Entrar

Questões de Vestibular: Arte Asiática

Confira aqui questões de Arte Asiática para Vestibular grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Para os aprendizes, sugere-se o uso de papel sulfite colorido com largura x cm e comprimento y cm, e as seguintes dobraduras sequencialmente:

- dobrar o papel sulfite, reduzindo o comprimento em 6 cm;
- dobrar novamente, reduzindo a largura em 8 cm; e
- com outra dobra, reduzir o comprimento pela metade, de forma a obter um quadrado.

De acordo com as orientações de dobraduras e sabendo-se que a largura desse papel sulfite é de 20 cm, é CORRETO afirmar que o comprimento é de:

Em relação à Arte Chinesa, assinale a alternativa correta:

I. A arte chinesa está intimamente ligada às suas razões históricas e mitológicas.
II. A arquitetura chinesa é única, tendo como grande característica seus telhados curvos.
III. Um dos grandes monumentos chineses é a grande muralha, construída ao decorrer de mais de 1000 anos.

A arte oriental, com suas diversas manifestações culturais, abrange uma vasta região que inclui países como China, Japão e Índia, cujas obras e tradições artísticas se diferenciam entre si, em diversos aspectos. A partir deste contexto, qual das seguintes manifestações artísticas está diretamente ligada à arte japonesa?

A técnica do Rakú foi desenvolvida no Japão em torno da cerimônia do chá. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa queima.

Texto associado.

(Enem PPL 2021)

TEXTO II

Arte japonesa

O zen (chán, em chinês) enfatiza a autoconfiança e a meditação, rejeitando os estudos tradicionais das escrituras budistas e a realização de complicados rituais. O zen foi introduzido no Japão no século XIII por monges japoneses que viajaram à China a fim de estudar as mais recentes doutrinas. A simplicidade e a autodisciplina rígida ensinadas pelos mestres zen atraíram a classe dos samurais (guerreiros), e muitos templos zen foram construídos no Japão entre os séculos Xllle XV.

ARICHI, M. In: FARTHING, S. (Ed.). Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).

A obra Floresta de pinheiros, do artista Hasegawa Tohaku, expressa influências do zen-budismo ao

Durante a Dinastia Han (206 a.C. e 220 d.C.), a arte chinesa teve como novidade a invenção do(a):

Texto associado.

(Instituto Unifil) A arte japonesa é muito importante para a história da arte. A obra de Katsushika Hokusai, “A grande onda de Kanagawa”, de 1829-1833, tem 26cm x 38cm e está no Metropolitan Museum of Art em Nova York, nos Estados Unidos. Essa obra de arte é

No Brasil, pode-se citar a ceramista Shoko Suzuky, que trouxe do Japão a tradição do fazer cerâmico desde a modelagem, passando pela pintura até a queima.

Assinale a alternativa que apresenta a técnica de modelagem utilizada pela ceramista e o combustível utilizado por ela em suas queimas.

“Por volta da metade do século XVIII, durante a dinastia Ching, a peça musical lírica e poética começou a se desenvolver na direção de um novo estilo, acentuando um sentido de realidade e exigindo um palco maior, ‘público’. O imperador Chien Lung (1736-1795) tinha um grande interesse pelas trempes teatrais da China e encontrava tempo, em suas viagens, para visitar os teatros das províncias. Assistia atentamente à atuação, canto e dança dos artistas. Os melhores deles eram então chamados a Pequim.”

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

Um dado correto no que diz respeito à Ópera de Pequim é o fato de que

Durante o período Edo (1603-1868) no Japão, houve um florescimento no mundo das artes, resultando em inúmeras obras de arte e estilos únicos. Um artista influente desse período e particularmente importante no desenvolvimento da pintura japonesa foi Katsushika Hokusai. Hokusai é mais conhecido por sua série de xilogravuras, com um trabalho específico que retrata uma onda em um cenário icônico. Qual é o nome desta famosa obra de arte de Katsushika Hokusai? A Grande Onda de Kanagawa O Grito A Noite Estrelada Flores e Pássaros A Persistência da Memória