De acordo com Addson Hibbard, em seu livro
Writers of the Western World , a literatura impressionista faz
o registro de impressões, emoções, sentimentos,
despertados na alma do artista, por meio dos sentidos, pelas
cenas, pelos incidentes, pelos caracteres. Emoções e
sentimentos, estados de alma, são mais importantes que o
enredo e a narrativa, e o efeito suplanta a estrutura.
Em vez da relação causal exterior entre indivíduos e
acontecimentos, o que importa é a relação interna evocada
na mente do artista; em vez de uma sequência objetiva de
causa e efeito, uma lógica diferente, subjetiva, pessoal, vaga
e inconsequente. Em vez das coisas, as sensações das coisas.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil . 19a ed.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
A leitura do texto permite inferir que, para a literatura
impressionista, sentimentos, emoções e sensações suplantam os aspectos intelectuais. Portanto, a razão
a) tem lugar central no processo criativo.
b) cede o passo às sensações.
c) associa-se à crítica social.
d) é tão importante quanto as sensações.
e) controla a emoção e as sensações.