Questões de Enem e Vestibulares: Aminoácidos

Encontre aqui questões Aminoácidos de Enem e Vestibulares com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O ácido aspártico, contendo cinco átomos de carbono na cadeia principal, é um aminoácido que recebe essa denominação por apresentar um caráter ácido em pH=7,0 devido à presença de um grupamento carboxila extra ligado ao átomo de carbono α da molécula.
O aminoácido arginina pertence ao grupo cujas cadeias laterais são ácidas em pH=7,0 devido à presença de mais um grupo carboxílico na molécula, além daquele ligado ao carbono α.
Os aminoácidos, quando dissolvidos em solução aquosa, dependendo do pH dessa solução, podem ter carga líquida positiva, negativa ou nula, sendo essa propriedade utilizada para separá-los por eletroforese.
A ligação glicosídica é formada quando um grupo hidroxila de um monossacarídeo reage com o carbono anomérico de outro monossacarídeo, originando um hemiacetal ou hemicetal a partir de um acetal ou cetal.
Texto associado.

Considerando a figura acima, que representa a molécula de desoxirribose, unidade repetitiva presente na estrutura do DNA, julgue o item a seguir.

Os ácidos nucléicos (DNA e RNA) são moléculas poliméricas formadas pela associação de múltiplas unidades de ácido fosfórico, base nitrogenada e pentose.
As enzimas podem ser classificadas de acordo com o tipo de reação química da qual participam, como as liases que catalisam a adição de grupos a duplas ligações ou formação de duplas ligações por meio de remoção de grupos.
Uma enzima que necessita de coenzima para sua atuação catalítica é denominada de holoenzima quando está livre da associação, e de apoenzima quando está associada.
A região da molécula enzimática, na qual ocorre a ligação ao substrato, é denominada sítio ou centro ativo e tem especificidade pelo substrato, a ponto de diferenciar moléculas muito semelhantes, como os anômeros α e β da D-Glicose.

Quando os aminoácidos glicina (pKαCOOH =2,34; pKαNH2 =9,60) e histidina (pKαCOOH =1,82; pKαNH2 =9,17; pKR =6,0) são submetidos a eletroforese em pH=7,6, o primeiro migrará para o polo negativo e o último migrará para o polo positivo.

Texto associado.

Considerando a figura acima, que representa a molécula de desoxirribose, unidade repetitiva presente na estrutura do DNA, julgue o item a seguir.

As ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas são responsáveis pela manutenção da estrutura em dupla hélice do DNA.