A interculturalidade está presente no processo de negociação entre executivos de países diferentes,
assim como no multiculturalismo dentro do próprio ambiente de trabalho. Percebemos hoje que a
maioria das empresas necessita comprar, vender ou trabalhar com pessoas de culturas diferentes;
as multinacionais têm escritórios em todo o mundo; fabricantes dependem, cada dia mais, dos
mercados estrangeiros; os serviços e produtos já não são comercializados exclusivamente com nativos
em audiências, e muitas empresas e indústrias dependem do trabalho imigrante. Em resumo, poucas
empresas escapam da necessidade de uma comunicação intercultural.
Como consequência, as empresas estão reconhecendo cada vez mais que, para crescer, diversificar e
manter uma vantagemcompetitiva, necessitamde uma gestão intercultural, de umgestor comcapacidade
de se comunicar eficazmente com pessoas de diferentes culturas. Dessa forma, abre-se, então, um
precedente para o profissional de secretariado executivo, visto que ele possui como base a habilidade de
dialogar com grupos distintos.
OLIVEIRA, J. S. Interculturalidade, o novo desafio do secretário executivo. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream.
Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as ideias expostas no texto, os profissionais de secretariado executivo, ao exercerem as
suas tarefas de administração do fluxo de informações nacionais e internacionais, precisam
a) atuar com compreensão do fenômeno do intercâmbio cultural para observar e interpretar situações
específicas, com a habilidade de impor a sua cultura e seus propósitos para obter o sucesso em
situações adversas.
b) realizar a assessoria direta a executivos com conhecimentos socioculturais referentes ao país
estrangeiro e a seu próprio país e região, para que haja um bom relacionamento entre as pessoas das
diferentes culturas.
c) agir de forma segura ao tomar decisões, pois, em uma empresa multinacional, qualquer decisão deve
ser pensada de maneira individualizada para que atinja todas as unidades de forma efetiva e rápida.
d) conhecer os costumes culturais de cada país e imitá-los, para que não haja intolerância entre os clientes
e a empresa, bem como repassá-los ao conhecimento de seus superiores para que façam o mesmo.
e) coordenar a equipe de trabalho para produção e superação de metas, privilegiando a produtividade
de todos os setores da empresa, independentemente da administração de culturas.