Questões de Vestibular: IFPE

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41 Q685852 | Texto associado, Morfologia, Vestibular, IFPE, IF PE

Texto associado.

TEXTO 4

Procura-se algum lugar no planeta

onde a vida seja sempre uma festa

onde o homem não mate

nem bicho nem homem

e deixe em paz

as árvores da floresta.


Procura-se algum lugar no planeta

onde a vida seja sempre uma dança

e mesmo as pessoas mais graves

tenham no rosto um olhar de criança.

MURRAY, Roseana. Disponível em https://www.orelhadelivro.com.br/livros

Acerca de gêneros textuais, classes de palavras e termos da oração, assinale a alternativa CORRETA em relação ao TEXTO 4.

42 Q680049 | Música, Música, IFPE, IF PE

Quanto a síncope e contratempo, marque a alternativa CORRETA.

43 Q680050 | Música, Música, IFPE, IF PE

Os intervalos de terça menor, quarta justa, quarta aumentada, quinta justa e sétima aumentada possuem, respectivamente,

44 Q688807 | Química, Cadeias Carbônicas Características e Classificações do Átomo do Carbono, Segundo Semestre, IFPE, IF PE

Um raio de luz monocromático vermelho, ao atravessar de um meio 1 para um meio 2, sendo n2 > n1, não muda de cor. Isso se deve ao fato de

45 Q688820 | Conhecimentos Gerais, Política, Segundo Semestre, IFPE, IF PE

A escola de samba Paraíso do Tuiutí desfilou, no carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”. Em 2018, nos 130 anos da Lei Áurea, a agremiação realizou uma crítica a esse marco legal que, sem nenhuma indenização ou compensação para os recém-libertos, sem nenhuma política de emprego ou de acesso à terra, dificultou a integração dos ex-escravos na sociedade. Além daquele presente no título do enredo, o processo abolicionista vem suscitando outros questionamentos entre os estudiosos do tema. Uma dessas indagações é quanto à participação popular na luta pelo fim da escravidão, pressionando o governo por mudanças na lei escravista. Entre as estratégias colocadas em prática pelo movimento abolicionista estavam:
I. organizar eventos artísticos e passeatas. II. ingressar com processos na justiça e ações parlamentares. III.incentivar fugas e resistências armadas. IV.comprar passagens de retorno para a África. V. usar espaços cedidos pela Igreja Católica para mobilizações.
Estão CORRETAS, apenas, as estratégias contidas em

46 Q685860 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Vestibular, IFPE, IF PE

Leia o TEXTO 8 para responder à questão TEXTO 8
As substâncias X são produzidas pelos neurônios e são liberadas quando o axônio de um neurônio pré-sináptico é excitado. Estas substâncias, então, viajam pela sinapse até a célula alvo, inibindo-a ou excitando-a. A disfunção na quantidade produzida e utilizada da substância X está intimamente ligada à depressão.
ANDRADE, Rosângela Vieira de; et al. Atuação dos Neurotransmissores na Depressão. Disponível em: <http://www.saudeemmovimento.com.br/revista/artigos/cienciasfarmaceuticas/v1n1a6.pdf>. Acesso em: 06 maio 2019 (adaptado)
A substância X mencionada no TEXTO 8, presente nas sinapses químicas e intimamente ligada à depressão, refere-se

47 Q683854 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Texto associado.
A questão refere-se ao texto a seguir.

No dia em que o gato falou

Era uma vez uma dama gentil e senil que tinha um gato siamês. Gato de raça, de bom-tom, de filiação, de ânimo cristão. Lindo gato, gato terno, amigo, pertencente a uma classe quase extinta de antigos deuses egípcios. Esse gato só faltava falar. Manso e inteligente, seu olhar era humano. Mas falar, não falava. E sua dona, triste, todo dia passava uma ou duas horas, repetindo sílabas e palavras para ele, na esperança de que um dia aquela inteligência que via em seu olhar explodisse em sons compreensivos e claros. Mas nada!

A dama gentil e senil era, naturalmente, incapaz de compreender o fenômeno. Tanto mais que ali mesmo à sua frente, preso a um poleiro de ferro, estava um outro ser, também animal, inferior até ao gato, pois era somente uma pobre ave, mas que falava! Falava mesmo, muito mais do que devia. Um papagaio, que falava pelas tripas do Judas. Curiosa natureza, pensava a mulher, que fazia um gato quase humano, sem fala, e um papagaio cretino mas parlapatão. E quanto mais meditava mais tempo gastava com o gato no colo, tentando métodos, repetindo sílabas, redobrando cuidados para ver se conseguia que seu miado virasse fala.

Exatamente no dia 16 de maio de 1958 foi que teve a ideia genial. Quando a ideia iluminou seu cérebro, veio acompanhada da crítica, autocrítica: “Mas, como não me ocorreu isso antes?”, perguntou ela para si própria, muito gentil e senil como sempre, mas agora também autopunitiva. “Como não me ocorreu isso antes?” O papagaio viu no brilho do olhar da dona o seu (dele) terrível destino e tentou escapar. Mas estava preso. Foi morto, depenado e cozinhado em menos de uma hora. Pois o raciocínio da mulher era lógico e científico: se desse ao gato o papagaio como alimentação, não era evidente que o gato começaria a falar? Era? Não era? Veria. O gato, a princípio, não quis comer o companheiro. Temendo ver fracassado o seu intuito, a dama gentil e senil procurou forçá-lo. Não conseguindo que o gato comesse o papagaio, bateulhe mesmo — horror! — pela primeira vez. Mas o gato se recusou. Duas horas depois, porém, vencido pela fome, aproximou-se do prato e engoliu o papagaio todo. Imediatamente subiu-lhe uma ânsia no estômago, ele olhou para a dona e, enquanto esta chorava de alegria, começou a gritar (num tom meio currupaco, meio miau-miau-au, mas perfeitamente compreensível):

— Madame, foge pelo amor de Deus! Foge, madame, que o prédio vai cair! Corre, madame, que o prédio vai cair!

A mulher, tremendo de emoção e alegria, chorando e rindo, pôs-se a gritar por sua vez:
— Vejam, vejam, meu gatinho fala! Milagre! Milagre! Fala o meu gatinho!

Mas o gato, fugindo ao seu abraço, saltou para a janela e gritou de novo:

— Foge, madame, que o prédio vai cair! Madame, foge! — e pulou para a rua.

Nesse momento, com um estrondo monstruoso, o prédio inteiro veio abaixo, sepultando a dama gentil e senil em meio aos seus escombros.

O gato, escondido melancolicamente num terreno baldio, ficou vendo o tumulto diante do desastre e comentou apenas, com um gato mais pobre que passava:

— Veja só que cretina. Passou vida inteira para me fazer falar e, no momento em que falei, não me prestou a mínima atenção.


Moral: O mal do artista é não acreditar na própria criação.


FERNANDES, Millôr. In: Antologia do Pasquim, volume III: 1973-1974. Rio de Janeiro: Desiderata, 2009.
A moral do texto apresenta, a partir da história contada, uma

48 Q683871 | Biologia, Sistema Excretor Humano, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

O sistema urinário, também conhecido como aparelho urinário, é responsável pela produção e eliminação da urina. Sua função principal é filtrar as impurezas do sangue que circula pelo organismo. Além dos rins, os órgãos que compõem esse sistema são

49 Q680063 | Literatura, Escolas Literárias, Técnico Subsequente, IFPE, IF PE

A Semana de Arte Moderna trouxe para a sociedade experiências distintas em relação ao contato com a leitura, através da literatura, e com a arte em geral. Dos excertos a seguir, assinale aquele que, com o advento do Modernismo, nos proporcionou a experiência da narrativa por meio do fluxo de consciência.

50 Q680072 | Física, Ótica, Técnico Subsequente, IFPE, IF PE

Com relação aos fenômenos da Óptica Geométrica, analise as afirmativas a seguir.


I. Uma lupa consiste em uma lente esférica convergente que permite o aumento da visualização de um objeto, porém, quando a posicionamos muito distante do objeto, proporciona uma imagem invertida.

II. Um objeto colocado diante de uma associação de dois espelhos planos, com as suas superfícies refletoras fazendo um ângulo de 60º, produz a visualização de 5 imagens.

III. Um objeto situado entre o foco e o centro óptico de uma lente convergente conjuga uma imagem real, invertida e maior que o objeto.

IV. Um objeto posicionado sobre o centro de curvatura de um espelho côncavo produz uma imagem virtual, direita e de mesmo tamanho.

V. Um objeto colocado diante de um espelho convexo conjuga uma imagem virtual, direita e de menor tamanho.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

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