais que são marcados pelo dinamismo de suas atividades econômicas e que funcionam como a face da modernização no contexto da economia regional. Identifique quais são os núcleos modernizados do Nordeste nas alternativas seguintes.

I. Produção de soja no Oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, formando, com o vizinho estado do Tocantins, a zona de fronteira agrícola denominada Matopiba.
II. Fruticultura irrigada no médio Vale do São Francisco (PE/BA), no Vale do Açu (RN) e Baixo Jaguaribe (CE).
III.Produção fumageira no Recôncavo Baiano, polo cítrico em Sergipe e produção de cacau, no sul da Bahia.
IV.Implantação de infraestrutura turística em espaços litorâneos, com forte incremento da urbanização turística.
V. Extrativismo da carnaúba, no Meio Norte; produção cafeeira na Chapada Diamantina (BA); Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) e Pecém (CE).

As atividades que compõem os núcleos de modernização econômica do Nordeste estão contempladas totalmente nas alternativas

19 Q670036 | Biologia, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE

TEXTO 11
CÉLULAS-TRONCO CONSEGUEM TRATAR DOENÇAS MITOCONDRIAIS, DIZ ESTUDO
Cientistas revelaram terem dado um passo fundamental para a terapia com células-tronco no tratamento de doenças mitocondriais raras, passadas de mãe para filho.
Eles "corrigiram" mitocôndrias nocivas em células da pele retiradas de pacientes para criarem células-tronco pluripotentes - células saudáveis versáteis que podem se diferenciar em qualquer célula do tecido no corpo, segundo a equipe.
"Esta descoberta prepara o terreno para a substituição de tecidos doentes em pacientes e abre as portas para o mundo da medicina regenerativa, onde os médicos são capazes de tratar doenças humanas que são atualmente incuráveis", explicou um comunicado da Oregon Health & Science University, cujos cientistas participaram do estudo.
Disponível em:<http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/07/celulas-tronco-conseguem-tratar-doencasmitocondriais-diz-estudo.html> Acesso: 07 maio 2017.

O TEXTO 11 refere-se a modificações realizadas em mitocôndrias, que podem solucionar doenças relacionadas a estas organelas, as quais, na célula, possuem a seguinte função:

20 Q670237 | Matemática, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE

TEXTO 11
“Rosário,
A Língua foi sua pátria,
A vida sua escola
Os/as alunos/as seus/suas amigos/as
Os/as amigos filhos/as
Do marido ao companheiro,
Dos filhos aos frutos
Das aulas ao Instituto
De Pesqueira ao mundo,
Dos valores,
À imortalidade!
Você continuará viva em nossas memórias e em nossos corações!
O céu está mais iluminado, ganhou uma estrela”.
Cláudia Sansil – Professora e Ex-Reitora do IFPE
Disponível em: < http://www.ifpe.edu.br/campus/pesqueira/noticias/ifpe-campus-pesqueira-faz-homenagempostuma-a-professora-maria-do-rosario-sa-barreto-1/view>. Acesso em: 09 de out. 2017.

Gil, estudante da Licenciatura em Matemática do IFPE Campus Pesqueira, observou que RIOROSA é um anagrama da palavra ROSARIO, nome de sua ex-professora de Língua Portuguesa. Ainda desejando saber outros anagramas da palavra ROSARIO, Gil lança um desafio a seus colegas de sala. Quantos são os anagramas da palavra ROSARIO em que as vogais e as consoantes sempre fiquem alternadas?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.