Entrar

Questões de Vestibular: Arte Rupestre

Confira nesta página questões de Vestibular grátis com gabarito ou comentadas: Arte Rupestre. Acesse milhares de exercícios resolvidos e treine online, se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a História da Arte Universal.

( ) No Brasil, pinturas e gravuras rupestres podem ser vistas em São Raimundo Nonato, no Piauí, sendo algumas pinturas, por sua plasticidade, equiparadas às de Altamira, na Espanha.
( ) O termo happening foi inventado no final dos anos 50, para designar um acontecimento que se desenrola na presença do público, sem privilegiar nenhum dos meios expressivos tradicionais, mas a gestualidade, estimulando o público a se sentir envolvido.
( ) Imagens esculpidas nas pirâmides revelam que os egípcios possuíam vários instrumentos musicais: harpas, flautas, alaúdes e tambores.
( ) Arte Pré-colombiana é tudo que resta das grandes civilizações do período posterior à colonização do continente americano pelos europeus.
( ) A modernidade no teatro brasileiro se consolida com os movimentos dos teatros de Arena e Oficina, que demonstram impulso criador e atuação social.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

No período Pré-Histórico, a Arte Rupestre desempenhou um papel fundamental na expressão e comunicação dos povos. Uma das técnicas utilizadas na criação dessas obras foi a pintura rupestre. Considerando a temática e as técnicas utilizadas, qual das opções abaixo corresponde a uma característica da pintura rupestre?

Dada a maior necessidade de abstração exigida pela pintura, o homem foi primeiro escultor e depois pintor. Ao desenhar nas paredes das cavernas, os homens pré-históricos representavam aquilo que era característico de seu cotidiano, e observando imagens rupestres, podemos inferir sobre a vida daquelas pessoas. Considerando essa afirmação, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Arte rupestre pode ser considerada um grafismo, ou seja: marcas que demonstram sua realização por pessoas com sensibilidade estética.
( ) Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas realizadas por artesãos e ensinada pela tradição oral.
( ) A Arte é uma produção cultural e simbólica. É essa produção de símbolos que nos torna humanos, pois é exatamente o fato de criarmos significados o que nos humaniza.
( ) A Arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem, e demonstram um cérebro ativo, produzindo, inventando e criando representações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)
Arte rupestre é o termo usado para designar as representações artísticas pré-históricas realizadas em superfícies rochosas ao ar livre ou no interior de cavernas e abrigos. Essas representações podem ser encontradas em diversos países por todos os continentes e, no Brasil, seu maior acervo está localizado.
O graffiti é chamado de arte urbana, mas existe desde os tempos mais remotos, quando realizado através das pinturas rupestres. O mural de Eduardo Kobra, realizado no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro é o maior grafite do mundo. A obra foi inspirada na união transmitida pelos cinco anéis olímpicos. Nela, o artista representou cinco tribos, uma de cada continente. Com relação ao nome do graffiti, marque a alternativa CORRETA.

Durante a Pré-História, os seres humanos retratavam, nas paredes das rochas e abrigos, cenas da vida cotidiana, bem como expressões simbólicas difíceis de serem decifradas. Sobre esse assunto, qual é o nome dado a essa manifestação artística?

Considere a seguinte situação abaixo.
Um(a) professor(a) de Arte do Ensino Fundamental faz a seguinte explicação em uma de suas aulas: "A arte rupestre é um tipo de arte que se encontra em abrigos, cavernas e rochas, tendo sido criada por nossos antepassados pré-históricos. Essa arte tem um papel importante na compreensão das culturas e modos de vida desses povos. As pinturas rupestres geralmente retratam animais, como cavalos, rinocerontes, bisões, mamutes, entre outros. Também existem desenhos de figuras humanas, símbolos abstratos e cenas de caça. Acredita-se que as pinturas rupestres tinham um papel importante nas práticas religiosas e mágicas daqueles povos, como rituais de caça e fertilidade. Também podem ter tido um papel educacional, contando histórias e transmitindo informações sobre animais e plantas". 

Podemos afirmar que a explicação do(a) professor(a) está: 

A linha do tempo da história da arte se divide em cinco períodos sendo eles: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Analise as características apresentadas e relacione-as com os três primeiros períodos: Pré-história (PH); Idade antiga (IA); Idade média (IM)

( ) Mosaicos bizantinos e vitrais góticos.
( ) Caracteriza-se pelas pinturas rupestres, cenas de caça e mãos em negativo.
( ) Arte funerária, frontalidade, pintura hierárquica.
( ) Afrescos, arte religiosa, cultura teocêntrica.
( ) Marcada pela mitologia, escultura preocupada com a perfeição do corpo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

“Através do estudo da história das obras de arte brasileiras, podemos chegar a aprofundamentos dos conhecimentos artísticos e estéticos significativos para nossa cidadania”. (FERRAZ; FUSARI, 1992, p. 117). Para essas autoras, os períodos da história da arte no Brasil que devem ser estudados na escola são: Arte pré-histórica, Arte do Período Colonial, Arte brasileira no século XIX e Arte moderna e contemporânea no Brasil. No entanto, eles não precisam ser tratados obrigatoriamente nessa ordem.

Tendo em vista os pressupostos dessas autoras, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada modalidade artística a seu respectivo conceito.

COLUNA I

1.Arte pré-histórica brasileira
2. Arte do Período Colonial brasileiro
3. Arte brasileira no século XIX
4. Arte moderna e contemporânea no Brasil

COLUNA II

( ) Arte missionária e barroca. Os documentos artísticos dessa época restringem-se basicamente às igrejas erguidas nos centros administrativos e às construções oficiais que incorporaram fortificações, alfândegas, casas de câmara e cadeia e residências dos governadores.
( ) Nesse período, a nova geração de intelectuais e artistas foram influenciados pela Missão Francesa que chegou ao Brasil. Artistas e arquitetos seguiram esquemas neoclássicos adotando-os aos assuntos nacionais como fatos da história do Brasil, retratos de personalidades e até cenas urbanas.
( ) Nesse período, de início, verifica-se as rupturas e os novos sequenciamentos pelos quais passou a arte brasileira e que marcaram uma efervescência de cunho cultural mais nacionalista. Tendo em vista a natureza e realidade brasileira, destacamse artistas como Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Jonh Braz, Rego Monteiro, entre tantos outros.
( ) Arte rupestre brasileira e indígena. Apresenta, em suas imagens, uma verdadeira documentação antropológica visual, registros que identificam simbolicamente o homem, a mulher, os animais, os astros, os órgãos sexuais, as cenas de caça, a dança e asformas abstratas e geométricas.

Assinale a sequência correta.