Questões de Vestibular: Administração de Marketing

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1 Q683576 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Considerando que empresas internacionais devem decidir até que ponto adaptarão suas estratégias de marketing às condições locais, assinale a alternativa correta.

2 Q683082 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).

Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente dessa área deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.


É correto o que se afirma em

3 Q683573 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Os gerentes de marketing são capacitados para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa. Considerando que há diferentes tipos de demanda, assinale a alternativa correta.

4 Q683081 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Um pequeno empreendedor do segmento varejista, querendo identificar novas oportunidades de negócios, procurou um órgão especializado em microempresas para orientá-lo quanto ao que deveria fazer para aproveitar de forma compatível seus recursos: humanos, materiais e financeiros. O referido órgão orientou que elaborasse o plano de marketing para alcançar seus objetivos.
Nessa perspectiva, uma etapa importante para elaboração do plano de marketing é a realização da análise mercadológica, uma vez que ela representa uma ferramenta fundamental utilizada para ampliar o conhecimento sobre uma determinada demanda, atividade ou negócio.
Desse modo, considerando necessária a etapa de análise mercadológica para elaboração do plano de marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. A análise mercadológica pode influenciar no equilíbrio das forças ambientais, criando novos padrões de mercado.
II. A análise mercadológica é capaz de estimar a demanda e avaliar a performance de determinados produtos e/ou serviços.
III. A análise mercadológica é utilizada para conhecer o mercado, o perfil dos clientes, fornecedores e as estratégias de seus concorrentes.
IV. A análise mercadológica identifica os instrumentos mais lucrativos do mercado, reduzindo a rivalidade entre empresas associadas.


É correto apenas o que se afirma em

5 Q683046 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).

Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente de marketing deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.

É correto o que se afirma em

6 Q683574 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Frente às novas realidades de marketing, a evolução dos conceitos de marketing apresenta cinco orientações. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das cinco orientações.

7 Q683575 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

É correto afirmar que o plano de marketing:

8 Q683072 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Sabendo das dificuldades de se gerenciar uma empresa, um tecnólogo de Processos Gerenciais recém-contratado para um cargo de gestão percebeu a necessidade de estruturar melhor a gestão desse negócio e uma de suas primeiras iniciativas foi criar um plano de marketing.
No plano de marketing, o ambiente de negócios divide-se em macro e microambientes e consiste em fatores e forças externos que influenciam positiva ou negativamente a administração de marketing em seu relacionamento com os clientes-alvo. A importância da constante observação e adaptação às mudanças do ambiente, se deve ao fato de que este pode oferecer tanto oportunidades quanto ameaças à empresa.
SEBRAE Nacional. Estratégia Empresarial. Como elaborar um plano de negócio. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/ PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).

Considerando a análise de micro e macroambientes do plano de marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. No microambiente, a análise do ambiente demográfico tem por objetivo estudar a população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos.
II. No macroambiente, a análise dos fornecedores tem por objetivo determinar os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, podendo afetar seriamente o marketing.
III. No macroambiente, a análise do ambiente político tem por objetivo compreender de qual forma as decisões de marketing são afetadas pelo desenvolvimento da esfera política.
IV. No microambiente, a análise dos concorrentes tem por objetivo estudar possíveis vantagens e ameaças percebidas a partir das ações da concorrência, diante das necessidades dos consumidores-alvo.


É correto apenas o que se afirma em

9 Q682998 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, MEC, INEP, 2022

A pesquisa de marketing inclui identificação, coleta, análise, disseminação e uso de informações, e cada fase desse processo é importante. Identificamos ou definimos o problema ou oportunidade de pesquisa de marketing e, a seguir, determinamos as informações necessárias para investigá-lo. Como toda oportunidade de marketing se traduz em um problema de pesquisa a ser investigado, os termos “problema” e “oportunidade” são usados de forma intercambiável. Em seguida, identificam-se as fontes relevantes de informações e avaliam-se os métodos de coleta de dados com sofisticação e complexidade variadas em função da sua utilidade. Os dados são coletados pelo método mais adequado e, posteriormente, são analisados e interpretados para proporcionar as devidas inferências. Finalmente, as constatações, implicações e recomendações permitem a utilização das informações para a tomada de decisões de marketing e ações diretas.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2011 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, assinale a opção que apresenta apenas procedimentos de coleta e de análise de dados qualitativos que podem ser utilizados nas pesquisas de marketing.
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