Entrar

Questões de Vestibular: IF PE

Confira aqui questões de IF PE para Vestibular grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


TEXTO 11
“Rosário,
A Língua foi sua pátria,
A vida sua escola
Os/as alunos/as seus/suas amigos/as
Os/as amigos filhos/as
Do marido ao companheiro,
Dos filhos aos frutos
Das aulas ao Instituto
De Pesqueira ao mundo,
Dos valores,
À imortalidade!
Você continuará viva em nossas memórias e em nossos corações!
O céu está mais iluminado, ganhou uma estrela”.
Cláudia Sansil – Professora e Ex-Reitora do IFPE
Disponível em: < http://www.ifpe.edu.br/campus/pesqueira/noticias/ifpe-campus-pesqueira-faz-homenagempostuma-a-professora-maria-do-rosario-sa-barreto-1/view>. Acesso em: 09 de out. 2017.

Gil, estudante da Licenciatura em Matemática do IFPE Campus Pesqueira, observou que RIOROSA é um anagrama da palavra ROSARIO, nome de sua ex-professora de Língua Portuguesa. Ainda desejando saber outros anagramas da palavra ROSARIO, Gil lança um desafio a seus colegas de sala. Quantos são os anagramas da palavra ROSARIO em que as vogais e as consoantes sempre fiquem alternadas?
TEXTO 19
Um número cada vez maior de pessoas fora de seu país 
O relatório Tendências Globais (ou Global Trends) divulgado pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR mostra que batemos um recorde de pessoas forçadas a deixar seus países em todo o mundo. Ao final de 2014, este número atingiu o nível recorde de 59,5 milhões de pessoas,
comparado com os 51,2 milhões registrados no final de 2013 e os 37,5 milhões verificados há uma década. O relatório mostra que as populações refugiadas e de deslocamentos internos cresceram em todas as regiões do mundo. Nos últimos cinco anos, estes foram os lugares que mais forçaram pessoas a saírem de seus países: na África, foi Costa do Marfim, República Centro Africana, Líbia, Mali, Nigéria, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Burundi; no Oriente Médio, foram Síria, Iraque e Iêmen; na Europa, apenas Ucrânia; e, na Ásia, o problema está no Quirguistão, Mianmar e Paquistão. Poucas soluções foram apresentadas e novos deslocamentos continuam acontecendo. Em 2014, apenas 126,8 mil refugiados conseguiram retornar para seus países de origem, o menor número em 31 anos. Para uma época de deslocamento massivo sem precedentes, necessitamos de uma resposta humanitária também sem precedentes, afirmou António Guterres, presidente da ACNUR. E a situação é ainda mais grave, pois 
GEOGRAFIA metade dos refugiados no mundo é formada por jovens e crianças até 18 anos de idade, mostrando que a problemática afeta o grupo responsável pela renovação etária desses países.
Relatório Tendências Globais, divulgado pela ACNUR em 15 jun 2015. Disponível em < http://www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/relatorio-do-acnur-revela-60-milhoes-de-deslocados-no-mundopor-causa-de-guerras-e-conflitos/ >. Acesso em: 08 out 2017 (adaptado).

Mediante os argumentos contidos no TEXTO 19, aponte os fatores que ligam essas nações citadas e que justifiquem a razão de tantas pessoas estarem se deslocando entre esses países.
TEXTO 15
DOIS PAIS DE UMA TEORIA
Charles Darwin e Alfred Wallace dividem os méritos por explicar a evolução dos seres vivos Charles Darwin (à esquerda) e Alfred Wallace, os pais da teoria da evolução (Imagens: Wikimedia Commons) Charles Darwin foi um naturalista britânico que ficou conhecido por explicar a teoria da evolução através da seleção natural, assim como o naturalista inglês, Alfred Russel Wallace, que elaborou a teoria quase ao mesmo tempo em que Darwin.
Disponível em:< http://chc.org.br/dois-pais-de-uma-teoria/>. Acesso: 09 out. 2017. BIOLOGIA

Sobre a teoria da seleção natural, assinale a única afirmativa CORRETA.
TEXTO 4
NO MEIO DO CAMINHO
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
ANDRADE, Carlos Drummond de. No meio
do caminho
. Disponível em:
http://www.algumapoesia.com.br/drummond/
drummond04.htm. Acesso: 12 out. 2017.

TEXTO 5
POEMA DE SETE FACES

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu
coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
  
Meu Deus, por que me
abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma
solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como
o diabo.
ANDRADE, Carlos Drummond de.
Poema de sete faces. Disponível em: http://www.poesiaspoemaseversos.co
m.br/poema-das-sete-faces-carlosdrummond-de-andrade/. Acesso: 12out. 2017.
  
O TEXTO 5 é literário e, portanto, possui uma linguagem carregada de significados, possibilitada pelo uso de figuras de linguagem e outras estratégias. Considerando isso, analise as proposições a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I. No terceiro verso da primeira estrofe do TEXTO 5, percebemos a inserção do poeta quando ele dá seu próprio nome ao eu-lírico.
II. A terceira estrofe do TEXTO 5 revela a massificação das pessoas, refletida no transporte que “passa cheio de pernas”. Neste mesmo verso, o poeta faz uso de metonímia ao trocar “pessoas” por “pernas”.
III.A inexistência de pontuação no interior de alguns versos do TEXTO 5 está ligada à liberdade de expressão e à licença poética do Modernismo brasileiro.
IV.As “pernas brancas pretas amarelas”, mencionadas na terceira estrofe do TEXTO 5, ilustram a diversidade de raças que compõem o povo brasileiro.
V. Na penúltima estrofe do TEXTO 5, através de uma metalinguagem, Drummond reflete sobre a composição das rimas do poema.

Estão CORRETAS as proposições
A seguir, são exemplificados dois fenômenos ondulatórios.
I. Quando uma ambulância com a sirene ligada se aproxima ou se afasta de um observador, nota-se uma mudança na frequência percebida por ele. Quando a ambulância se aproxima do observador, o som é mais agudo e, quando se afasta, mais grave.
II. É possível ouvir um som emitido de um lado de um muro, mesmo estando do outro lado.

Podemos afirmar que os fenômenos descritos em I e II são, respectivamente,

Com uma matéria intitulada, “Belo Monte, uma usina de promessas”, matéria da revista Carta Capital, publicada em 29/06/2015, aponta sérios problemas decorrentes da implantação da usina de Belo Monte, no Pará. Considerando as vantagens e desvantagens da hidroeletricidade, assinale a única proposição CORRETA.
TEXTO 9
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia em julho será amarela, o que significa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-06/bandeira-tarifaria-de-julho-seraamarela>. Acesso em: 09 de out. 2017.

A conta de energia na residência de Pedro informa que, no mês de julho, foram consumidos 200kWh. O valor total da conta de energia elétrica (E), na cidade em que Pedro reside, é calculado através do produto do consumo ativo (em kWh) pelo valor da tarifa do kWh. Ao resultado obtido, soma-se o valor da bandeira tarifária definido pela Aneel para o mês de referência da conta de energia elétrica. Considerando os dados apresentados e sabendo que, para o mês de julho, o valor do kWh foi de R$0,3982, qual será o valor da conta de energia elétrica (E) da residência de Pedro?
TEXTO 9
Minas de coltan mataram maioria dos elefantes e gorilas do Congo
21 de junho de 2012 às 6:00
Por Robson Fernando de Souza (da Redação)

As minas de columbita e tantalita, minérios que produzem o composto coltan, exterminaram a maioria da população de gorilas e elefantes da República Democrática do Congo. Sua produção envolve, além da matança de animais, profunda exploração humana e ambiental.
O coltan é um mineral importante para a fabricação de celulares, TVs de plasma, notebooks, câmeras digitais, satélites artificiais e diversas outras tecnologias. E suas matérias-primas, columbita e tantalita, têm seu maior foco de extração na África, que corresponde a 80% de todo o coltan utilizado pelas indústrias eletroeletrônicas do mundo.
Os métodos de extração são rudimentares e promovem profunda exploração humana. São camponeses, prisioneiros de guerra, refugiados de guerra e crianças que extraem columbita e tantalita, sempre vigiados por militares. Os resultados são a vedação do direito das crianças à escola, mortes por desabamentos de túneis, doenças por falta de água limpa, saneamento e alimento, a disputa de grupos armados por cada mina, mortes de crianças (estima-se que cada quilo de coltan implicou a morte de duas crianças), transformação de bosques e campos agrícolas em lodaçais, desalojamentos forçados, violação de mulheres e meninas etc.
As consequências ambientais também são alarmantes: para a extração de coltan, invadiram parques ecológicos nacionais da República Democrática do Congo, e matou-se 80% da população de elefantes e 90% da de gorilas do país, levando sua população quase à extinção local.
Afirma-se que a maioria das multinacionais fabricantes de celulares está envolvida na compra do coltan congolês e na manutenção de governos corruptos e de guerras pela extração das matérias-primas desse mineral.
O coltan é um exemplo gritante de como o capitalismo passa por cima da dignidade humana e da vida animal para o almejamento do lucro e do atendimento de “necessidades” não tão necessárias e de como a indústria corporativa de hoje não tem qualquer senso de responsabilidade socioambiental, nem mesmo de respeito à vida.
Na impossibilidade de um boicote total às empresas compradoras do coltan congolês, vale as pessoas tentarem comprar o mínimo possível de eletroeletrônicos portáteis, pelo bem dos animais humanos e não humanos que vêm sendo explorados e massacrados na República Democrática do Congo.
SOUZA, ROBSON FERNANDO. Minas de coltan mataram maioria dos elefantes e gorilas do Congo. Disponível em:<http://www.anda.jor.br/21/06/2012/minas-de-coltan-mataram-maioria-dos-elefantes-e-gorilas-do-congo>. Acesso: 01 maio 2017.

A columbita, um mineral rico em nióbio, possui a fórmula molecular FeNb2O6 e faz parte da pauta de exportação mineral do Brasil, tendo sido exportadas, no ano de 2012 cerca de 71 mil toneladas do minério. A quantidade de nióbio exportada pelo Brasil em 2012 foi de, aproximadamente, (Dados: Fe= 56 g/mol, Nb=93 g/mol e O=16,0 g/mol).
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um conflito devastador. Além do imenso custo material de uma guerra dessas proporções, o custo humano foi gigantesco: mais de 50 milhões de mortos e mais de 30 milhões de feridos. Qualquer balanço do conflito assusta e inquieta aos que não viveram aqueles tempos de destruição. O horror e a barbárie pareciam a regra. Sobre o mundo no pós-guerra, assinale a alternativa CORRETA.
Um determinado organismo X possui parede celular constituída por peptoglicano e, em seu citoplasma, a única organela responsável pela síntese de proteínas são os ribossomos. O organismo Y possui, em seu citoplasma, uma organela denominada vacúolo contrátil responsável pelo seu equilíbrio osmótico. Por fim, o organismo Z possui o corpo formado por hifas. Esses organismos pertencem aos seguintes reinos, respectivamente: