Entrar

Questões de Vestibular: Campo Elétrico

Confira nesta página questões de Vestibular grátis com gabarito ou comentadas: Campo Elétrico. Acesse milhares de exercícios resolvidos e treine online, se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


(PUC-Rio 2007) Duas esferas metálicas contendo as cargas Q e 2Q estão separadas pela distância de 1,0 m. Podemos dizer que, a meia distância entre as esferas, o campo elétrico gerado por:

(Unit-AL) Um campo elétrico existe em um ponto se uma partícula de prova carregada colocada em repouso nesse ponto experimentar uma força elétrica.

Considerando-se uma carga elétrica pontual de 12µC localizada no vácuo e a constante eletrostática do vácuo igual a 9.109 Nm²/C², é correto afirmar que, em um ponto distante 20,0cm dessa carga, uma carga de prova sentirá um campo elétrico, em MN/C, igual a

(FCM-PB) Qual a intensidade do vetor campo elétrico observado em um ponto 3 metros distante da carga de 3 x 10-4C que produz o campo?

Dado: a constante eletrostática vale 9 x 109 Nm2 / C2.

(FEI SP) A intensidade do vetor campo elétrico num ponto P é 6∙105 N/C . Uma carga puntiforme q=3∙10-6 C colocada em P ficará sujeita a uma força elétrica cuja intensidade:

(Mackenzie-SP) – A intensidade do campo elétrico, num ponto situado a 3,0 mm de uma carga elétrica puntiforme Q = 2,7 µC no vácuo (ko = 9.109 N.m2/C2) é:

(Fuvest – 2015) Em uma aula de laboratório de Física, para estudar propriedades de cargas elétricas, foi realizado um experimento em que pequenas esferas eletrizadas são injetadas na parte superior de uma câmara, em vácuo, onde há um campo elétrico uniforme na mesma direção e sentido da aceleração local da gravidade. Observou-se que, com campo elétrico de módulo igual a 2 x 103 V/m, uma das esferas, de massa 3,2 x 10-15 kg, permanecia com velocidade constante no interior da câmara. Essa esfera tem (considere: carga do elétron = – 1,6 x 10-19 C; carga do próton = + 1,6 x 10-19 C; aceleração local da gravidade = 10 m/s2)

(PUC-Campinas) No interior das válvulas que comandavam os tubos dos antigos televisores, os elétrons eram acelerados por um campo elétrico. Suponha que um desses campos, uniforme e de intensidade 4,0 × 10² N/C, acelerasse um elétron durante um percurso de 5,0 × 10−4 m. Sabendo que o módulo da carga elétrica do elétron é 1,6 × 10−19 C, a energia adquirida pelo elétron nesse deslocamento era de

(PUC-Rio 2009) – Dois objetos metálicos esféricos idênticos, contendo cargas elétricas de 1C e de 5C, são colocados em contato e depois afastados a uma distância de 3 m. Considerando a Constante de Coulomb k = 9 x 109N m2/C2, podemos dizer que a força que atua entre as cargas após o contato é:

(UFMS) Uma partícula de massa 2,5.10-21kg move-se 4 cm, a partir do repouso, entre duas placas metálicas carregadas que geram um campo elétrico uniforme de módulo igual a 1.105 N/C. Considerando que para percorrer essa distância a partícula gasta um tempo de 4.10-6 s, a opção que dá corretamente o valor da carga elétrica é:

(FAU) Uma esfera metálica é eletrizada negativamente. Se ela se encontra isolada, sua carga