Entrar

Questões de Vestibular: Arte Brasileira

Confira nesta página questões de Vestibular grátis com gabarito ou comentadas: Arte Brasileira. Acesse milhares de exercícios resolvidos e treine online, se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A respeito da Arte Brasileira do século XIX, marque a alternativa correta:

Assinale a opção que descreve corretamente o impacto da Missão Artística Francesa, de 1816, na arte brasileira.

Hélio Oiticica (1937–1980) é considerado um dos maiores artistas da história da arte brasileira. Suas obras permitem uma ampla discussão sobre os aspectos subjetivos da arte. Dentre as principais obras, criadas ao longo de sua carreira, pode-se citar:

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__)A arte contemporânea brasileira é rica e diversa, refletindo as influências culturais, sociais e políticas do país. Desde o final do século XVIII, a arte contemporânea brasileira tem se desenvolvido em meio a um contexto de globalização, multiculturalismo e intensas transformações sociais e políticas.
2.(__)Nos últimos anos, temos visto um aumento na presença de artistas brasileiros em eventos e exposições internacionais, como a Bienal de Veneza e a Art Basel. Isso tem ajudado a difundir a arte brasileira para o mundo, trazendo mais visibilidade para os artistas e suas obras.
3.(__)A diversidade e a riqueza da arte contemporânea brasileira são um reflexo da diversidade e da riqueza cultural do país, que continua a inspirar e desafiar os artistas brasileiros em sua busca por novas formas de expressão.

A sequência CORRETA é:

A arte brasileira, desde a década de 40, sofreu uma transformação estética a partir dos trabalhos do artista plástico contemporâneo polonês, que enfatizou em sua trajetória a busca da beleza das formas naturais, aliando arte e preservação da natureza em suas obras.

Este artista é conhecido como:

A Arte Brasileira sempre teve como representação poética a arquitetura eclética, a escultura e a pintura neoclássica até o momento do rompimento com o academicismo no Brasil. No início do século XX, um evento artístico de vanguarda desponta no cenário artístico, principalmente nas Artes Plásticas. Trata-se da(o)

Recentemente, tem-se ampliado a configuração inclusiva da concepção de arte afro-brasileira, evitando-se a ideia de raça, pautando-se menos em marcações étnicas e mais por valores culturais africanos misturados aos demais nas complexas dinâmicas sociais brasileiras. Ou seja, em conjunções de arte, Brasil e África para além de raça e etnia. A arte afro-brasileira, pode remeter à cor da pele de africanos e afrodescedentes, e, portanto, a fenótipos, mas para ressaltar como, com sua heterogeneidade inclusiva, essa vertente permite ver um rico negrume multicor.

CONDURU, R. Negrume multicor: arte, África e Brasil para além de raça e etnia. Acervo, 2011, v. 22, n. 2, p. 43. Adaptado.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que define corretamente a vertente artística afro-brasileira na perspectiva do autor citado.

Nosso país sempre produziu arte, mesmo antes de sermos colonizados. Essa necessidade de interpretar e expressar pensamentos e as formas de apreensão está em todas as culturas do mundo. Leia as assertivas abaixo sobre a expressão e identidade cultural brasileira e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso: 

(  ) É por meio da arte e seus símbolos que podemos nos compreender melhor e conhecer o nosso próprio país.
(  ) As manifestações artísticas brasileiras nos revelam o processo de emancipação e de constituição de nossa identidade, pela assimilação, transformação e reelaboração das matrizes estéticas trazidas de fora pelos colonizadores.
(  ) Para usufruir de tudo que a arte brasileira nos proporciona, tanto quando produzimos como quando apreciamos, precisamos desenvolver habilidades relacionadas à observação, atenção, memória, análise, síntese, orientação espacial, sentido de dimensão, pensamento lógico e pensamento criativo. Tais habilidades nos permitem perceber como os elementos da linguagem artística foram organizados. 
(  ) A arte produzida no Brasil não pode ser considerada arte brasileira, pois tem grande carga de influência europeia (como o Barroco, por exemplo), dessa forma a única arte genuinamente brasileira é aquela produzida pelos povos originários, antes da colonização.

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:

O pesquisador pernambucano Fernando Antônio Gonçalves Azevêdo afirma que no século XX, às vésperas do terceiro milênio, uma nova geração de professores de arte passa a buscar em seu cotidiano escolar tornar acessíveis as obras de arte e sua história, tomando como ponto e partida a questão da multiculturalidade brasileira (PIMENTEL,1996).

Segundo o autor, a multiculturalidade brasileira numa perspectiva crítica para o ensino de arte na escola não pode ser entendida como

Os artistas brasileiros da segunda metade do século XX brindaram a arte contemporânea com técnicas, materiais e temas muito diversificados. Frans Krajcberg, polonês naturalizado brasileiro, traduziu sua paixão por elementos da natureza através do(a):