A busca de vantagem competitiva, na era moderna, fez com que a abordagem funcional, taylorista, fragmentada e hierarquizada produzisse barreiras que impediram o alcance dos melhores resultados organizacionais. Conforme apontado pela doutrina especializada, a gestão por processos, desenvolvida no final do século XX, possibilitou que as organizações fossem vistas, não como um conjunto de departamentos estanques, mas sim como um fluxo contínuo de atividades encadeadas e interativas, como uma rede de relações, multifuncionais que utilizam a tecnologia, inovação, conhecimento e pensamento estratégico e sistêmico, visando satisfazer às necessidades dos clientes. A literatura de gestão por processos classifica os processos e os diferencia entre processos principais ou primários e os secundários, com vistas promover um mapeamento das atividades necessárias a otimização dos resultados. Considerando essas informações, é correto afirmar que:
a) os processos secundários são uma sequência lógico-temporal dos principais e agregam valor para o produto ou serviço finais.
b) os processos primários resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final, enquanto os secundários são processos internos.
c) os processos secundários podem ser dispensados no contexto da gestão por processos, eis que não contribuem para a execução dos principais.
d) os processos principais são de natureza eminentemente gerencial, ligados à estratégia e utilizados na tomada de decisões.
e) os processos secundários são ligados à produção de bens ou serviços e os primários à gestão de pessoas.