Questões de Vestibular: UNIFOA

Prepare-se para a prova com questões de UNIFOA de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q680747 | Conhecimentos Gerais, Política, Segundo Semestre, UNIFOA, UNIFOA

A Copa do Mundo 2018 será disputada na Rússia, país de maior extensão territorial do mundo, mas também de rica, interessante e controversa história. Em duas ocasiões, como Império Russo e como União Soviética, dois poderosos exércitos, até então vistos como invencíveis, foram derrotados em seu território, alterando o curso das guerras (que propositalmente omitimos os nomes), e determinando o resultado final desses conflitos.
Assinale o par de exércitos que amargaram o fracasso nas geladas terras russas:

22 Q680750 | História, Fundamentos da História Tempo, Segundo Semestre, UNIFOA, UNIFOA

O ano de 2018 assinala o bicentenário de nascimento daquele cuja obra é considerada, independente de posicionamentos ideológicos, a que mais aprofundadamente estudou e descreveu os mecanismos de funcionamento e reprodução da economia capitalista. O referido autor também é referência obrigatória nos campos da Filosofia, História e Sociologia. A frase “A história do mundo é a história da luta de classes”, cujo título da obra omitimos, oferece uma chave interpretativa para o entendimento do processo histórico a partir dos antagonismos entre as classes sociais nas mais diversas formas de organização econômico-social. Em tempos de forte polarização ideológica, corre-se o risco de não observar as contribuições de autores que se dedicaram a estudar a sociedade, e que o fizeram aproveitando todo o cabedal teórico anterior às suas produções.
O fragmento acima refere-se a:

23 Q680757 | Física, Dinâmica, Segundo Semestre, UNIFOA, UNIFOA

Pedro usa um bloco de madeira bem polido para brincar sobre uma mesa também feita de madeira. Ele usa esse bloco como uma espécie de carrinho e faz com que o mesmo se desloque sobre uma superfície plana e horizontal. Pedro consegue realizar o movimento puxando o bloco com uma corda e fazendo com que o bloco se mantenha com velocidade constante. Sabendo que a gravidade é 10 m/s2 e que a massa do bloco é de 500 gramas, a força de reação normal, da superfície sobre o bloco, é de ______ (I) . A força horizontal usada por Pedro na corda é de ______ (II) e a força de atrito cinético entre o bloco e a mesa é de ______ (III) , correspondente a um coeficiente de atrito cinético igual a 0,3."
Preencha corretamente as lacunas (I), (II) e (III), respectivamente, com:

24 Q680760 | Física, Estática e Hidrostática, Segundo Semestre, UNIFOA, UNIFOA

Texto associado.
Em uma fazenda no interior de Minas Gerais, um cano de água utilizado para irrigação da plantação está enterrado no solo. Esse cano ejeta água com vazão de 20 litros por minuto com uma velocidade de 20 m/s. A saída do cano é apontada inclinadamente, fazendo um ângulo com o solo que maximiza o alcance da água nessa velocidade fixa e limite de 20m/s. Despreze a resistência do ar e considere a gravidade igual a10 m/s2.

Lendo o texto acima, responda à questão:

30º 45º 60º 90º

Seno 0 1/2 22 3/2 1

Coseno 1 3/2 2/2 1/2 0

Quanto tempo uma gotinha de água que sai do cano permanece no ar até chegar ao solo?

25 Q680749 | Conhecimentos Gerais, Segundo Semestre, UNIFOA, UNIFOA

Em setembro de 1969 chegava ao fim, gravando seu último disco (Abbey Road), aquela que foi considerada, em publicações especializadas, a maior banda de Rock de todos os tempos, por ter sido precursora de alguns estilos, e pela qualidade das composições a partir da genialidade dos autores. Ao final do LP, a música “The End” fecha o disco, e a carreira da banda, com os versos (em tradução livre):
“E no final, o amor que você recebe É igual ao amor que você faz.”
Referimo-nos a:

26 Q680753 | Inglês, Segundo Semestre, UNIFOA, UNIFOA

Natural selection gave a freediving people in Southeast Asia bigger spleens

The Bajau people of Southeast Asia, known as Sea Nomads, spend their whole lives at sea, working eight-hour diving shifts with traditional equipment and short breaks to catch fish and shellfish for their families. In a study published April 19 in the journal Cell, researchers report that the extraordinary diving abilities of the Bajau may be thanks in part to their unusually large spleens. The adaptation, the researchers say, is a rare example of natural selection in modern humans -- and one that could provide medically relevant insight into how humans manage acute hypoxia.

Vocabulary: Spleens – baços

Hypoxia – hipóxia (baixa concentração de oxigênio nos tecidos)

Story from Science Daily

https://www.sciencedaily.com/releases/2018/04/180419131128.htm

Published: 19 April 2018

Segundo o estudo apresentado,

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.