Questões de Vestibular: Comunicação e Controle

Prepare-se para a prova com questões de Comunicação e Controle de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q683064 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

No ambiente organizacional, a percepção é entendida como o processo pelo qual o receptor recebe, organiza e interpreta as informações advindas do ambiente, emitidas pelo emissor. A comunicação organizacional é entendida como o processo específico por meio do qual a informação se move e é trocada entre as pessoas/organizações nos ambientes de que fazem parte ou as envolvem.
SILVA, R. O. Teorias da administração. 2. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2013 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A percepção do receptor funciona como filtro de informação capaz de influenciar o verdadeiro conteúdo da mensagem emitida originalmente e, dependendo de valores individuais, necessidades, antecedentes culturais e outras circunstâncias do momento, pode promover distorções de entendimento.
PORQUE
II. O emissor, ao expressar um conteúdo, codifica a mensagem na forma, por exemplo, de palavras e gestos que estejam de acordo com a percepção cultural de seu receptor, utilizando-se desse recurso para o convencimento de alguém em relação a determinado argumento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

2 Q682048 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Há algum tempo, no ambiente organizacional, a comunicação corporativa deixou de ser feita apenas por e-mail e telefone. O contato com clientes, parceiros comerciais e entre colaboradores é realizado por meios de comunicação mais práticos como mensagens instantâneas, mídias sociais e videoconferência. Indispensáveis para a rotina de trabalho, essas tecnologias geraram a necessidade de administrá-las em uma única plataforma. Assim, surgiu a comunicação unificada.
Em princípio vista como facilitadora de negócios, a comunicação unificada se tornou uma vantagem competitiva, pela rapidez e até mesmo pela geração de novos serviços para o mercado. Além de ajudar no armazenamento de dados e realizar backups integrados, o mercado percebe e identifica os benefícios trazidos pela comunicação unificada.
Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização da comunicação unificada nas empresas proporciona a simplificação da gestão de seus canais de comunicação, reduzindo a complexidade e ampliando a eficiência.
II. A utilização da comunicação unificada nas empresas possibilita que seus colaboradores acessem os arquivos necessários a partir de vários dispositivos, incorporando praticidade à rotina de trabalho.
III. As empresas comprometidas com a gestão pautada nas demandas sociais, promovem a comunicação unificada no ambiente organizacional interno e externo.
É correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.