Questões de Vestibular: IF Sul RioGrandense

Prepare-se para a prova com questões de IF Sul RioGrandense de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q686918 | Física, Física Térmica, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

A óptica geométrica estuda basicamente as trajetórias da luz na sua propagação. Dentre os fenômenos que podem ocorrer nessa trajetória está a reflexão, que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, quando incidir na superfície de separação deste meio com outro.
Em relação ao estudo da reflexão da luz nos espelhos esféricos, analise as seguintes afirmativas:
I. Todo raio luminoso que incide no vértice do espelho esférico gera, relativamente ao eixo principal, um raio refletido simétrico. II. Todo raio luminoso que incide paralelamente ao eixo principal, reflete-se em uma direção que passa pelo centro de curvatura. III. Um espelho convexo conjuga uma imagem real, invertida e menor que o objeto.
Está (ão) correta (s) afirmativa(s)

12 Q686916 | Física, Lançamento Vertical, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Leia com atenção o texto que segue
“Galileu fez outra grande descoberta. Ele mostrou que Aristóteles estava também errado quando considerava que fosse necessário exercer forças sobre os objetos para mantê-los em movimento. Embora seja necessária uma força para dar início ao movimento, Galileu mostrou que, uma vez em movimento, nenhuma força é necessária para manter o movimento – exceto a força necessária para sobrepujar o atrito. Quando o atrito está ausente, um objeto em movimento mantém-se em movimento sem a necessidade de qualquer força.”
HEWITT, P. G. Fundamentos de Física Conceitual. 1ª ed. – Porto Alegre: Bookman, 2003. p. 50.
O texto refere-se a uma questão central no estudo do movimento dos corpos na Mecânica Newtoniana, que é a propriedade dos corpos manterem o seu estado de movimento.
Essa propriedade é conhecida como

13 Q686927 | Química, Glicídios, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Ao apagar-se a cal, conforme reação abaixo,
CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2 + 63,7 kJ
afirma-se que temos uma reação

14 Q686521 | História, Independências das regiões hispanoamericanas México, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP

Sobre as civilizações greco-romanas, é correto afirmar.

15 Q686890 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“A Igreja Ortodoxa resultou da ruptura com a Igreja de Roma, em 1054. Até ocorrer o Cisma, duas grandes tradições conviviam no interior do cristianismo: a latina, no Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e a bizantina, no Império Romano do Oriente, sediada em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul, na Turquia). A Igreja Ortodoxa adota os mesmos sacramentos da Igreja Católica. No entanto, os rituais ortodoxos são cantados sem o acompanhamento de instrumentos musicais e as imagens esculpidas de santos são proibidas, exceto o crucifixo e os ícones sagrados. Os ortodoxos não admitem o conceito de infalibilidade do papa e do purgatório, lugar intermediário entre o Céu, reservado aos crentes, e o Inferno, destinado aos pagãos. Também rejeitam a doutrina católica da Imaculada Conceição segundo a qual Maria teria nascido sem pecado e concebido seu filho virgem. De acordo com os ortodoxos, esse dogma não faz parte da narrativa bíblica e contraria a doutrina tradicional do pecado original.”
(BRAICK, Patrícia e Ramos. MATA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2ª ed. - São Paulo, Moderna, 2010. p. 175.)


O Cisma do Oriente, referido no texto acima resultou

16 Q686896 | História, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

Em março de 1985, assumiu o governo, na União Soviética, o dirigente Mikhail Gorbatchev. Tinha como objetivo realizar reformas de ordem política e econômica. Para dinamizar essas mudanças, foi (foram) implantada (s) a

17 Q686910 | Matemática, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

A charge localizada na prova de português deste processo seletivo ilustra vassouras em diferentes posições. Analisando as posições dos cabos das vassouras e relacionando-as com funções de 1o grau (representação de um segmento de reta), afirma-se que, da esquerda para a direita,

18 Q686911 | Matemática, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

De uma forma criativa, após um exame, o professor entregou as notas expressas por números complexos aos seus alunos. Para cada aluno descobrir sua nota, era necessário calcular o módulo (observe que o módulo de um número complexo z = a + bi é calculado por |z| = + ) do número complexo descrito no seu exame.
Dessa forma, as notas representadas pelos números complexos N1 = 4.( cos 2π/3 + i.sen 2π/3 ), N2 = 3.( cos 5π/6 + i.sen 5π/6 ) e N3 =( 5/2 + i ) . ( 1/2 - i ) - 3/4 i aproximados são, respectivamente,

19 Q686912 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Considerando o sobrenome do autor do texto contido na prova de Língua Portuguesa deste processo seletivo, podemos afirmar que a probabilidade de escolhermos uma letra ao acaso do seu sobrenome e esta ser uma vogal é

20 Q686516 | Texto associado, Transformações Químicas, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

O ovo perfeito

Nenhum lugar da casa se parece tanto com um laboratório de química quanto a cozinha, onde diversos ingredientes são misturados, queimados, fermentados e submetidos a processos dignos de experiências científicas. Assim como no laboratório, ter noções de química é essencial para que o cozinheiro consiga preparar corretamente os pratos, até os mais simples. Veja, por exemplo, como levar à perfeição a arte de cozinhar ovos.

A clara possui água, gordura e colesterol. Também tem muitas proteínas que mudam de forma quando aquecidas. Elas se desenrolam e deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido e branco que conhecemos. O ovo também tem bolhas de ar para que o filhote comece a respirar. Elas se tornam um problema quando cozinhamos porque, além de deixar o fundo do ovo chato, ainda podem aumentar a pressão interna e fazê-lo rachar. Para resolver o problema, basta furar o fundo da casca com uma agulha antes de cozinhar e colocar sal ou limão na água. Os dois ingredientes conseguem tampar o buraco porque agem sobre a clara da mesma forma que o calor: fazem as proteínas se juntarem e endurecerem antes que o ovo vaze na panela.

Há também outras maneiras pelas quais o ovo pode explodir. A casca é irregular e, ao aquecer, cada uma das partes começa a se expandir de forma diferente, o que pode levar a rachaduras. É preciso controlar a forma como ele esquenta para que isso não aconteça. Coloque o ovo em água fria, aqueça até ferver, reduza o fogo por mais 10 minutos e jogue em outro recipiente com água fria. Esse último procedimento também ajuda a eliminar aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta e se expande.

O aumento de pressão o faz migrar para as regiões mais frias do ovo, como a gema, onde ele reage com o ferro e forma sulfeto de ferro, o material verde. Quando jogamos o ovo em água fria, a casca diminui de temperatura e atrai o sulfeto para longe da gema.

Finalmente, é bom saber que, quanto mais velho um ovo, mais fácil ele descasca. Ao envelhecer, ele se torna menos ácido, o que faz com que a membrana interna da casca se enfraqueça e não grude na parte branca.

É recomendável deixar os ovos ao menos uma semana na geladeira, com cuidado para que eles não estraguem.

Seguindo todas as dicas, o ovo terá formato, aparência e gosto perfeitos.


Que mistura: as histórias curiosas da química.Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/que-mistura-as-historiascuriosas-da-quimica/>. Acesso em: 19 mar. 2

Avalie as afirmações abaixo.



I - “ clara possui água, gordura col st rol.” Isso significa qu a clara é uma mistura homogênea.

II - “Também t m muitas prot ínas qu mudam d forma quando aqu cidas. Elas s d s nrolam deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido branco qu conh c mos.” Essa mudança d comportamento deve-se às forças intermoleculares.

III - “O ovo também t m bolhas d ar para qu o filhot com c a r spirar.” omo o ar atmosférico é composto, aproximadamente, de 20% de gás oxigênio e 80% de gás nitrogênio, os filhotes aproveitam o oxigênio da mistura gasosa para se manterem vivos.

IV - O cozimento dos ovos é um processo endotérmico.

V - Se adiciona o limão na água de cozimento do ovo para deixá-la ácida.

Assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.