Entrar

Questões de Vestibular: Compositores clássicos

Confira aqui questões de Compositores clássicos para Vestibular grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Sobre Johann Sebastian Bach, podemos afirmar:
Segundo Platão e Aristóteles, a música teria o poder de afetar a vontade, o caráter e o comportamento do ser humano; e diferentes tipos de música produziriam efeitos diferentes neste sentido. Tais ideias conceituam:
(SEE/PE 2008) No renascimento musical do século XV, vários compositores e teóricos se notabilizaram, à medida que tornavam os textos cantados mais brilhantes, luminosos, em razão das concatenações harmônicas, que surgiam a partir de superposições melódicas, o que caracteriza a polifonia. Assinale a seguir o compositor que não atuou no século XV.
Um compositor de forte representatividade no Nacionalismo Musical Brasileiro:
São respectivamente compositores das chamadas “Escola Antiga” e “Escola Nova de Viena”:
(UFSC, 2010) A Ars Nova foi um período de grandes transformações na música. Nesse período houve uma emancipação do ritmo e a afirmação de um sentimento harmônico. Assinale a alternativa CORRETA. Autor da Messe de Notre Dame, considerada a primeira missa polifônica homogênea, o compositor de maior destaque da Ars Nova foi:
Entre os chamados primeiros Cânticos da Igreja Cristã, estão:

A música de Beethoven influenciou muitos compositores clássicos do século XIX, época em que a música era mais dramática e emocional. Qual das obras abaixo pertence a Ludwig Van Beethoven?

Obra de Claudio Monteverdi, estreada em Mântua em 1607, considerada o grande marco do nascimento da ópera:
(SEE/PE 2008) O ponto culminante do Renascimento, inclusive na música, aconteceu no final do século XVI, apontando-nos na história um extraordinário elenco de compositores que nos legaram um rico repertório musical, tanto religioso quanto profano. Assinale o compositor que pertenceu ao Renascimento.