Questões de Vestibular: Construção de Estados e o Absolutismo

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1 Q674621 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Certos músicos agradavam tanto ao público da Corte por seu talento especial como virtuose ou como compositor, que sua fama se espraiava para além da Corte local onde estavam empregados, chegando aos mais altos níveis. Eram chamados para tocar nas Cortes dos poderosos, como aconteceu com Mozart; imperadores e reis exprimiam abertamente prazer com sua arte e admiração por suas realizações. Tinham permissão para jantar à mesma mesa — normalmente em troca de uma execução ao piano; muitas vezes se hospedavam em seus palácios quando viajavam e assim conheciam intimamente seu estilo de vida e seu gosto.

ELIAS, N. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995 (adaptado).

Com base no caso descrito, qual elemento histórico do Antigo Regime contrasta com o trânsito de intelectuais e artistas pelas Cortes?

2 Q678841 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ

O Estado moderno tem sua origem nas monarquias europeias do século XVII, nas quais se praticava uma nova forma de política designada como “absolutista”. Sobre o Absolutismo, assinale a alternativa INCORRETA.

3 Q681600 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Durante os longos anos em que esteve no poder, Napoleão Bonaparte transformou a França: alterou sua estrutura político-administrativa, estabeleceu um novo sistema legal e regularizou a relação com a Igreja Católica, rompida desde a Revolução Francesa. No plano internacional, o período napoleônico se caracterizou

4 Q674719 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Ordena-se pela autoridade do Parlamento, que ninguém leve, ou faça levar, para fora deste reino ou Gales, ou qualquer parte do mesmo, qualquer forma de dinheiro da moeda desse reino, ou de dinheiro e moedas de outros reinos, terras ou senhorias, nem bandejas, vasilhas, barras ou joias de ouro guarnecidas ou não, ou de prata, sem a licença do rei.
HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
A temática exposta no texto, referente à Inglaterra dos séculos XVI e XVII, caracteriza uma associação entre

5 Q680675 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Processo Seletivo UEG, UEG, UEG

Leia o texto a seguir.
Antes de partir, o príncipe-regente recomendara que o exército francês fosse recebido em boa paz. Parecia uma veleidade qualquer tentativa de oposição às forças de Napoleão, cujo imenso poder triunfava por toda a Europa. O exército atravessou o país sem encontrar nenhuma resistência, nem organizada, nem popular.
SARAIVA, José Hermano. História concisa de Portugal. Lisboa: Publicações Europa-América, 1996. p. 267.
O maior desafio ao citado “triunfo de Napoleão por toda Europa” foi a forte resistência mantida pela Inglaterra, que envolveu Portugal no conflito ao

6 Q678639 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP

A invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte teve sérias implicações para o Brasil e se deu após a França decretar o Bloqueio Continental.
Esse Bloqueio determinava

7 Q676172 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles

8 Q674215 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP

Dificilmente passa-se uma noite sem que algum sitiante tenha seu celeiro ou sua pilha de cereais destruídos pelo fogo. Vários trabalhadores não diretamente envolvidos nos ataques pareciam apoiá-los, como se vê neste depoimento ao The Times: “deixa queimar, pena que não foi a casa”; “podemos nos aquecer agora”; “nós só queríamos algumas batatas, há um fogo ótimo para cozinhá-las”.

HOBSBAWM, E.; RUDÉ, G. Capitão Swing. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).

A revolta descrita no texto, ocorrida na Inglaterra no século XIX, foi uma reação ao seguinte processo socioespacial:

9 Q688712 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Primeiro Exame, UERJ, UERJ

Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017

Um avião das linhas aéreas do Havaí fez uma espécie de viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1º de janeiro e chegar ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro. Tudo se explica com o sistema de fusos horários do globo.

Adaptado de sicnoticias.sapo.pt, 01/01/2018.


A “viagem ao passado” relatada na reportagem é explicada pelo percurso do avião, que fez necessariamente a seguinte trajetória:

10 Q687443 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Segundo Semestre, PUC PR, PUC PR

Leia atentamente o fragmento a seguir:
“O homem selvagem, entregue pela natureza unicamente ao instinto, ou melhor, compensado daquele que talvez lhe falte, por faculdades capazes primeiro de o substituírem e depois de elevá-lo muito acima do que era, começará, pois, pelas funções puramente animais: perceber e sentir será seu primeiro estado, que lhe será comum com todos os animais. Querer e não querer, desejar e temer, serão as primeiras e quase as únicas operações de sua alma até que novas circunstâncias nele provoquem novos desenvolvimentos”.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.174.
A respeito do pensamento contratualista de Rousseau, podemos afirmar que:
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