No ambiente organizacional, a percepção é entendida como o processo pelo qual o receptor recebe,
organiza e interpreta as informações advindas do ambiente, emitidas pelo emissor. A comunicação
organizacional é entendida como o processo específico por meio do qual a informação se move e é
trocada entre as pessoas/organizações nos ambientes de que fazem parte ou as envolvem.
SILVA, R. O. Teorias da administração . 2. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2013 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A percepção do receptor funciona como filtro de informação capaz de influenciar o verdadeiro
conteúdo da mensagem emitida originalmente e, dependendo de valores individuais,
necessidades, antecedentes culturais e outras circunstâncias do momento, pode promover
distorções de entendimento.
PORQUE
II. O emissor, ao expressar um conteúdo, codifica a mensagem na forma, por exemplo, de palavras
e gestos que estejam de acordo com a percepção cultural de seu receptor, utilizando-se desse
recurso para o convencimento de alguém em relação a determinado argumento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.