Questões de Vestibular: Construção do Estado Liberal Independência das Treze Colônias EUA

Prepare-se para a prova com questões de Construção do Estado Liberal Independência das Treze Colônias EUA de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q685296 | História, Construção do Estado Liberal Independência das Treze Colônias EUA, Segundo Dia, UFUMG, UFU-MG

De acordo com Bernard Baylin, em seu livro As Origens Ideológicas da Revolução Americana, depois da promulgação da Lei do Selo, os colonos americanos começaram a pensar que havia uma conspiração inglesa para cercear as liberdades na América do Norte. E essa crença transformou o sentido da luta dos colonos e acelerou o movimento de oposição, que posteriormente acabou levando à independência e à criação dos Estado Unidos da América.
Em relação à Lei do Selo, é correto afirmar que

2 Q674480 | História, Construção do Estado Liberal Independência das Treze Colônias EUA, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

A principal característica da situação social dos anglo-americanos é seu caráter eminentemente democrático. Afirmei anteriormente que reinava uma igualdade muito grande entre os emigrantes que foram se estabelecer na Nova Inglaterra. Para isso contribuiu a influência das leis de sucessão. Estabelecidas de uma maneira, as leis de sucessão reúnem, concentram e agrupam em um só a propriedade e o poder. Estabelecidas por outros princípios, produzem o oposto: dividem, partilham e disseminam os bens e o poder.
TOCQUEVILLE, A.A democracia na América,Belo Horizonte. Itatiaia, São Paulo Edusp. 1977 (adaptado)
O texto tematiza o papel desempenhado por uma norma na criação de um ambiente propicio ao(à)

3 Q683727 | História, Construção do Estado Liberal Independência das Treze Colônias EUA, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

“Mais uma vez entra em cena o chá (...). Para favorecer a Companhia das Índias Orientais, que estava à beira da falência, o governo britânico lhe concede o monopólio da venda do chá para as colônias americanas. (...). A reação dos colonos à lei foi, pelo menos, original. [...] 150 colonos disfarçados de índios atacaram 3 navios no Porto de Boston e atiraram o chá ao mar. Era a Boston Tea Party, (Festa do Chá de Boston)". Referência: KARNAL, Leandro; PURDY, Sean; FERNANDES, Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinícius de. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Editora Contexto, 2007. 287 p.
Com base no trecho e nos conhecimentos sobre o contexto da Independência das Treze Colônias, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.