Questões de Vestibular: UNIVESP

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51 Q684964 | Biologia, Artrópodes, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Para que seres humanos fossem capazes de correr sobre a água, teriam que exercer uma frequência de passos aproximadamente 30 vezes maior que a dos recordistas em provas de atletismo dos 100 metros rasos. Entretanto, ao passo em que essa atividade soa como sobrenatural para os humanos, há animais macroscópicos que executam tal proeza, tal como alguns lagartos (como os da espécie Basiliscus basiliscus), percevejos da família Gerridae e aranhas Lycosoidea de determinadas espécies. As façanhas desempenhadas por esses animais dependem fundamentalmente de uma propriedade da água – uma que também determina que as gotas de água que estejam em superfícies horizontais impermeáveis estabilizem-se em um aspecto hemisférico, não se esparramando tão facilmente. Essa propriedade é a

52 Q688581 | Geografia, Modernização Agrícola, Vestibular, UNIVESP, VUNESP

A Venezuela está enfrentando uma grave crise institucional e econômica, com a presença de distúrbios sociais e instabilidade política. Considerando que a economia do país possui enorme dependência das exportações de petróleo, uma das razões dos problemas econômicos do país diz respeito à

53 Q684865 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP

Um embrião cresce muito nos primeiros meses após a sua formação. Com 5 semanas, o embrião que se iniciou de apenas uma célula já tem braços e pernas evidentes e começam as contrações musculares. O crescimento de um embrião está diretamente relacionado à divisão

54 Q684869 | Química, Grandezas massa, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP

A produção da alumina a partir da bauxita, minério de alumínio, envolve uma série de etapas. Entre elas está a calcinação, na qual ocorre a seguinte reação:

Al(OH)3 ----> Al2 O3 + H2O

O balanceamento correto dessa reação, com os menores números inteiros, é dado, respectivamente, por:

55 Q684879 | Matemática, Potência, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Embora pareça algo natural, a notação de valores numéricos no sistema de base 10 (sistema decimal) é, na verdade, uma convenção, como outras notações que foram utilizadas no passado. Um número no sistema decimal representa uma somatória de potências de 10: por exemplo, o número 2367 (dois mil, trezentos e sessenta e sete) equivale a 2 · 103 + 3 · 102 + 6 · 101 + 7 · 100 . Caso fosse utilizado um sistema de base 6, o número 2543 neste sistema equivaleria, no sistema decimal, a:

56 Q684891 | Inglês, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Texto associado.
Utilize o texto a seguir para responder a questão.

The End of Poverty

Equality is a very big idea, connected to freedom, but an idea doesn’t come for free. In a world where distance no longer determines who your neighbor is, paying the price for equality is not just heart, it’s smart. The destinies of the “haves” are intrinsically linked to the fates of the “have-nothing-at-alls”. If we didn’t know this already, it became too clear on September 11, 2001. Africa is not the front line in the war against terror, but it soon could be.
“The war against terror is bound up in the war against poverty.” Who said that? Not me. Not some beatnik peace group. Secretary of State Colin Powell. And when a military man starts talking like that perhaps we should listen. In tense, nervous times isn’t it cheaper – and smarter – to make friends out of potential enemies than to defend yourself against them?
We could be the first generation to outlaw the kind of extreme, stupid poverty that sees a child die of hunger in a world of plenty, or of a disease preventable by a twenty-cent inoculation. We are the first generation that has enough power to do that. The first generation that is powerful enough to unknot the whole tangle of bad trade, bad debt, and bad luck. The first generation that can end a corrupt relationship between the powerful and the weaker parts of the world which has been so wrong for so long.
If the rich nations decided they could become slightly “poorer”, they would truly help the nations in need. If they agreed to write off the old debts of the poor countries, the whole world would be safer. This year millions of people gathered to persuade world leaders to invest more in fighting poverty and disease in Africa.
We cannot save energy life. But the ones we can, we must. It is – or it ought to be – unacceptable that an accident of longitude determines whether a child lives or dies. Fifteen thousand people dying needlessly every day from AIDS, TB, and malaria. Behind each of these statistics is someone’s daughter, someone’s son, a mother, a father, a sister, a brother.
This is Africa’s crisis. That it’s not on the nightly news, that we do not treat this as an emergency – that’s our crisis.

(adapted from Bono’s foreword to the End of Poverty, Jeffrey Sachs, Penguin Press, and “This is Generation’s Moon Shot”, by Bono in Time)
Assinale a alternativa correta para o verbo em destaque na frase abaixo.
Africa is not the front line in the war against terror, but it soon “could” be.

57 Q684901 | Geografia, Urbanização brasileira, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Saudosa Maloca
Si o senhor não está lembrado Da licença de conta Que aqui onde agora está Esse adifício alto Era uma casa velha um palacete assobradado Foi aqui seu moço Que eu, Mato Grosso e o Joca Construímos nossa maloca Mais um dia nem quero lembrar
Veio os homens com as ferramentas o dono mando derruba Peguemo todas nossas coisas E fumos pro meio da rua Apreciar a demolição Que tristeza que eu sentia Cada táuba que caia Doía no coração Mato Grosso quis grita Mas em cima eu falei Os homes está 'cá razão Nós arranja outro lugar (BARBOSA,A.Saudosa Maloca. In: Meus momentos.EDM, 2004.)
A música do cantor e compositor Adoniran Barbosa faz referência a um processo vivido em muitas cidades brasileiras entre 1930 e 1960. O samba “Saudosa Maloca” foi escrito em 1951. Nesse período o país passava por diversas transformações. A respeito desse período,assinale a alternativa incorreta.

58 Q684904 | Geografia, Noções Gerais de Urbanização, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Um fato marcante da urbanização brasileira nos últimos anos é o contínuo crescimento das regiões metropolitanas [...]. Antes de qualquer análise da metropolização no Brasil, é importante uma reflexão a respeito do termo metrópole, em virtude do que ela representa (SCARLATO, 2011). A respeito das características de uma metrópole, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Um crescimento expande a cidade, prolongando-a para fora de seu perímetro, e absorve aglomerados rurais e outras cidades. ( ) Com a expansão e a integração, desaparecem os limites físicos entre os diferentes núcleos urbanos, fenômeno chamado de cidades gêmeas. ( ) O termo região metropolitana pode ser usado quando há fluxo pendular de população entre as cidades vizinhas, que devem obrigatoriamente somar pelo menos 10 milhões de habitantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

59 Q684909 | Química, Transformações Químicas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

As funções inorgânicas são classificadas em óxidos, ácidos, bases e sais. Os sais são comumente utilizados no nosso dia-a-dia, como o sal de cozinha (NaCl), o bicarbonato de sódio (NaHCO3) e o sulfato de sódio (Na2SO4). Na indústria química, os sais também possuem um papel importante, por exemplo, o NaCl é utilizado na fabricação de soda cáustica. A reação química entre um ácido e uma base de Arrhenius produz um sal.
Considere a reação entre o ácido ortofosfórico e o hidróxido de cálcio abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o composto X formado e o valor de n conforme a estequiometria da reação balanceada.
2H3PO4 + nCa(OH)2 X + 6H2O

60 Q684917 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Os seres vivos se interagem de diversas maneiras na natureza. Em relação as interações ecológicas, estas podem ser divididas em dois tipos, as relações intraespecíficas, ou seja, dentro da mesma espécie, ou relações interespecíficas, entre espécies diferentes. Em ambas as relações, temos as interações harmônicas e desarmônicas. A respeito das interações ecológicas, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Exemplos de interação intraespecífica harmônica são as formigas e as abelhas. ( ) Canibalismo e competição são exemplos de interação intraespecífica desarmônica. ( ) Exemplos de interação interespecíficas harmônicas são os liquens (fungos + cianobactérias), onde ambos se beneficiam da relação. ( ) O parasitismo é um exemplo de interação interespecífica desarmônica, onde o parasita retira do hospedeiro os nutrientes para sua sobrevivência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima pra baixo.
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