Questões de Vestibular: Aquecimento global

Prepare-se para a prova com questões de Aquecimento global de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q667254 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Aquecimento global, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A seca extrema que atingiu a região amazônica em 2005 provocou problemas de saúde em 90% da população pobre de Rio Branco (AC). A principal causa foi a fumaça liberada, em grandes quantidades, pelas queimadas, que se intensificaram devido ao clima. A concentração de fumaça ficou três vezes maior que o limite crítico estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente, e a de fuligem, mais do que dobrou.
Ciência hoje, Rio de Janeiro, v. 42, n.º. 252, p.54, set./2008 (adaptado)
A fumaça liberada pelas queimadas

2 Q687856 | Geografia, Aquecimento global, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

O Brasil possui uma grande quantidade de rios, o que proporciona um grande potencial hidrelétrico. Assinale a alternativa correta que corresponde a quais fatores geográficos favorecem a instalação deste potencial.

3 Q688713 | Geografia, Aquecimento global, Primeiro Exame, UERJ, UERJ

As caravanas

É um dia de real grandeza, tudo azul

Um mar turquesa à la Istambul enchendo os olhos

Um sol de torrar os miolos

Quando pinta em Copacabana

A caravana do Arará, do Caxangá, da Chatuba

A caravana do Irajá, o comboio da Penha

Não há barreira que retenha esses estranhos

Suburbanos tipo muçulmanos do Jacarezinho

A caminho do Jardim de Alá

É o bicho, é o buchicho, é a charanga

(...)

Com negros torsos nus deixam em polvorosa

A gente ordeira e virtuosa que apela

Pra polícia despachar de volta

O populacho pra favela

Ou pra Benguela, ou pra Guiné

Sol

A culpa deve ser do sol que bate na moleira

O sol que estoura as veias

O suor que embaça os olhos e a razão

E essa zoeira dentro da prisão

Crioulos empilhados no porão

De caravelas no alto mar

Tem que bater, tem que matar, engrossa a gritaria

Filha do medo, a raiva é mãe da covardia

Ou doido sou eu que escuto vozes

Não há gente tão insana

Nem caravana do Arará

Não há, não há

(...)

CHICO BUARQUE

letras.mus.br


Na letra da canção, o compositor estabelece vínculos entre diferentes temporalidades.

Esses vínculos explicitam uma relação de causalidade entre os seguintes elementos:

4 Q679707 | Geografia, Aquecimento global, Prova 08, UEMG, UEMG

A matriz energética mundial é marcada pela maior utilização de fontes não renováveis, como o petróleo e o carvão mineral, os chamados combustíveis fósseis.

É consequência ambiental dessa dependência do petróleo e do carvão mineral o aumento do

5 Q685054 | Geografia, Aquecimento global, Francês, UERJ, UERJ

As caravanas
É um dia de real grandeza, tudo azul Um mar turquesa à la Istambul enchendo os olhos Um sol de torrar os miolos Quando pinta em Copacabana A caravana do Arará, do Caxangá, da Chatuba A caravana do Irajá, o comboio da Penha Não há barreira que retenha esses estranhos Suburbanos tipo muçulmanos do Jacarezinho A caminho do Jardim de Alá É o bicho, é o buchicho, é a charanga (...) Com negros torsos nus deixam em polvorosa A gente ordeira e virtuosa que apela Pra polícia despachar de volta O populacho pra favela Ou pra Benguela, ou pra Guiné
Sol A culpa deve ser do sol que bate na moleira O sol que estoura as veias O suor que embaça os olhos e a razão E essa zoeira dentro da prisão Crioulos empilhados no porão De caravelas no alto mar Tem que bater, tem que matar, engrossa a gritaria Filha do medo, a raiva é mãe da covardia Ou doido sou eu que escuto vozes Não há gente tão insana Nem caravana do Arará Não há, não há (...) CHICO BUARQUE letras.mus.br Na letra da canção, o compositor estabelece vínculos entre diferentes temporalidades. Esses vínculos explicitam uma relação de causalidade entre os seguintes elementos:

6 Q680862 | Geografia, Aquecimento global, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

“Cientistas preveem uma temporada ‘acima do normal’ de furacões no Atlântico em 2021.
NOVA YORK — Cientistas americanos previram que 2021 pode ter entre 13 e 20 tempestades, de seis a dez furacões sendo que três a cinco grandes, de categoria 3 ou superior, no Atlântico. (...) O anúncio deste ano vem depois de uma temporada recorde de 2020 com 30 tempestades que foram batizadas (o que acontece quando elas são impactantes).”
Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/meio-ambiente/cientistas- preveem-uma-temporada-acima-do-normal-de-furacoes-no-atlantico- em-2021-1-25027320
A intensificação do aquecimento global e a consequente elevação do nível médio dos oceanos estão associadas ao aumento da ocorrência de tempestades e furacões de alto potencial destrutivo.
Uma ação antrópica que pode agravar os danos causados pelas tempestades é

7 Q674843 | Geografia, Aquecimento global, Prova Amarela, ENEM, INEP

Devido ao aquecimento global e à conseqüente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

A situação descrita acima

8 Q683694 | Geografia, Aquecimento global, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Segundo o relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano de 2023 foi o mais quente já registrado. A média global anual foi de 1,45o C acima dos níveis pré-industriais. O relatório chama a atenção para a relação entre esse aumento no aquecimento global e o agravamento das crises socioambientais já existentes.

(Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/257750-onu-confirma-que-2023-bate-recorde- -de-temperatura-global. Acesso em 26/09/2024.)

Assinale a alternativa que melhor descreve os impactos provocados pelo aquecimento global.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.