Questões de Enem e Vestibulares: UDESC

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21 Q669670 | Matemática, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, Ensino Médio

Texto associado.
Em 1958, como trote para os calouros da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, um grupo de estudantes precisou medir o comprimento da ponte de Harvard (entre Boston e Cambridge, em Massachusetts), usando como padrão de medida um dos próprios estudantes, um rapaz chamado Oliver R. Smoot. Após horas de medição, com o estudante deitando-se no chão e levantando-se sucessivas vezes para as medidas, concluiu-se que a ponte tinha 364,4 smoots, +/- 1 orelha.
A brincadeira fez tanto sucesso e a medição tornou-se tão popular que, na década de 1980, a ponte foi reformada pela prefeitura, que encomendou blocos de concreto personalizados de 1 smoot de comprimento para a reforma, eternizando as marcações colocadas no solo, que hoje já constam até no sistema de conversão de medidas da ferramenta Google.
Ainda mais interessante é o fato de que, alguns anos após formado, Oliver Smoot tornou-se diretor da ANSI, o Instituto Nacional Americano de Padrões (“American National Standards Institute”) e depois presidente da ISO, a Organização Internacional para Padronização (“International Organization for Standardization”).
Sabendo que Oliver Smoot tinha 5 pés e 7 polegadas de altura na ocasião da medida, desprezando o erro de +/- 1 orelha, e assumindo 1 pé = 30,5 cm e 1 polegada = 2,5 cm, o comprimento da ponte é:

22 Q670583 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, Ensino Médio

Texto associado.
“Escherichia coli é comum na flora bacteriana do intestino de humanos e de outros animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como infecção intestinal e infecção urinária, acontecendo principalmente se o indivíduo consumir água ou alimentos contaminados”.
Fonte: KAPER JB, NATARO JP, MOBLEY HLT. Pathogenic Escherichia coli. Nat. Rev. Microbiol., 2: 123-140, 2004
A respeito das bactérias, assinale a alternativa incorreta.

23 Q669964 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, Ensino Médio

Texto associado.
Texto 2
1. De volta à civilização, o jantar foi no tradicionalíssimo Blue Elephant, localizado num
casarão do século XIX, o mais prestigiado da cozinha thai. Cada prato, uma surpresa.
Estou certa de que degustamos muitos daqueles elementos irreconhecíveis vistos no
mercado horas antes.
5. Os templos e a gastronomia foram os pontos altos de Bangkok, mas caminhar pelas
avenidas do centro não foi minha aventura tailandesa preferida. Muita sujeira junto às
calçadas. Barulho, poluição visual, desorganização. Semáforo é enfeite, os motoristas
obedecem à própria vontade, e atravessar a rua é roleta-russa. Talvez eu estivesse
despreparada para encontrar do outro lado do mundo uma realidade que conheço bem.
20. Imaginava que o exotismo tailandês não estivesse confinado apenas em pontos
determinados, mas que fosse percebido de modo mais generalizado, contaminando a
cidade toda. Não é assim. As urbes subdesenvolvidas se assemelham, afinal.
De qualquer forma, essa reversão de expectativa me ajudou a encarar Siem Reap
sem frescura. Aterrissamos no Camboja.
15. A simples menção do nome do país nos faz lembrar a guerra civil pela qual passou e
o genocídio que exterminou quase a população inteira.
MEDEIROS, Martha. Um lugar na janela 2: relatos de viagem,1 ed.- Porto Alegre, RS: L&PM,2016, pp.49 e 50.
Analise as proposições em relação à obra Um lugar na janela 2: relatos de viagem, Martha Medeiros, e ao Texto 2, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) No período “As urbes subdesenvolvidas se assemelham, afinal” (linha 12) se a oração for iniciada pela palavra destacada não será necessário o sinal de pontuação da vírgula, pois a palavra perde a sua função morfossintática.
( ) A leitura da obra leva o leitor a inferir que, apesar de as crônicas serem o resultado da vivência e experiência da autora em viagens, ela ainda explora o pitoresco, o cultural, pois a autora se preocupa em levar o leitor a um novo universo, de forma leve e, às vezes, divertida.
( ) Da leitura da estrutura verbal “e atravessar a rua é roleta-russa” (linha 8), deduz-se que a autora, ironicamente, critica a maneira de dirigir dos motoristas de Bangkok.
( ) Da leitura da obra, infere-se que a autora busca passar para o leitor que há nele sentimentos inconscientes e que, por meio das viagens, há possibilidades de redescobri-los, revelando-se assim um novo descobrir-se.
( ) A leitura da obra leva o leitor a inferir que, embora a obra seja uma compilação de relatos elaborados em uma linguagem simples, vocábulos bem selecionados e aparentar um diálogo da autora com o leitor, as crônicas são fidedignas, caracterizando a verossimilhança.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

24 Q669729 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, Ensino Médio

Texto associado.
Um tubarão e um golfinho possuem muitas semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água.
Esse processo é conhecido como:

25 Q670575 | História, Vestibular Segundo Semestre UDESC, UDESC, UDESC, Ensino Médio

“Os proletários nada têm a perder a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos.”. Estas frases, escritas por Karl Marx e Frederich Engels, encerram o Manifesto Comunista, publicado em Londres, em 1848. A respeito das condições de trabalho na Europa, durante o século XIX, é correto afirmar:

26 Q670688 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, Ensino Médio

Texto associado.
Texto 2
1. De volta à civilização, o jantar foi no tradicionalíssimo Blue Elephant, localizado num
casarão do século XIX, o mais prestigiado da cozinha thai. Cada prato, uma surpresa.
Estou certa de que degustamos muitos daqueles elementos irreconhecíveis vistos no
mercado horas antes.
5. Os templos e a gastronomia foram os pontos altos de Bangkok, mas caminhar pelas
avenidas do centro não foi minha aventura tailandesa preferida. Muita sujeira junto às
calçadas. Barulho, poluição visual, desorganização. Semáforo é enfeite, os motoristas
obedecem à própria vontade, e atravessar a rua é roleta-russa. Talvez eu estivesse
despreparada para encontrar do outro lado do mundo uma realidade que conheço bem.
20. Imaginava que o exotismo tailandês não estivesse confinado apenas em pontos
determinados, mas que fosse percebido de modo mais generalizado, contaminando a
cidade toda. Não é assim. As urbes subdesenvolvidas se assemelham, afinal.
De qualquer forma, essa reversão de expectativa me ajudou a encarar Siem Reap
sem frescura. Aterrissamos no Camboja.
15. A simples menção do nome do país nos faz lembrar a guerra civil pela qual passou e
o genocídio que exterminou quase a população inteira.
MEDEIROS, Martha. Um lugar na janela 2: relatos de viagem,1 ed.- Porto Alegre, RS: L&PM,2016, pp.49 e 50.
Analise as proposições em relação à obra Um lugar na janela 2: relatos de viagem, Martha Medeiros, e ao Texto 2, e assinale a alternativa correta.

27 Q670245 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, Ensino Médio

Texto associado.
Texto 4
20
1. Às cinco horas da manhã estava de pé, vestindo-me para ir buscar Lúcia. Na
véspera ao despedir-se de mim ela me dissera:
– Amanhã mudo-me. Venha-me buscar ao romper do dia. Desejo... careço de
entrar apoiada ao seu braço na casa onde vou viver a minha nova existência.
5. Achei-a pronta e esperando-me; os vestígios da comoção violenta que haviam
produzido as amargas recordações desapareciam sob a plácida serenidade que
reslumbrava de sua alma e dava à sua beleza uma suave limpidez.
Partimos a pé, com a fresca da manhã; fizemos um dos mais belos passeios de
que se pode gozar no Rio de Janeiro.[...]
10. Apesar da revelação da véspera, continuava a dar a Lúcia esse doce nome, que
estava tão habituado a pronunciar. Uma vez porém ela olhou-me com uma expressão
de mágoa:
– Paulo – disse-me com brandura –, chama-me Maria!
Desde então, quando eu pronunciava esse nome, sua alma tinha enlevos, e ela
15. acompanhava o movimento de meus lábios estremecendo de gozo, como se todo o seu
corpo sentisse uma doce carícia.
– Quando me chamas assim, Paulo – murmurava ela –, parece-me que tu me
embebes e me afagas num só e imenso beijo que me envolve toda. [...]
Almoçamos, como os pastores de Teócrito, frutas, pão e leite cru: ainda não
20. havia preparos de cozinha, nem fogo. Por volta de onze horas do dia chegou a criada,
com uma menina de doze anos, linda e mimosa como um anjinho de Rafael. Era o
retrato de Lúcia, com a única diferença de ter uns longes de louro cinzento nos cabelos
anelados.
ALENCAR, José de. Lucíola. Porto Alegre: L&PM, 2017. pp. 147 e 148.
Analise as proposições em relação à obra Lucíola, José de Alencar, e ao Texto 4.
I. Da estrutura “onde vou viver a minha nova existência” (linha 4), infere-se a decisão de Lúcia deixar no passado a vida de cortesã e iniciar uma nova vida com simplicidade e recato.
II. As palavras desejar e carecer em “ Desejo...careço de entrar apoiada” (linhas 3 e 4) apresentam a mesma regência, pois ambas exigem como complemento as funções sintáticas objeto indireto e complemento nominal, sequencialmente.
III. Em “Venha-me buscar” (linha 3) e “chama-me Maria” (linha 13) não há uniformidade de tratamento, quanto ao emprego do modo imperativo, uma vez que na primeira oração empregou-se a 3ª pessoa singular, e na segunda oração ocorreu o emprego da 2ª pessoa singular.
IV. O uso do sinal gráfico da crase é facultativo em “dava à sua beleza” (linha 7), assim como em “Partimos a pé” (linha 8)
V. No romance Lucíola, o personagem-narrador, Paulo, deixa fluir o seu “eu”, quando expõe seus sentimentos em relação ao que sentiu, viu e idealizou junto à mulher amada, evidenciando-se o subjetivismo – característica da Estética Romântica.
Assinale a alternativa correta.

28 Q670643 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, Ensino Médio

Texto associado.
“Os protozoários apresentam dimensões predominantemente microscópicas. Sua denominação deriva do grego protos e zoon, que significam, respectivamente, ‘primeiro’ e ‘animal’. Atualmente, o termo protozoário diz respeito a protistas heterotróficos unicelulares (na maioria) e que obtém seus alimentos por ingestão ou absorção.”
Fonte: RUPPERT & BARNES, 2005.
Analise as proposições em relação aos protozoários, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A maioria dos protozoários é microscópica, no entanto, alguns podem ser vistos a olho nu, como é o caso do Spirostomum, um ciliado de água doce, que alcança 3 mm de comprimento, e o Globigerina, um sarcodíneo marinho, que vive em suspensão na água do mar.
( ) Os protozoários marinhos, assim como os parasitas, não possuem vacúolo pulsátil uma vez que são isotônicos em relação ao meio, ou seja, a sua concentração é semelhante à da água salgada.
( ) Há espécies de protozoários de vida livre que vivem na água doce, no mar e em regiões úmidas, e também espécies simbióticas. Ainda não foram identificadas espécies de protozoários parasitas.
( ) Os protozoários podem utilizar diferentes estruturas para a obtenção de alimentos como pseudópodos, cílios e flagelos, incorporando os alimentos por absorção ou por ingestão, alimentando-se de matéria orgânica morta e também de microorganismos como bactérias, algas e outros protozoários.
( ) A Malária é uma doença causada pelo protozoário Plasmodium, que parasita as células sanguíneas e as células hepáticas dos seres humanos, causando acessos febris conhecidos como “tremedeira” ou “batedeira”.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

29 Q669757 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, Ensino Médio

Texto associado.
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas), quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos; ou desarmônicas, quando pelo menos um deles é prejudicado.
São relações desarmônicas:

30 Q670884 | Geografia, Vestibular Segundo Semestre UDESC, UDESC, UDESC, Ensino Médio

Texto associado.

A existência de vida no planeta Terra está associada a um fenômeno natural, o qual permite o equilíbrio térmico na atmosfera por meio da reflexão e absorção dos raios solares. Se este fenômeno não existisse, a temperatura média da superfície terrestre poderia ser inferior a -18oC.

Esse fenômeno natural, ao qual a informação se refere, é denominado: