Entrar

Questões de Vestibular: Barroco na Arte

Confira nesta página questões de Vestibular grátis com gabarito ou comentadas: Barroco na Arte. Acesse milhares de exercícios resolvidos e treine online, se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Texto associado.

(Enem PPL 2021) O Barroco foi o estilo das formas dramáticas, grandiosas e opulentas, voltado ao intenso decorativismo e caracterizado pela exuberância dos dourados nas volutas e espirais. O Barroco exprimiu as incertezas de uma época — a Idade Moderna — que oscilava entre velhos e novos valores. Foi largamente utilizado pela Igreja da Contrarreforma como elemento de propaganda, destinado a atrair as criaturas pela pompa e magnificência. Através do Barroco, a Igreja compeliu Deus a vestir as mais suntuosas roupagens humanas, reproduzindo o Céu em toda a sua magnificência, grandeza e esplendor, extasiando e arrebatando os fiéis que frequentavam os templos.

LOPEZ, L. R. História do Brasil colonial. Porto Alegre: Novo Século, 2001.

O movimento estético-cultural no texto constitui-se historicamente em uma resposta às

(UFG) Presente nos templos religiosos católicos, o barroco expressa a doutrina da Contrarreforma, ao mesmo tempo em que se opõe aos preceitos da Reforma Protestante. Nesse sentido, uma característica desse estilo encontra-se na

(UNIFENAS) A arte barroca nasceu na Península Itálica no final do século XVI e difundiu-se por países católicos da Europa, como Portugal, Espanha e França, e posteriormente, pela América. Com o objetivo de educar pelo olhar, convencer e envolver emocionalmente o observador, o estilo barroco utilizou-se excessivamente do esplendor, da exuberância, da dramaticidade, da exaltação dos sentimentos e da religiosidade católica.

Considerando as informações contidas no texto, podemos afirmar que o surgimento da arte barroca pode ser relacionado

(UFPE) O estilo barroco - que nos séculos XVII e XVIII, se destacou com a arte, de Diogo Velázquez, Rubens, Caravaggio, entre outros - pode ser considerado como:

(UFG) O Barroco foi um estilo artístico predominante na Europa entre os séculos XVII e XVIII, alcançando a América Portuguesa. Esse estilo é representativo do trânsito cultural entre os continentes, pois

(UNICANTO) Quanto à arte do período Barroco, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como claro e escuro.
( ) A expressão dramática e os gestos amplos são marcas da escultura barroca.
( ) O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais.
( ) É na arquitetura barroca que surgem os arcos e cúpulas.

A sequência correta é:

(UFF) Na cultura barroca do século XVII observam-se, entre outras, as características:

I) Crise da vontade humana e constatação da dúvida em torno do melhor caminho para se obter a salvação.
II) Presença de valores políticos que orientavam a subordinação da sociedade ao rei e efetivavam a monarquia constitucional.
III) Ambiente social envolvido pelas dúvidas acerca do futuro, transformando o homem barroco em melancólico, cético e místico.

A frase "Ser ou não ser, eis a questão" de William Shakespeare é mais bem interpretada pelas características:

Sobre o Barroco, pode-se afirmar que

As obras barrocas romperam a harmonia entre:

Em qual continente o Barroco se difundiu primeiramente?