Quaresma despiu-se, lavou-se, enfiou a roupa de casa,
veio para a biblioteca, sentou-se a uma cadeira de balanço,
descansando. Estava num aposento vasto, e todo ele era
forrado de estantes de ferro. Havia perto de dez, com quatro
prateleiras, fora as pequenas com os livros de maior tomo.
Quem examinasse vagarosamente aquela grande coleção
de livros havia de espantar-se ao perceber o espírito
que presidia a sua reunião. Na ficção, havia unicamente
autores nacionais ou tidos como tais: o Bento Teixeira, da
Prosopopeia ; o Gregório de Matos, o Basílio da Gama,
o Santa Rita Durão, o José de Alencar (todo), o Macedo,
o Gonçalves Dias (todo), além de muitos outros.
BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Rio de Janeiro: Mediafashion, 2008.
No texto, o uso do artigo definido anteposto aos nomes
próprios dos escritores brasileiros
a) demonstra a familiaridade e o conhecimento que
o personagem tem dos autores nacionais e de suas
obras.
b) consiste em um regionalismo que tem a função
de caracterizar a fala pitoresca do personagem
principal.
c) é uma marca da linguagem culta cuja função é enfatizar
o gosto do personagem pela literatura brasileira.
d) constitui um recurso estilístico do narrador para
mostrar que o personagem vem de uma classe social
inferior.
e) indica o tom depreciativo com o qual o narrador
se refere aos autores nacionais, reforçado pela
expressão “tidos como tais”.