Questões de Enem e Vestibular: Biologia como ciência

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1 Q678066 | Biologia, Biologia como ciência, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Química, Educação Física, UEA, VUNESP

Ao colher frutos diretamente da árvore, uma estudante notou diversas larvas de insetos em seu interior (I). Imaginou, então, que alguma espécie de mosca deveria ter colocado seus ovos nos frutos quando estes ainda estavam em processo de maturação (II). Logo, pensou que se alguém tivesse ensacado os frutos, antes da postura dos ovos das moscas, as larvas seriam evitadas (III). Assim, realizou esse procedimento com outros frutos (IV). Após algum tempo, ao abrir alguns frutos ensacados e já maduros, notou que realmente seu pensamento estava correto (V).
Com relação ao método de investigação científica, é correto afirmar que

2 Q678201 | Biologia, Biologia como ciência, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM-MG

Um estudante montou experimentos com seu professor para verificar a importância das cores das flores na atração de animais polinizadores. Previamente, na literatura, o estudante verificou a sensibilização de pássaros pelas flores vermelhas e bicolores (vermelho-amarelo) e que espécies de flores brancas normalmente são visitadas por morcegos. Em um dos experimentos controlados em laboratório, havia duas flores, uma branca e outra vermelha. Duas espécies diferentes de animais (um morcego e um pássaro) foram colocadas, separadamente, no ambiente do laboratório. O ambiente do experimento estava iluminado com luz monocromática vermelha. Antes de realizar o experimento, o aluno formulou as seguintes hipóteses:
1- A cor é indiferente para os morcegos, uma vez que se orientam por ecolocalização.
2- O pássaro será sensibilizado pela cor refletida pela flor vermelha em ambiente com luz amarela monocromática.
3- A flor branca emitirá cor vermelha ao incidir luz vermelha monocromática sobre ela, estimulando o pássaro a visitá-la.

As hipóteses corretas são:

3 Q680813 | Biologia, Biologia como ciência, Terceira Etapa, Unimontes MG, COTEC

A realização de uma pesquisa científica é dividida em determinadas partes. As hipóteses devem facilitar o ensaio experimental. Todas as afirmativas abaixo são hipóteses. Analise-as e assinale a alternativa que representa uma hipótese com as seguintes características:
• Hipótese definida. • Sua comprovação ou negação acrescentará informação científica válida. • Suscetível de comprovação experimental. • Sem excesso de abrangência.

4 Q682237 | Biologia, Biologia como ciência, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Pesquisadores desenvolveram tecnologia revolucionária baseada na aplicação de escamas das asas de borboletas sobre objetos. As variações nanométricas em seu relevo são únicas, não existindo duas escamas iguais. Assim, estatisticamente, elas podem ser comparadas a impressões digitais, para as quais não há tecnologia disponível para copiá-las.

Escamas de asas de borboleta podem ajudar método antifalsificação.

Disponível em: https://exame.abril.com.br.

Acesso em: 29 ago. 2019 (adaptado).


A atividade que seria imediatamente beneficiada com a aplicação dessa tecnologia é a de

5 Q682317 | Biologia, Biologia como ciência, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2021

Pamonha é um dos deliciosos pratos típicos dos estados de Goiás e Minas Gerais. A verdadeira pamonha é feita à base de milho verde e leite, acrescidos de sal ou açúcar, queijo ou linguiça, e cozida na palha do milho. Antigamente a pamonha só existia numa época do ano, pois só se semeava e colhia o milho na estação chuvosa. Desde os anos 1970, goianos e mineiros podem se deliciar com pamonhas o ano todo, devido a uma nova tecnologia.
A inovação tecnológica que possibilitou a expansão do período de plantio foi a

6 Q684552 | Biologia, Biologia como ciência, 1º Etapa, Unimontes MG, UNIMONTES

O conhecimento sobre a história, os recursos necessários, as taxas de natalidade, mortalidade e migração, as relações intra e interespecíficas e os efeitos das condições ambientais de uma espécie é importante para a compreensão da sua distribuição e abundância. A sobreposição de nichos consiste na possibilidade de três espécies competirem por um recurso. Todas as alternativas a seguir estão relacionadas a esse tipo de sobreposição e podem servir para diferenciar nichos, EXCETO

7 Q684603 | Biologia, Biologia como ciência, 2º Etapa, Unimontes MG, UNIMONTES

Leia o texto abaixo:

Uma planta conhecida como ruibarbo do deserto, comum nos desertos de Israel e da Jordânia, apresenta de uma a quatro grandes folhas arredondadas (20 a 70 cm de diâmetro), bem presas ao solo, formando rosetas que podem chegar a um metro quadrado. Em cada folha, há ainda um delicado sistema de “canaletas” que drena a água recolhida da chuva até a raiz principal. Com o desenvolvimento desse sistema de autoirrigação, o ruibarbo do deserto consegue suportar a escassez de chuva comum dos desertos.
Acerca do texto apresentado, é CORRETO afirmar que:
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